Siga-nos nas Redes Sociais

Música

Shows gratuitos na programação da Semana do Cliente do RioMar Recife

Publicado

em

Shows gratuitos na programação da Semana do Cliente do RioMar Recife
Crédito: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife

A campanha da Semana do Cliente RioMar e Música, que acontece entre os dias 14 e 20 de setembro, vai além das oportunidades de compras. Para celebrar a data que marca o calendário do varejo neste mês, o RioMar Recife preparou uma programação especial de shows gratuitos para presentear os consumidores. As apresentações acontecem neste final de semana na Praça de Alimentação do RioMar Recife, localizada no Piso L3, com acesso gratuito. Além disso, haverá show especial de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, no dia 19, no Teatro RioMar. Confira a programação completa.

Shows gratuitos

Neste final de semana, nos dias 14 e 15 de setembro, o RioMar Recife promove uma programação gratuita de apresentações dentro da campanha da Semana do Cliente RioMar e Música. Neste sábado, dia 14, a banda O Disco faz um tributo ao grupo Roupa Nova, em show às 19h na Praça de Alimentação, no Piso L3. No repertório, os maiores clássicos da banda prometem embalar e animar a noite. Já no domingo, dia 15, haverá apresentação da orquestra Matéria Prima com voz, às 17h, na Praça de Alimentação.

Encontro especial

O RioMar Encontros é um novo projeto cultural autoral criado pelo RioMar Recife que traz na essência a boa música em encontros especiais de artistas, compondo o entretenimento para clientes do empreendimento. A primeira edição e lançamento do projeto será em setembro, mês que se comemora o Dia do Cliente, com uma dupla dos famosos artistas Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, queridos do público, para um grande show exclusivo, que terá como palco o Teatro RioMar. A apresentação acontece no dia 19 de setembro, às 19h, e, devido ao grande sucesso, os ingressos já estão esgotados. Haverá transmissão simultânea do show em um telão de LED na Praça de Alimentação, no Piso L3.

Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em redação, em diversas editorias, assessoria de imprensa, produção de conteúdo, produção e apresentação de podcast e produção e reportagem em TV.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Toca do Canário lança o álbum Suíte Caipira nesta sexta-feira (25/07)

Publicado

em

Divulgação/Toca do Canário
Divulgação/Toca do Canário

Com uma abordagem performática inspirada no jazz e mesclando as influências de matrizes da música brasileira – como música caipira, choro, baião, ijexá, maracatu e a guarânia – o projeto autoral Toca do Canário lança seu primeiro álbum nesta sexta-feira (25/07) nas principais plataformas digitais. O link do pré-save é https://orcd.co/tocadocanariosuitecaipira

Toca do Canário é um projeto autoral do músico e compositor Lula Fidalgo (guitarra), acompanhado por Igor Pimenta (baixo) e Carlito Mazzoni (bateria),  uma combinação que mira na liberdade interpretativa, comunicação e criação espontânea. 

O álbum “Suíte Caipira” foi gravado ao vivo no Estúdio Gargolândia, em Alambari (SP) e é composto por 10 faixas, incluindo uma suíte de 4 movimentos. As músicas são: Fuga de Arapuca; Cuchilô perdeu o trem; Suíte Caipira para 10 cordas; Ananã; Agú; Memória de Coisa boa; Toca do Canário; Flô de Ana; O apanhador de maçãs e Pé de pimenta. 

“Suíte Caipira é um disco de música brasileira instrumental e improviso, em diálogo franco com matrizes importantes da nossa cultura. Além de choro, samba e baião, temos peças que se ligam a universos pouco usuais no jazz, como a música caipira, por exemplo”, conta Lula Fidalgo, compositor e arranjador, líder do projeto autoral Toca do Canário.

