Segurança
Simulado de vazamento de gás deve mobilizar 2 mil pessoas em Campinas

Um simulado de rompimento de tubulação externa de gás encanado deve mobilizar cerca de 2 mil pessoas na região do Distrito Industrial, em Campinas, neste sábado, 23/11, entre 14h e 16h. O exercício será realizado pela empresa Croda do Brasil, indústria do setor químico, e vai envolver a participação de moradores da região, além de órgãos públicos como Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil, entre outros.
O objetivo do simulado é orientar, conscientizar e treinar a população sobre os procedimentos adequados que devem ser adotados em uma eventual situação de risco. Durante o exercício, será simulada a evasão de moradores de cerca de 400 unidades residenciais no entorno da empresa, bloqueio do trânsito e simulação de atendimento de uma “vítima” morador e uma “vítima” funcionário da Croda
Nos últimos meses, a Croda do Brasil intensificou os preparativos e a comunicação com os moradores e comerciantes da região. Para garantir que o exercício ocorra dentro do planejado, líderes da comunidade foram treinados para orientar a população no momento da evasão das residências. Eles receberam instruções, inclusive, sobre os cuidados necessários durante o deslocamento dos pets. No início do mês, foram distribuídos panfletos e instalação de faixas nos arredores do local do simulado, envio de comunicados pelo WhatsApp e um carro de som circulou pelas ruas do bairro no dia 16/11 para avisar a comunidade sobre a ação do dia 23.
O exercício será realizado entre 14h e 16h. A empresa acionará o alarme por emergência química e após a identificação da ocorrência, a Brigada de Emergência fará a evasão dos funcionários e o Corpo de Bombeiros e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) serão acionados. Líderes da comunidade serão avisados sobre a necessidade de os moradores deixarem suas casas e iniciarão a evasão das residências, com apoio às famílias. O trânsito será bloqueado, as “vítimas” serão socorridas e os moradores serão levados para os pontos de encontros preparados pela empresa.Após o controle da situação, a população será autorizada a voltar para casa. O simulado deve durar duas horas.
Ana Govatto, consultora e coordenadora do simulado, explica que a ação faz parte dos investimentos realizados pela Croda do Brasil para conscientizar e educar a população sobre como agir em possíveis situações de crise. O simulado não é obrigatório, mas está sendo realizado de forma espontânea com o intuito de aprimorar o conhecimento da população sobre as ações preventivas realizadas pela Croda do Brasil.
“Os riscos de um acidente são baixíssimos porque a empresa opera dentro de um alto padrão de controle, com rígidas normas de segurança e os colaboradores são constantemente treinados. Mas muitas vezes a população não sabe como agir em uma eventual fatalidade. A ideia deste exercício é treinar a comunidade para que as pessoas aprendam a agir com tranquilidade e segurança se houver uma necessidade”, explica.
SERVIÇO
SIMULADO DE EVASÃO DE COMUNIDADE
Quando: 23 de novembro, sábado.
Horário: das 14h às 16h.
LOCAL DA EVASÃO: entorno da empresa Croda do Brasil, localizada na Rua Croda, 580, Distrito Industrial, Campinas.
Sobre a Croda do Brasil
A Croda do Brasil está localizada no Distrito Industrial, em Campinas, e desenvolve matérias-primas exclusivas para o setor de cuidados pessoais, como produtos para o cabelo, pele, maquiagem e proteção solar. Também atua na área de fármacos, com fornecimento de insumos para vacina de mRNA da COVID-19. A área de Crop Care trabalha com o tratamento de sementes gerando maior produtividade para plantações.
Presente em mais de 30 países em todo o mundo, a multinacional Croda chegou ao mercado brasileiro em 1974.
Segurança
Consumo no setor de eventos deve crescer 8,4% em 2025

Após viver uma grave crise durante a pandemia da Covi-19, o setor de eventos registra uma forte expansão no Brasil nos últimos anos. Segundo a Abrape (Associação Brasileira de Promotores de Eventos), o consumo no setor deve chegar a R$ 141,1 bilhões em 2025, um aumento de 8,4% em relação a 2024, já descontados os efeitos da inflação.
O segmento também tem mostrado sinais positivos no mercado de trabalho. A associação estima que o core business chegue a 186,8 mil empregos formais em 2025, com uma variação de 5,6% sobre o estoque de 176,9 mil trabalhadores registrados até outubro de 2024.
Além da demanda represada, esse crescimento também reflete a profissionalização das equipes de segurança que atuam em festas, shows, feiras e solenidades.
“O Brasil enfrenta desafios históricos e complexos na área de segurança pública. Por isso, cada vez mais, a decisão do público de participar ou não de um evento passa pelo nível de proteção oferecido. As pessoas buscam ambientes onde saibam que haverá planejamento, controle de acesso e resposta rápida. Segurança não é luxo — é um requisito para que o lazer, o networking e a experiência como um todo sejam realmente aproveitados”, analisa Sandro Christovam Bearare, especialista em segurança, pós-graduado em Perícias Criminais e Ciências Forenses.
