11º Encontro Nacional de Cultura Popular no Vidigal anuncia atrações inéditas na literatura durante o evento

O tradicional evento de cultura afro idealizado pelo produtor cultural Messias Freitas, esse ano apresenta uma novidade no evento no campo da literatura. O 11º Encontro Nacional de Cultura Popular no Vidigal pela primeira vez irá apresentar o lançamento das literaturas infantis; A “Gotinha Sueli” do artista multifacetado Mestre Toni Vargas e “Dia de Praia” da contadora de história Juliana Correia. Os escritores escolheram o encontro para essa ação devido à grande parcela do público que já são atendidos pelo Ponto de Cultura Vidigal Capoeira. A instituição atende uma média de 400 crianças.

O fundador da instituição Vidigal Capoeira e realizador do evento fala sobre a importância desse lançamento na categoria infantil.

” Essa ação assim como a contação de história é um dos pilares para educação e formação integral dos alunos do projeto, além de valorizar os mestres mais antigos que repassam seus saberes através da oralidade. Ações iguais a essa permitem o desenvolvimento e o gosto pela literatura, estimulando a imaginação e contribuído para formação de cidadãos conscientes, éticos e críticos. O lançamento dessas literaturas além de um colorido e personagens que atraem e aguçam, vêm acompanhadas de dramaturgia e leituras dramatizadas, criando um mecanismo de lazer, cultura e prazer aos leitores mirins. Além de trabalhar problemas típicos da infância como curiosidade, inveja, medos e assuntos diversos”, explica Messias.

Foto: Divulgação

Messias também fala da importância de fomentar a leitura de forma lúdica e prazerosa.

” Trabalhamos aqui de forma diferenciada. Totalmente o inverso imposto pela maioria das escolas e famílias, onde os pequenos aprendem obrigados, fazendo com que os mesmos se afastem e tenham aversão à leitura.

Em todas as edições do evento houve lançamentos de literaturas, sejam de autores iniciantes, ou renomados, que é o caso nesta edição. A intenção é contribuir para autonomia social e intelectual dos participantes a fim de compreenderem o contexto social onde vivem e que possam contribuir para modificá-lo.

Essa ação contribui para promoção e complementação educacional, difusão de ideias, conceitos e metodologias que visem à ampliação da criatividadae artística, da sensibilidade e da consciência crítica dos valores culturais brasileiros”, destaca Messias.

Compartilhe este artigo
Segue:
Editora e criadora da Rede Brasileira de Notícias. Fazendo também parte da redação do Imprensabr. Sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *