Esporte
Com cerca de 800 atletas e campeãs mundiais, etapa de Valinhos do Circuito Beach Tennis começa nesta sexta

Evento começa com as disputas do quali masculino e do amador. Foram mais de 1.000 inscrições
A quinta temporada do maior Circuito Beach Tennis começa nesta sexta-feira, a partir das 10h, no CT Lucas Sousa Na Quadra, em Valinhos (SP), Região Metropolitana de Campinas. Cerca de 800 atletas com mais de 1.000 inscrições estarão presentes nos três dias do evento nas categorias profissionais e amadoras do torneio que terá transmissão do canal PlayBT, no Youtube.
O primeiro dia é marcado pela disputa do qualificatório na Dupla Masculina Profissional e primeira rodada de Dupla Feminina Profissional com as disputas das categorias de Simples, Masters e também os Juvenis em ação entre os amadores. A chave principal masculina profissional começa somente no sábado.
A chave feminina terá grandes destaques. Além da italiana Flaminia Daina, 8ª do mundo e campeã mundial pela Itália em 2017, que joga com Natália Font, confirmaram presença as brasileiras Marcela Vita, tricampeã mundial pelo Brasil em 2018, 2019 e 2021, atual 14ª colocada, e sua parceira Julia Nogueira, de Vinhedo (SP), 12ª do mundo. Elas serão as principais favoritas ao título do torneio.
A chave masculina tem presença estrangeira do russo Ivan Syrov que atua com David Sousa. Uma das principais duplas será a do carioca diogo Carneiro, ex-top 10 mundial e vice-campeão pelo Brasil naquele ano de 2017, junto com Matheus Buemo, dupla que surpreendeu no final da temporada passada. O campineiro Flávio Arouca é outra atração jogando ao lado de Fernando Costa assim como os irmãos Vitor e Pedro Mattos, que derrubaram duplas favoritas e fizeram quartas de final em outubro passado no torneio Sand Series no mesmo local, considerado um dos Grand Slams do Beach Tennis.
Valinhos recebe a primeira das 18 etapas previstas no calendário robusto que passa por todo estado de São Paulo . A segunda etapa ocorre em fevereiro em Jundiaí (SP), entre os dias 16 e 18, na VTennis Team, a terceira e a quarta em março em Campinas e Paulínia. Abril é a vez de Mogi das Cruzes (SP). Em maio mais duas etapas em Sorocaba e novamente Campinas. Em junho as cidades de Riviera de São Lourenço, Ribeirão Preto e Itu.
Campeões do ano irão ganhar viagem para o Sand Series de Aruba – A novidade no Circuito Beach Tennis é a premiação extra com uma viagem com hospedagem para o Sand Series de Aruba, o torneio mais tradicional do esporte, realizado em novembro para o melhor ranqueado em cada uma das categorias amadoras A, B e C (feminina, masculina e mista).
“Tivemos uma ótima adesão para essa primeira etapa. Grandes nomes, além da Daina teremos a Vita e Nogueira, uma das melhores duplas brasileiras do circuito mundial, o Buemo e o Diogo que vierem fortes no final do ano passado, os campineiros Flavinho Arouca e os irmãos Mattos chegando com fome de título. Será uma grande disputa neste final de semana”, destacou Eduardo Souza, organizador do Circuito Beach Tennis.
Calendário até junho:
26 até 28/01 – Valinhos (SP) – CT Lucas Sousa Na Quadra
16 até 18/02 – Jundiaí (SP) – VTennis Team
1 até 3/03 – Campinas (SP) – Arena Aveiro
22 até 24/03 – Paulínia (SP) – Arena Esportes Paulínia
19 até 21/04 – Mogi das Cruzes (SP) – Studio Eco Mogi
3 até 5/05 – Sorocaba (SP) – Beach House Sorocaba
17 até 19/05 – Campinas (SP) – CT Lucas Sousa – Clube Cultura
30/05 até 02/06 – Riviera de São Lourenço (SP) – Beach Tennis Clube Riviera
14 até 16/06 – Ribeirão Preto (SP)
28 até 30/06 – Itu (SP) – Apollo Beach House
O Circuito Beach Tennis conta com os patrocínios de O Boticário, Benevix, HIIT e da ZAND e tem os apoios da Fisioterapia Bissotto,Casa das Frutas Campinas e Agência de Viagem Twisy Travel.
Esporte
Eventos agitam o Projeto Rede de Núcleos do IEE no Rio, Litoral Norte e em São Paulo

Nesta semana, o Internúcleos Fair Play, o Intervôlei e o Circuito Jovem de Vôlei movimentam diferentes núcleos, com ações desde o sábado (17) até esta quinta-feira (22). No mês de maio, serão 32 eventos em diversos núcleos
O Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE), leva a prática de esporte e atividade física, assim como ações socioeducativas, a diferentes comunidades do Brasil. E, nesta semana, três eventos estão movimentando alunos, jovens líderes, assim como familiares, de vários Núcleos do País: o Internúcleos Fair Play, em São Sebastião (SP), o Intervôlei, no Núcleo Casa Blanca, na Capital Paulista, e o Circuito Jovem de Vôlei, no Rio de Janeiro.
No Núcleo São Sebastião, no Litoral Norte paulista, são três dias de evento, reunindo 300 alunos e 10 jovens líderes no Internúcleos Fair Play. As primeiras ações foram realizadas no sábado (17) e, agora, seguem nesta quarta-feira (21) e, também, na quinta-feira (22).
As equipes foram sorteadas e organizadas por cores para atividades esportivas como Jogo da Velha Humano, Captura Cone, Passa bambole, Cabo de guerra, Passa ou repassa, Passa água, Garrafão, Corrida Caracol e Jogo da reação. Houve a escolha do nome e a pintura das camisas das equipes, assim como a visualização e explicação do Mural Fair Play.
O evento terá a divulgação do Destaque Fair Play, apresentação da ação Fair Play na Vida e premiação da Garota e Garoto Fair Play. Além disso, ao final, os alunos colocarão uma mensagem ou uma boa lembrança do que viveram no Mural do Internúcleos.
Vôlei em São Paulo e no Rio – Já no Núcleo Casa Blanca, na capital paulista, destaque para o Intervôlei, realizado no sábado (17). O evento reuniu adolescentes de 10 a 14 anos dos Núcleos Casa Blanca, Feitiço da Vila, São Luís e Embu. Nele, equipes mistas participaram de jogos emocionantes e atividades culturais, promovendo interação, sociabilização e fortalecimento de laços.
O objetivo foi estimular a prática esportiva, incentivar a construção coletiva em equipe e celebrar o esporte como ferramenta de desenvolvimento social e educacional. Um momento de diversão, aprendizado e conexão para os alunos. Além das partidas, eles contaram com ações para a saúde, como atividades voltadas ao autocuidado e práticas relacionadas à alimentação e à hidratação correta.
No Rio de Janeiro, também no sábado, 74 crianças e adolescentes, 10 jovens líderes e familiares estiveram no Circuito Jovem de Vôlei do IEE, dos Núcleos Rio de Janeiro e Jacarepaguá, com a participação dos alunos das turmas de voleibol, em partidas com times mistos. O Circuito Jovem destacou ações de liderança juvenil por meio de organização de equipe, organização de evento (decoração, mesa de lanche, local dos jogos e equipes) e das mediações dos jogos.
O Projeto Rede de Núcleos – Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Em 2024, o Projeto atendeu a 7.825 crianças e jovens em 26 núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.
O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, SHELL Brasil, Instituto CCR, Novelis, Bank Of America, Cogna Educação, Aché, Comgás, Pfizer, Polimix, Astrazeneca, Grupo Eternit, Grupo SIMPAR, Banco ABC, Grupo Mobile, Grupo Omnicom, WALLERSTEIN, Santil, TrackAndField via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e BARUEL.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Foto: IEE / Divulgação
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
Linkedin : https://www.linkedin.com/company/institutoesporteeeducacao/
Esporte
Eco Run chega a Pindamonhangaba (SP) em agosto

O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte apresenta a corrida, que vai além da competição, trazendo um compromisso coletivo com o meio ambiente
Abril, 2025 – Eco Run Pindamonhangaba – Corra pelo futuro! No dia 31 de agosto, Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, será palco da Eco Run, uma corrida que vai além da competição: é um convite para um estilo de vida mais sustentável e uma conexão genuína com a natureza. A prova é apresentada pelo Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte.
Mais do que uma prova de resistência e superação, com distâncias de 5K e 10K, a Eco Run é um compromisso coletivo com o meio ambiente. Cada passo dado representa uma atitude responsável, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e incentivando hábitos mais saudáveis e sustentáveis.
Com percursos desafiadores e um cenário natural inspirador, os corredores terão a oportunidade de unir esporte, saúde e respeito à natureza, em um evento pensado para quem acredita que pequenas atitudes fazem a diferença. Corra, inspire-se e ajude a construir um futuro mais verde!
Ao longo do ano, a Eco Run seguirá pelo Brasil, consolidando-se como um dos principais circuitos esportivos voltados à conscientização ambiental.
Foto: Bruno Oliveira / Divulgação
Serviço:
Data: 31 de agosto
Local: Pindamonhangaba (SP)
Distâncias: 5K e 10K
Informações e inscrição: https://www.ecorun.com.br/pindamonhangaba/
Esporte
João Pessoa realiza com sucesso sua prova de triathlon de longa distância

Evento reuniu atletas de nove estados e consolidou a capital paraibana como novo destino do triathlon nacional
João Pessoa (PB) – No último domingo (18), a capital paraibana recebeu pela primeira vez a prova Half Distance João Pessoa, um marco para o triathlon de longa distância no Nordeste. A competição reuniu atletas convidados e inscritos de nove estados brasileiros (AL, CE, DF, ES, PB, PE, RJ, RN e SE), em um percurso desafiador que incluiu 1.900 metros de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21 quilômetros de corrida.
A largada e a chegada foram na tradicional praia do Busto de Tamandaré, ponto turístico de João Pessoa. O trecho de ciclismo exigiu uma operação precisa de segurança, com uso de grades, sinalizações e presença estratégica de agentes da PRF e da SEMOB, garantindo tranquilidade nos trechos urbanos e na BR-230.
“A prova Half Distance João Pessoa foi um evento que gerou muito engajamento e sucesso. Tenho certeza que a prova tem um grande potencial para crescer e o primeiro passo foi dado”, afirmou Kaio Márcio, atleta olímpico e um dos organizadores da competição.
O evento foi realizado de forma conjunta pela Federação de Triathlon da Paraíba e pela Fundação Campeões do Amanhã, com presença de representantes da Confederação Brasileira de Triathlon, oficiais técnicos e equipe formada por empresas e colaboradores locais. A prova contou ainda com apoio institucional do Governo do Estado da Paraíba (via SEJEL) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (via SEJER).
A arena de chegada foi outro destaque da organização, com estrutura voltada ao conforto de atletas e torcedores. A premiação contou com medalha de participação para todos os concluintes e troféus para os primeiros colocados, celebrando a estreia histórica do evento.
Campeões – Masculino:
Viça Saraiva (DF)
Jefferson Tavares (ES)
Caio Monteiro (PE)
João Paiva (RN)
José Tavares (PB)
Campeãs – Feminino:
Rebeca Fernandes (PB)
Mariana Siqueira (PE)
Camila Viana (PB)
Fabianne Santos (PB)