Além de seguranças uniformizados e à paisana, câmeras, detectores de metais e até drones são usados em casamentos, shows, palestras e feiras. Tudo para minimizar o risco de ocorrências.
“Assim que definimos data e local, começamos a nos debruçar sobre a segurança: fluxo de entrada, saídas de emergência, planos de segurança, de evacuação, extricação emergencial e atendimentos pré-hospitalares, quando for o caso. Os bastidores da segurança e da estrutura logística devem englobar ao máximo todos os aspectos para proporcionar tranquilidade aos frequentadores”, afirma o produtor Diego Lima, que atua em shows musicais no interior de São Paulo.
Segundo o especialista, o uso da tecnologia é fundamental, mas os recursos humanos empregados na segurança seguem sendo determinantes. “A tecnologia é indispensável, mas não substitui o fator humano. Uma equipe bem treinada, selecionada com critérios claros e capaz de atuar sob pressão é fundamental para entregar um evento seguro e organizado. É essa sinergia entre tecnologia e pessoal qualificado que transforma o planejamento em prevenção real e a prevenção em um evento seguro e bem-sucedido”, completa.
Checklist essencial para contratar
Com experiência na definição de rotinas de segurança e no treinamento de profissionais que atuam no setor, Sandro Christovam Bearare explica o roteiro ideal para formar o seu time:
1. Treinamento contínuo e certificações específicas.
2. Perfil psicológico preparado para lidar com estresse.
3. Comunicação integrada com brigada de incêndio e equipe médica.
4. Integração de tecnologia + equipe
5. Equipamentos conectados a um posto de comando ativo.
6. Softwares para detectar riscos antes que virem incidentes.
7. Foco em prevenção
8. Planos de contingência e evacuação testados.
9. Erros comuns
10. Escolher apenas pelo preço.
11. Falta de briefing detalhado.
12. Ignorar postura e comunicação da equipe.
Segurança
Positivo SEG reforça operação de segurança da Expo Macaé com sistema de IA

Recém-lançada, solução IA Box será utilizada no monitoramento oficial da feira em parceria com as polícias locais e a Prefeitura de Macaé; operação será conduzida pelo integrador Safety Tecnologia, que utilizará equipamentos da Positivo SEG
A Positivo SEG, unidade de negócios de segurança eletrônica da Positivo Tecnologia, será uma das integrantes da operação de segurança da Expo Macaé 2025, feira que acontece entre os dias 24 e 29 de julho, no Parque de Exposições Latiff Mussi. A iniciativa é fruto de parceria com o integrador Safety Tecnologia, e de uma ação integrada entre o 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 123ª Delegacia de Polícia Civil, Guarda Municipal e Mobilidade Urbana e a Prefeitura de Macaé.
Durante o evento, será utilizada de forma inédita a tecnologia IA Box, um sistema avançado de videomonitoramento compatível com qualquer câmera através dos protocolos ONVIF e RTSP. A solução conta com mais de 80 algoritmos de inteligência artificial embarcados, capazes de identificar automaticamente situações de risco e incidentes em tempo real, por meio de reconhecimento facial, detecção de comportamento suspeitos, inícios de incêndio e uso de armas brancas, entre outros.
A estrutura contará com mais de 70 câmeras, das quais quatro serão operadas pelo sistema da IA Box da Positivo SEG, posicionadas em pontos estratégicos do parque para funcionamento contínuo, 24 horas por dia.
“A IA Box é uma tecnologia nova, lançada durante a Exposec 2025, e que traz uma das principais tendências do setor ao integrar IA e analíticos avançados para aprimorar a segurança e o monitoramento”, destaca Felipe Szpigel, vice-presidente de Segurança Eletrônica da Positivo Tecnologia. “Estamos entusiasmados em aplicá-la em um evento importante para a região em parceria com agentes locais e força de segurança”.
A Expo Macaé integra as comemorações oficiais pelos 212 anos do município, com uma festa inclusiva, diversificada, e que reúne atrações musicais, parque e mini fazenda, além de espaços voltados a gastronomia, artesanato e cultura local.
“A IA Box reforça o compromisso da Positivo SEG em oferecer soluções tecnológicas inovadoras. Vamos aumentar a eficácia da operação e garantir mais tranquilidade aos expositores, visitantes e organizadores durante todos os dias da programação da Expo Macaé”, destaca o executivo.
Para informações adicionais sobre os produtos da Positivo SEG, acesse o site oficial da marca.
Segurança
Positivo SEG mostra como a segurança eletrônica pode transformar escolas em ambientes mais protegidos e inteligentes

Soluções como câmeras e sistemas de monitoramento com inteligência artificial, reconhecimento facial e controle de acesso contribuem para a prevenção de incidentes e garantem respostas rápidas a emergências no ambiente educacional
As instituições de ensino têm encontrado na tecnologia uma aliada fundamental para proteger alunos, professores e funcionários. Cada vez mais presentes em escolas, faculdades e universidades de todo o país, as soluções de segurança eletrônica vêm se consolidando como importantes ferramentas para prevenir riscos, responder a emergências e construir ambientes mais seguros, inteligentes e acolhedores. Nesse contexto, Felipe Szpigel, vice-presidente de Segurança Eletrônica da Positivo Tecnologia, destaca como essas tecnologias contribuem para a prevenção de incidentes e garantia de respostas rápidas em situações emergenciais nos ambientes educacionais.
“A segurança eletrônica vai além da proteção física e contribui diretamente para um ambiente onde alunos e educadores se sintam seguros para ensinar e aprender. A adoção de novas tecnologias permite uma atuação preventiva, com identificação de situações de risco antes que aconteçam ou se agravem”, destaca o executivo. “Garantir respostas rápidas diante de emergências e otimizar os protocolos de segurança ajudam a reduzir vulnerabilidades e trazem mais tranquilidade para toda a comunidade escolar.”
Entre as tecnologias mais atuais e recomendadas para instituições de ensino da educação infantil ao ensino superior estão sistemas de controle de acesso, que permitem o cadastramento prévio de alunos, educadores e visitantes, com identificação por cartões, biometria ou reconhecimento facial.
Outra prática bastante segura e amplamente utilizada é o videomonitoramento inteligente, com câmeras equipadas com IA, solução que tem ganhado destaque ao oferecer recursos como a possibilidade de reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares (LPR) e detecção de movimentações incomuns. “Para proteger áreas mais sensíveis, como laboratórios e setores administrativos, é possível incluir outras barreiras de segurança elevando ainda mais o nível de proteção”.
Com IA embarcada, os sistemas de monitoramento realizam análise em tempo real das imagens captadas, ajustados de acordo com a rotina e aos riscos específicos de cada instituição. “A tecnologia é capaz de identificar situações como aglomerações, tumultos, circulação em áreas restritas ou em horários fora do comum. Ao detectar comportamentos fora do padrão, os sistemas emitem alertas automáticos, permitindo uma resposta imediata por parte da equipe de segurança e fortalecendo os protocolos preventivos”, explica Szpigel.
Além da prevenção, essas ferramentas desempenham um papel fundamental em respostas rápidas a emergências, como incêndios, visto que equipamentos com sensores integrados identificam sinais como fumaça, ruídos anormais ou movimentações suspeitas, acionando alarmes visuais e sonoros de forma automática. Já para situações de assaltos, bullying ou assédio, as imagens registradas também podem ser utilizadas em investigações internas, pois, com elas, as escolas ou universidades podem trabalhar com a verdade dos fatos, viabilizando a responsabilização dos envolvidos.
A instalação correta dos sistemas exige atenção a aspectos técnicos fundamentais. O uso de câmeras com proteção antivandalismo (IK10) é uma opção que possibilita garantir a eficácia do sistema e maior segurança para todos os envolvidos. Apesar de todos os recursos tecnológicos, um fator extremamente importante é o engajamento da comunidade escolar, que deve ser orientada quanto ao funcionamento e à importância das ferramentas, fortalecendo a cultura de segurança dentro e fora da sala de aula.
Segundo Szpigel, o setor já vislumbra tendências que vão além da vigilância tradicional. “Entre as apostas para os próximos anos estão os sistemas integrados a aplicativos escolares, que permitirão aos pais acompanharem em tempo real a entrada, saída e frequência dos alunos. Também cresce o uso de recursos analíticos e preditivos, capazes de mapear padrões de comportamento e sugerir ações preventivas, aumentando o nível de inteligência e eficiência das estratégias de proteção.”
Com o avanço contínuo da tecnologia, as escolas têm à disposição soluções cada vez mais acessíveis e eficazes para proteger sua comunidade. Um passo essencial para a construção de um ambiente de aprendizado mais seguro, confiável e preparado para os desafios do presente e do futuro.
A Positivo Tecnologia é reconhecida pela aplicação de recursos de inteligência artificial em seus produtos e pelo compromisso de democratizar o acesso dos brasileiros à inovação em diversas frentes. Por meio da Positivo SEG, sua unidade de negócios dedicada a soluções de segurança eletrônica, oferece um portfólio completo de produtos de ponta voltados à proteção de pessoas e patrimônios, sempre com o objetivo de aliar eficiência, conectividade e usabilidade. A marca tem atuação em diversos segmentos estratégicos, como educação, condomínios, varejo e logística, e disponibiliza aos consumidores tecnologias acessíveis, confiáveis e alinhadas às demandas de um mundo cada vez mais digital e inteligente.
Para informações adicionais sobre os produtos da Positivo SEG, acesse o site oficial da marca.