Ailton Krenak é recebido pelo CCBB Educativo Lugares de Culturas para Encontro com Educadores no dia 2 de março

O escritor Ailton Krenak se une ao CCBB Educativo – Lugares de Culturas para o ‘Encontro com Educadores’ no sábado, dia 2 de março de 2024, às 10h, para falar sobre a exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, que estreia no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro no dia 28 de fevereiro. O membro da Academia Brasileira de Letras é o curador da mostra do fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, que apresenta registros de viagens realizadas pela dupla entre 1993 e 1998, principalmente pela Amazônia. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria uma hora antes do evento.

O Encontro é uma atividade destinada aos educadores de instituições, ONGs e outros projetos. No evento serão sorteadas viagens de ônibus para alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais), localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro, visitarem a exposição que apresenta 160 fotografias inéditas no Brasil.

- Publicidade -

Até o dia 26 de fevereiro seguem as visitas mediadas à exposição Década dos Oceanos — I Mostra Nacional de Criptoarte acontecem às segundas e quintas às 11h, 16h e 18h; às quarta e sextas, às 11h e 16h; nos sábados e domingos às 10h e 18h. O evento propõe um espaço para o debate sobre as novas fronteiras da arte contemporânea e apresenta a primeira geração brasileira de artistas digitais que usam a plataforma blockchain para validação da sua produção.

De acordo com os organizadores, a experiência imersiva reúne criatividade, sustentabilidade e inovação. É uma atividade que se alinha com a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em favor dos oceanos. Deste modo, promove reflexões sobre o mundo contemporâneo e o futuro em um planeta ecossistêmico, interdependente, hiper conectado e altamente tecnológico, porém com grandes desafios de coexistência e sustentabilidade. 

No início de março serão divulgados os dias da semana e horários de visitas mediadas para o público geral na exposição Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak, com ingressos gratuitos disponibilizados na bilheteria física e virtual do CCBB. Acompanhe pelo site e redes sociais do CCBB (bb.com.br/cultura).

Outro destaque permanente é a Visita Teatralizada é uma atividade que interage com o público, convidado a passear e conhecer as instalações do prédio inaugurado no centro da cidade em 1906, como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em que hoje está instalado o CCBB RJ. Os atores se apresentam com figurinos de época para contar a história. Os detalhes artísticos e arquitetônicos da construção são apresentados aos visitantes, que percorrerão o prédio adquirido pelo Banco do Brasil para ser sua sede na década de 1920. Em 1960, o edifício passou a ser a Agência Centro e, posteriormente, a Agência Primeiro de Março. A visita conta com intérprete de Libras e ocorre todas as sextas, às 13h.

Compartilhe este artigo