O álbum “Suíte Caipira”, segundo Fidalgo, é uma “expressão  genuína e sensível que se apresenta assim como se sente”. “Quando propomos o diálogo, a improvisação com uma matriz cultural, nem sempre fazemos pela via do ritmo ou melodia. Isso acontece também através de sonoridades, texturas, gestos. E essas sonoridades estão ligadas às nossas memórias. Como bom caipira que sou e parafraseando Renato Teixeira, ‘como não sei rezar, só queria mostrar meu olhar…“, pontua. Saiba mais sobre Toca do Canário em @lula.fidalgo

 Conheça Toca do Canário: 
Suíte Caipira para 10 Cordas – Lula Fidalgo Tocaia Trio
https://www.youtube.com/watch?v=vRCoopmuGr0

Saudade do Futuro – Composição de Hamilton de Holanda, do álbum Brasilianos /Arranjo Lula Fidalgo
https://www.youtube.com/watch?v=CY4gajpRVN8

Palavras-chaves: Toca do Canário; música; música instrumental brasileira; música brasileira autoral; música brasileira; jazz; instrumental 

OS MÚSICOS :

Lula Fidalgo: Compositor e arranjador, líder do projeto autoral Toca do Canário de música instrumental brasileira e improvisação, e formações da música instrumental jazzística, como o Canela de Ouro e FRIGAZZ, com os quais fez diversas apresentações ao longo de duas décadas em teatros, casas de shows e concerto. Gravou diversos álbuns e DVDs, dos quais destaca-se o Beautiful Music Company vol. 1 (improvisação livre), Toca do Canário (autoral), FRIGAZZ (jazz), Artigo 3 (grooves), O Auto do Realejo Encantado (Teatro Décio de Almeida Prado), e Gustavo e Mateus ao vivo (Autódromo de Interlagos). Complementarmente, tocou em projetos musicais diversos com cantores (as) e instrumentistas como Paulo Garfunkel, Tião Carvalho, Ari Colares, Anelis Assumpção, Dinho Nascimento, Nananã da Mangueira, Gustavo e Mateus, Silvana Teixeira, Cantora Cláudia, Grazi Medori, Denise Mello, entre outros (as). 

Igor Pimenta: Paulistano do bairro da Luz, Igor Pimenta desde cedo se interessou por música e iniciou seus estudos pelo baixo elétrico e piano. Graduou-se em Música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado e além do bacharelado, teve em sua formação o curso de contrabaixo elétrico na Universidade Livre de Música – atual EMESP – e contrabaixo acústico na Escola Municipal de Música de São Paulo. Por três anos lecionou na Faculdade Paulista de Artes, como professor de Contrabaixo e Prática de Conjunto. Em 2020 lançou seu primeiro disco solo chamado Sumidouro, o disco conta com a participação de Toninho Ferragutti, André Mehmari, Tatiana Parra, Salomão Soares, Neymar Dias, Antônio Loureiro, Rafa Castro entre outros.

Carlito Mazzoni: Neto da pianista erudita Joana Elias, teve contato com a música desde cedo. Iniciou seus estudos como baterista aos 11 anos. De 2000 em diante passou a pesquisar e a se especializar em música instrumental, começando a atuar como músico profissional em diversos projetos. Já se apresentou ao lado de grandes nomes da música de São Paulo como Thiago do Espirito Santo, Alex Buck, Michel Leme e Edinho Santana, Daniel Grajew, Adriano de Carvalho Jazz Sexteto, com o pianista Daniel Szafran Trio, com o cantor de jazz David Kerr e Canastra Trio, com o cantor de jazz Bernard Fines, com o compositor Bruno Serroni, com a cantora Blubell, com a cantora Silvia Tape com o guitarrista e compositor Edgard Scandurra Atualmente se dedica a sua carreira como compositor e intérprete independente, e também se apresenta com o projeto Carlito Mazzoni Solo, Mazzoni Jazz Trio, com o Quarteto Instrumental Culto ao Rim e com o compositor mineiro Rafa Castro.

Continue Lendo

Música

Mocofaia leva sua brasilidade para o palco da Casa de Francisca

Publicado

em

(Imagem reproduzida do clipe)

Apresentação acontece na quarta, 31 de julho, com repertório do elogiado primeiro disco do grupo

Depois de cruzar o Atlântico com apresentações na Casa da Música, no Porto, e no festival MIMO, em Amarante, o Mocofaia se prepara para subir ao palco da Casa de Francisca, no centro histórico de São Paulo, no dia 31 de julho, às 21h30. A segunda passagem pela capital paulista marca mais um passo da trajetória do grupo, que traz na bagagem o repertório de seu primeiro álbum, que mergulha em sonoridades brasileiras com liberdade e frescor.

Formado por Luizinho do Jêje (percussão e voz), Marcelo Galter (piano e voz) e Sylvio Fraga (guitarra e voz), o Mocofaia lançou no final de 2024 seu primeiro álbum, homônimo, pela gravadora Rocinante. A união dos três artistas nasce da amizade, do desejo de pesquisa e da liberdade criativa, resultando em um trabalho que atravessa referências da música afro-brasileira, da canção, do jazz, do candomblé e da poesia falada.

(Mocofaia – Foto – João Atala)

O nome Mocofaia, que significa um lugar onde reina a desordem, dá pistas do espírito que move o trio: uma mistura espontânea de influências, ideias e experimentações. Tudo nasce do encontro entre os músicos, que constroem juntos os arranjos e as letras. No álbum de estreia, lançado em outubro pela Rocinante, eles apresentam um repertório autoral que transita por diferentes caminhos, sem medo de embaralhar referências. “Nossa música é como uma mochila cheia de coisas: parece bagunçada, mas cada item tem seu lugar”, diz Sylvio Fraga. No show, o grupo apresenta faixas do disco Mocofaia, como “”Mar de Pipoca”, “Vim pra Bahia”e “Galo no Muro”.

Imagem reproduzida do clipeNa mesma semana do show, Mocofaia lança o primeiro clipe do grupo, no canal do youtube da Gravadora Rocinante, no dia 29 de julho. Assinado pela artista mineira Jojô Hissa, o clipe foi criado em colagem e animação, a partir das imagens evocadas pela canção. “Busquei inspiração na própria letra da música e nas imagens que ela evoca. Foi o barquinho do Mocofaia que guiou o rumo que escolhi seguir”, conta Jojô. Com cerca de uma década de prática, a artista transita entre linguagens como colagem analógica e digital, murais lambe-lambe e animações, sempre explorando composições intuitivas e poéticas. Seu trabalho dialoga com o surreal e o feminino, criando narrativas visuais que tocam o simbólico e o sensível. Além da produção artística, Jojô também atua como educadora em oficinas e formações criativas, principalmente em Belo Horizonte.

Os ingressos estão à venda no site da Sympla, com valores entre R$ 44 e R$ 168.

Redes Sociais: www.youtube.com/@rocinantegravadora@rocinantegravadora     @mocofaia.oficial
ServiçoShow: MocofaiaData: 31 de julho (quarta-feira)Horário: 21h30 (portas abrem às 19h)Local: Casa de Francisca — R. Quintino Bocaiúva, 22 – Sé, São Paulo – SPIngressos: R$ 44 a R$ 168Vendas: Sympla

Continue Lendo

Música

Os Quebradeiras invocam a “Diabinha” e prometem mais um viral nas plataformas

Publicado

em

Faixa traz a assinatura de Dj 2F, Umberto Tavares e Jefferson Junior, e dá continuidade à fase explosiva do grupo, que lançou recentemente um single com o fenômeno Tília, “Fica de Quatro”

Ouça o single em todas as plataformas digitais

O grupo Os Quebradeiras segue sua trajetória de sucessos com o lançamento de “Diabinha”, novo single que chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (25 de julho). A faixa tem produção musical de Dj 2F e direção musical da dupla Umberto Tavares e Jefferson Junior, nomes por trás de alguns dos maiores hits do pop e do funk nacional. O resultado é mais uma música enxuta, vibrante e certeira, que carrega a marca registrada do grupo: batidão envolvente, versos afiados e coreografia pronta para viralizar.

“Essa é pra galera que não resiste a uma batida envolvente. A ‘Diabinha’ é aquela personagem que parece quietinha, mas que quando o beat bate, vira o terror da dancinha”, brincam Gustavinho, Zelé, RK e LC, que formam o quarteto de Niterói (RJ).

A música chega na sequência de “Fica de Quatro”, parceria com a cantora Tília, lançada em 11 de julho, e que já movimenta as redes com sua letra provocante e uma batida feita sob medida para os challenges. Com versos como “Primeiro trava, joga o cabelo / Em frente ao espelho empina o rabão”, a faixa inspirou a criação de “Diabinha”, que dá continuidade ao universo ousado, dançante e cheio de atitude que o grupo vem construindo.

Desde que estouraram em 2022 com o hit “Na Rebolada”, Os Quebradeiras acumulam números impressionantes: mais de 1,5 milhão de vídeos no TikTok, 700 mil Reels no Instagram e 100 milhões de streams no Spotify. O sucesso foi tão estrondoso que suas coreografias chegaram até a Copa do Mundo do Qatar, com “Pagodão do Birimbola (Tchubirabirom)” sendo a trilha oficial das comemorações da Seleção Brasileira. A faixa ultrapassa 63 milhões de plays apenas no Spotify.

“O mais louco é ver como nossas músicas saem do quarto, das conversas, do baile e vão parar no mundo inteiro. E o mais importante: continuam sendo sobre a nossa verdade, sobre o que nos inspira”,  comenta o grupo.

Com passagens marcantes por faixas como “Toma Toma (Dança da Mãozinha)”, ao lado de DJ Zullu e Tchakabum, “Picada da Abelha (Haja Amor)” e “Faz o Teu Nome”, Os Quebradeiras consolidaram uma discografia diversa e consistente.

Os artistas fazem parte do casting da Mousik, gestora de ativos musicais, que também gerencia carreiras e abriga nomes como Valesca Popozuda, além de parcerias com Ludmilla e Belo.

Com mais de 1 bilhão de views no TikTok e uma lista crescente de celebridades que seguem suas coreografias, incluindo Neymar, Anitta, Ludmilla, Vini Jr. e L7NNON, Os Quebradeiras mostram que vieram para dominar o presente e o futuro do funk.

CONFIRA A LETRA DE “DIABINHA”:

Mais uma dos Quebradeiras

Essa época do ano elas tão tudo jogando pra mim

Nós que tá viralizando, engaja a trend

Vem com os pretin

Já convoca as tuas amigas

Que não valem nada, a cara do crime

Mais uma dos Quebradeiras

Então faz assim

Primeiro trava, joga o cabelo

Em frente ao espelho empina o rabão

Dá de Kenner, pisa sem medo

E faz a dancinha

Risca no chão

Sabe que a tropa maceta bem

Sapateado de cria

Só tem carinha de anjo

Mas sei que tu é diabinha

Primeiro trava, joga o cabelo

Em frente ao espelho empina o rabão

Dá de Kenner, pisa sem medo

E faz a dancinha

Risca no chão

Sabe que a tropa maceta bem

Sapateado de cria

Só tem carinha de anjo

Mas sei que tu é diabinha

Fala que tu não é diaba quando me olha com cara de mau

Posta fotinho no espelho com essa marquinha de fio dental

Tá sensacional

Então tá legal

Só vou reagir com o olhinho pra tu notar que tu é fenomenal

Então desce vai

Então sobe vai

Oi

Tu é fenomenal

Ai que legal

Tá sensacional

Então desce vai

Tu é fenomenal

Primeiro trava, joga o cabelo

Em frente ao espelho empina o rabão

Dá de Kenner, pisa sem medo

E faz a dancinha

Risca no chão

Sabe que a tropa maceta bem

Sapateado de cria

Só tem carinha de anjo

Mas sei que tu é diabinha

Primeiro trava, joga o cabelo

Em frente ao espelho empina o rabão

Dá de Kenner, pisa sem medo

E faz a dancinha

Risca no chão

Sabe que a tropa maceta bem

Sapateado de cria

Só tem carinha de anjo

Mas sei que tu é diabinha

 

Links Os Quebradeiras:

Instagram

YouTube

TikTok

Twitter

Spotify

Continue Lendo