A romancista Maura Palumbo lança o seu canal do Youtube “NOS BASTIDORES DA HISTÓRIA”

A pesquisadora e escritora Maura Palumbo, recentemente lançou o seu canal do youtube NOS BASTIDORES DA HISTÓRIA, onde irá relatar sobre o conflito da II Guerra Mundial, o nazismo e seu desdobramentos.

https://www.youtube.com/@nosbastidoresdahistoria-MP

Como o domínio histórico adquirido ao longo de mais de vinte e cinco anos de pesquisa, pode criar a trama que permeia o seu primeiro romance O perfume das tulipas, uma ficção ambientada dentro da história mundial. Lançado em 2017 pela editora Duna Dueto.

Em 2018, o livro conquistou o 1º lugar no concurso Internacional de Literatura, promovido pela União Brasileira de Escritores, e recebeu o prêmio José de Alencar na categoria romance. A premiação ocorreu na Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro e contou com a participação do acadêmico Evanildo Bechara na entrega da medalha e certificação.

A publicação de O perfume das tulipas abriu o caminho para que o seu nome chegasse a Francisco Balkanyi que a selecionou para escrever um romance baseado em sua própria história vivida no maior campo de concentração que existiu. O livro intitulado Auschwitz – Prisioneiro/sobrevivente 186650 foi lançado em setembro de 2017 e relata a história do adolescente que tinha como seu maior desafio sobreviver ao horror da guerra e ser feliz.

“Se eu conseguir sair daqui a felicidade será a minha vitória e meu maior compromisso!”

Franscisco Balkanyi

Em 2019, Maura publicou o seu terceiro romance Entre os canteiros, onde conta a história do pós-guerra, dos exilados e sobreviventes do holocausto, o recomeço da vida, a perseguição dos nazistas e a reconstrução dos países que estiveram em conflito. Seu romance passeia por 40 anos de história, do pós-guerra até o dia 9 de novembro de 1989, data da queda do muro de Berlim.

Nos anos seguinte, lançou o seu quarto romance “Raça Impura” que tem como protagonista adeptos ao regime nazista. Sua principal personagem é uma mulher ambiciosa que conquistou fama e poder prestando serviços nada ortodoxos aos mais diversos membros e seguidores do nazismo e fazendo qualquer coisa para estar próximo ao poder e a Hitler. E em seguida lançou o seu último romance “Monograma” onde a trama se passa na efervescente São Paulo da década de 50.

Maura é instrutora do Museu do Holocausto em São Paulo.

Recentemente, resolveu lançar o seu canal no youtube onde irá revelar os bastidores da história do conflito. Fatos, curiosidades e assuntos que raramente são abordados, serão apresentados com registro e fotos.

Um fato alarmante é que o neonazismo cresce a passos largos no mundo. Em setembro de 2018, o Portal G1 noticiou que três pessoas foram julgadas em Porto Alegre por tentar matar judeus em nome do nazismo.

Quase dois anos depois, em janeiro 2020, o portal O Vale lançou uma matéria pautada na entrevista com a antropóloga e pesquisadora da UNICAMP, Adriana Abreu, relatando a existência de cerca de 300 CÉLUAS NEONAZISTAS no Brasil, a maioria no estado de SP.

Foi registrado que houve um aumento significativo dessas células, no período pós pandemia, atingindo a lamentável marca de 515 CÉLULAS no território nacional.

O motivo desse canal é claro: apresentar para um número maior de pessoas o que foi o nazimo, a perseguição aos diversos povos, etnias, religiões, posições políticas os seus desdobramentos para que não se repitam.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário