“Senta direito, levanta essas costas e ajeita essa postura!” – Por Dra. Dejayne Avelino

“Senta direito, levanta essas costas e ajeita essa postura!” – Por Dra. Dejayne Avelino

Bruno Pirozi
2 min de leitura 4.8k
“Senta direito, levanta essas costas e ajeita essa postura!” – Por Dra. Dejayne Avelino

Quem nunca ouviu esse tipo de frase na vida? Há alguns anos havia a crença de que uma coluna ereta estaria protegida de possíveis crises de dor. Muitos eram os profissionais da saúde que disseminavam essa informação e mais ainda eram as pessoas que tentavam, sem muito sucesso, alcançar a postura perfeita e assim ficarem livres das dores.

Essa busca incessante levava as pessoas a se dedicarem a técnicas de tratamento que estimulavam a baixa movimentação da coluna e alto nível de fortalecimento das estruturas ligadas a ela, como o famoso CORE, o conjunto de músculos que atuam na estabilização do corpo no entorno do abdômen, quadril, lombar e pelve, e que inclusive, quando muito tenso pode causar dor ao invés de reduzir. Portanto a esperança de que essa fosse a salvação para a dor na coluna mostrava que não era bem assim.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população já teve ou terá algum episódio de dor na coluna. Atualmente essa é a maior causa de incapacidade a nível mundial. Infelizmente, manter a postura ereta e rígida tem se mostrado ineficaz como solução para esse grande problema.

Estudos recentes apontaram que um grande aliado no tratamento da dor na coluna é o movimento. Sendo válido desde a atividade física que a pessoa tiver disponibilidade e prazer em realizar, até breves alongamentos durante o dia, levantar durante o trabalho para pegar uma água, realizar alternância nas posturas diárias.

O corpo humano, salvo casos específicos, foi projetado para o movimento, para suportar cargas do nosso dia a dia. E a dor é um sinal de alerta de que algo precisa ser avaliado e cuidado, não imobilizado somente. Nesses anos de experiência tratando inúmeros pacientes com crises de dor na coluna, pude entender que a postura ideal é sempre a próxima.

Se exercite, evite permanecer mais de 1h na mesma posição, tenha um sono saudável, cuide da sua alimentação, tenha momentos de relaxamento para sua mente e seu corpo e cuide da sua saúde emocional. Tudo isso trará benefícios para sua coluna e mais leveza para sua vida.

O que você achou?

Amei 64
Kkkk 16
Triste 14
Raiva 9
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.