Casa Tecnologia Video Marketing: produtora de audiovisual destaca as 7 maiores tendências para 2024
Tecnologia

Video Marketing: produtora de audiovisual destaca as 7 maiores tendências para 2024

Compartilhar
Imagem Do Whatsapp De 2023 11 23 à(s) 16.52.30 A0f5db4d
Fotos: Bruna Cassapietra e Laura Terra - fundadoras da beel films - sugestão: Video Marketing: produtora de audiovisual destaca as 7 maiores tendências para 2024
Compartilhar

O consumo do digital vem apresentando uma projeção cada vez maior a cada ano. O uso da internet nas casas brasileiras cresceu exponencialmente, alcançando o recorde de 87,2% da população de dez anos ou mais em 2022, segundo dados do IBGE, divulgados na quinta-feira, 09/11. Já a pesquisa do DataReportal 2023, aponta que o número de usuários ativos passa dos 5 bilhões, representado  por um público variado  entre os 16  e mais de 65 anos de idade, que gastam em média 6 horas e 37 minutos/dia em um mesmo meio de distribuição de conteúdos. Considerando que todos os públicos estejam em alguma rede social, consumindo conteúdos diariamente, o empresário que estiver atento às tendências de marketing digital para 2024, poderá ficar um passo à frente de seus concorrentes.

De acordo com as especialistas em produção de conteúdo para o digital,  Bruna Cassapietra e Laura Terra, co-fundadoras da produtora de audiovisual beel films, a publicidade direcionada continuará a evoluir e a mudar. Da mesma forma, o aumento da utilização da inteligência artificial e da aprendizagem automática, bem como a utilização de novos canais de publicidade estão entre as principais tendências para o próximo ano, assim como o video marketing, considerado como um dos mais importantes recursos de publicidade a ser observado: 

1) Papel crescente da publicidade em vídeo

Segundo as estatísticas, o TikTok foi baixado mais de 3 bilhões de vezes em menos de 4 anos. A audiência nessa plataforma deve aumentar para 1,8 bilhão de pessoas até o final de 2023. Portanto, vale a pena ficar atento à rede social, que vem ganhando força com tanta rapidez. Além disso, outras plataformas sociais como Facebook, Instagram e TikTok promoverão cada vez mais o uso de vídeos em publicidade. A exemplo,  70% dos clientes usam o Instagram para planejar sua próxima compra, por isso é importante não se esquecer do conteúdo de alta qualidade na própria conta, que o diferenciam dos concorrentes. 

2) OOH, DOOH e FOOH: publicidades externas capazes de criar experiências interativas

Outro canal de publicidade a considerar é a mídia out-of-home (OOH) ou publicidade exterior ou mídia exterior,  já muito presente em formatos estáticos em shoppings, elevadores, abrigos de ônibus, totens e placas de rua,  por meio de outdoors (padrão 3x9m). De acordo com o estudo Inside OOH 2023, divulgado pela Kantar em agosto desse ano, o out-of-home já impacta 89% da população, sendo que cidades como Recife, Distrito Federal, por exemplo o impacto de mídia OOH é ainda maior, chegando a 95%, Fortaleza 93% e São Paulo 91%.

Já no formato DOOH (digital out-of-home) é possível executar vídeos curtos, criar experiências interativas para o consumidor ou personalizar o anúncio com base em eventos atuais. Os anúncios também podem ser configurados para coletar dados do cliente, medir o sentimento do espectador em relação à sua marca ou gerar leads no local. Isso se traduz em taxas de visualização mais altas, melhor lembrança da marca e ações interativas.

No caso do Fake Out of Home (FOOH) é um termo que vem ganhando importância no mundo do marketing. Ele permite criar campanhas que ultrapassam os limites da publicidade tradicional. FOOH é uma evolução das formas tradicionais de publicidade outdoor (OOH), que utiliza tecnologias como CGI e AR para criar experiências mais envolventes e realistas para o público. Isto é especialmente importante na era digital, onde a competição pela atenção do público é acirrada. A introdução do FOOH abre uma série de novas oportunidades para os profissionais de marketing.

Algumas marcas como Adidas, Barbie, Maybelline, Jacquemus, entre outras viralizaram com essa abordagem  que parecem parte integrante do nosso ambiente quotidiano. A exemplo, um tênis Adidas gigante que toma os trilhos do Bonde de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, e a ação da bolsa Jackemus, que circulavam pelas ruas de Paris.

3) A personalização 

A personalização é uma tendência no marketing e continuará a ganhar importância no futuro do vídeo marketing. Com o uso da inteligência artificial (IA) e do aprendizado de máquina, as empresas poderão criar conteúdo de vídeo mais personalizado para seu público com base em suas preferências e comportamentos individuais.

4) O vídeo ao vivo segue como forte tendência

O vídeo ao vivo é uma excelente forma de interagir com o público em tempo real e pode ser usado para diversos fins, como lançamentos de produtos, entrevistas e eventos. 

5) O vídeo interativo se tornará mais predominante

O vídeo interativo permite que os espectadores se envolvam com o conteúdo clicando em links, respondendo a perguntas ou escolhendo diferentes caminhos no vídeo. Este tipo de marketing de vídeo se tornará mais predominante no futuro, à medida que as empresas procuram novas maneiras de interagir com seu público.

6) Short Videos dominarão

A capacidade de atenção está diminuindo e essa tendência continuará em 2024. Vídeos curtos, como vídeos no estilo TikTok, se tornarão ainda mais predominantes à medida que as empresas tentam prender seu público em apenas alguns segundos.

7) O vídeo vertical se tornará a norma

À medida que mais e mais pessoas consomem conteúdo de vídeo em seus dispositivos móveis, o vídeo vertical se tornará a norma. Este formato é mais fácil de usar para usuários móveis e oferece uma experiência de visualização mais envolvente.

O que fazer para se manter à frente da curva?

É fundamental a criação de conteúdo recorrente, com relevância e qualidade para alcançar consistência e trabalho de prospecção ao longo prazo, segundo Laura Terra e Bruna Cassapietra. Nesse sentido, é necessário um planejamento mensal entre marcas e produtoras de conteúdo, para alinharem os objetivos, expectativas e temas que serão trabalhados mês a mês. Um fluxo ágil e inovador no desenvolvimento dos roteiros e pautas – pensando desde o macro até o micro – como legendas e hashtags de impacto.

Afinal, a lembrança da marca é fundamental para o desenvolvimento e fidelização do público-alvo. Além de ser uma forma de garantir o movimento cíclico do seu público, aquele(a) que ainda não consome a marca – pode não fazer parte da geração e perfil no presente momento – mas já começa a ser impactado(a) pela mesma, aumentando a possibilidade de passar a consumir em um futuro próximo.

Compartilhar

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededsitesbr