Visita do INVOZ em Umirim no Ceará: em comum, a paixão pelas atividades aeroespaciais

Representantes do INVOZ marcaram presença no Ceará para o lançamento do livro Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer , em outubro, receberam um convite especial: ir até a cidade de Umirim e conhecer alunos da Escola Municipal José Pinheiro Sales. O convite foi feito pelo comandante Fábio Uchoa, piloto da Gol e idealizador da biblioteca museu Santos Dumont. Fábio, filho de Umirim, é responsável pela cidade ter uma aeronave exposta em praça pública. Também é um grande influenciador e exemplo para os jovens estudantes.

Na visita à escola, o INVOZ participou de uma roda de conversas com estudantes do nono ano, com idades entre 13 e 14 anos. Além de tirar dúvidas, eles relataram um pouco dos desafios enfrentados até chegarem aos objetivos pretendidos e sobre a importância da educação nesse processo.

- Publicidade -

Os jovens do bate-papo são participantes das olimpíadas estudantis OBA, MOBFOG, ONC, OBMEP. Segundo o secretário de educação, Didier Dantas Cavalcante, o interesse dos alunos pelas questões aeroespaciais se deu a partir da participação nas olimpíadas estudantis. A Escola Municipal José Pinheiro Sales participa dessas olimpíadas desde 2017 e vem conquistando muitas medalhas.

Fabio Uchoa, ao saber desses resultados positivos dos alunos nas olimpíadas, se dedicou em incentivá-los, proporcionando momentos de aprofundamento sobre o assunto como o vivenciado na visita do INVOZ.

“A visita do INVOZ em nosso município nos deixou honrados e felizes por estreitarmos a nossa parceria. Foram momentos ricos de aprendizado e trocas de experiências, quando pudemos apresentar um pouco da nossa cidade e também ouvir sobre as vivências no contexto aeroespacial”, comentou Didier Dantas Cavalcante.

E quem ouviu um pouco da história aeroespacial brasileira, sobre a produção de aviões nacionais e como a educação pode ser transformadora na vida das pessoas ficou entusiasmado.

“Me senti motivada pela fala deles, identifiquei que com muita dedicação e persistência é possível alcançar os objetivos e progredir através dos meus estudos”, declarou Ana Lalia, do nono ano da Escola José Pinheiro Sales.

- Publicidade -

“Esse encontro com alunos representa tudo que o INVOZ quer promover para o país e para os jovens: incentivar a educação, fortalecer a cultura e a preservação aeroespacial, pilares do INVOZ. Nos sentimos honrados em poder conhecer esses alunos e passar nossas experiências no setor”, enfatizou a presidente do INVOZ, Neide Pereira Pinto.

Além de conversarem com os alunos, os representantes do INVOZ foram conhecer a biblioteca museu Santos Dumont, onde os escritores do livro Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer doaram um exemplar e ainda ofertaram um paraquedas para compor o acervo de equipamentos aeroespaciais.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *