Árvore de Natal tropical: espécies nativas conferem originalidade à decoração natalina

O engenheiro agrônomo paisagista Alex Sá Gomes explica que optar por espécies tropicais, adequadas ao clima, e trabalhar com recursos próprios garante autenticidade e sustentabilidade à comemoração natalina

Com a proximidade das festas de fim de ano, a árvore de Natal surge como um dos mais emblemáticos símbolos dessa tradição, pois carrega consigo uma rica história que transcende gerações desde o século XVI. A representação do tradicional pinheiro, no entanto, remete diretamente às culturas germânicas e dos países bálticos, para simbolizar a vida, já que essas árvores não perdem as folhas e se mantêm verdes mesmo durante o inverno europeu.

- Publicidade -

Por isso, ao considerar o clima predominantemente tropical no Brasil, há uma diversidade de plantas que também podem ser utilizadas como árvores de Natal. Para o engenheiro agrônomo paisagista Alex Sá Gomes, optar por plantas tropicais e espécies nativas para criar uma decoração natalina original pode ser uma alternativa mais prática e sustentável do que utilizar pinheiros artificiais ou até mesmo pinheiros naturais trazidos de outras regiões do país, como Sul e Sudeste.

“Costumo indicar a utilização de plantas que as pessoas já têm em casa, seja uma jabuticabeira, pitangueira, ipê ou as palmeiras, que podem ser cultivadas em vasos também, entre muitas outras. O Brasil abriga uma diversidade de espécies nativas que podem ser árvores de Natal belíssimas e representar o símbolo dessa tradição que é a vida”, recomenda Alex.

O paisagista explica que opções naturais de pinheiros para o Natal também são válidas para quem prefere uma decoração tradicional, mas não precisam ser uma regra, afinal, uma árvore natalina alinhada com o clima e a cultura local pode agregar mais identidade ao espaço. “Os pinheiros são plantas que normalmente vêm de outras regiões do Brasil e, por não se alinharem com a arquitetura e o paisagismo característicos da Bahia, nem se adaptarem tão bem às altas temperaturas, acabam sem utilidade”.

Trabalhar com recursos próprios e criar uma decoração natalina no jardim natural, além de garantir a originalidade, evidencia o aspecto da sustentabilidade, evitando o descarte de plantas que não se adequam ao clima. “A escolha de uma espécie tropical como árvore de Natal pode ser uma maneira criativa e original de celebrar as festas, trazendo um toque inovador à decoração. Certifique-se de adaptar os enfeites ao estilo e porte da árvore escolhida no intuito de valorizar sua beleza natural, além de utilizar luzes de led, que não agridem a planta”, finaliza o paisagista.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *