Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Com inauguração de cineclube e mostra híbrida, Espírito Santo do Pinhal se consolida como polo cultural e turístico

Publicado

em

Com inauguração de cineclube e mostra híbrida, Espírito Santo do Pinhal se consolida como polo cultural e turístico
Divulgação

Cia da Hebe expande atividades culturais gratuitas e traz à cidade cineastas e artistas para encantar público; abertura oficial do cineclube, em 25 de agosto, terá a cineasta Tata Amaral

Espírito Santo do Pinhal (SP) ganha o primeiro cineclube da região com a inauguração do CineHebeClube, da Cia da Hebe, no dia 25 de agosto. Iniciativa que garante portas abertas ao público e exibições gratuitas de filmes, o CineHebe será um convite à população da cidade e região para explorar novas abordagens cinematográficas, fora das telonas comerciais. Paralelamente à inauguração, a Cia da Hebe lança, em setembro, a Mostra de Arte Híbrida, que reunirá artistas de diferentes áreas para uma série de apresentações, oficinas e encontros. Com o lançamento, o evento entra para o calendário cultural anual da cidade.

“Iniciamos em 2015 as atividades da Cia da Hebe com projeções nas ruas. Usávamos os muros e fachadas dos casarões e da própria Cia, fazendo inúmeras projeções na cidade com fotos, poemas, narrações. E, dentro do nosso conceito de trabalho, sempre tivemos um olhar de interação entre as linguagens da fotografia, o cinema, o teatro, a dança. Portanto, os projetos CineHebe e a Mostra Híbrida representam hoje a expansão da Cia da Hebe, formando um importante conjunto cultural para a cidade”, explica Mônica Sucupira, atriz, poeta e uma das fundadoras da associação de arte e cultura localizada no centro da cidade.

Com o CineHebe, estruturado com recursos da Lei Paulo Gustavo Municipal, os moradores terão acesso a uma programação gratuita única, focada em cultura, conexão, criatividade e diversidade. Para marcar o início das atividades do cineclube, a Cia da Hebe trará a Pinhal como primeira convidada a cineasta Tata Amaral, uma das mais importantes realizadoras do cinema brasileiro, diretora de filmes como “Através da Janela”, “Trago Comigo”, “Hoje”, “Antônia” e “Sequestro Relâmpago”, entre outros, e o projeto mais recente, uma série de entrevistas com cineastas mulheres brasileiras, “Como elas fazem”.

Tata estará presente na inauguração oficial marcada para o dia 25 de agosto, com a exibição de seu primeiro longa-metragem “Um céu de estrelas”, quando conversará com o público presente. Em seus filmes, a cineasta é reconhecida por retratar dramas sociais e políticos, buscando a preservação da memória da luta política de grupos sociais, especialmente das mulheres, por meio de suas protagonistas.

Neste domingo, dia 18 de agosto, acontecerá uma prévia das atividades do CineHebe com a estreia do minidocumentário “Meu Bem Querer”. Criado e produzido pela Cia da Hebe, o documentário retrata a beleza e a integridade de um casal formado por uma mulher trans e um homem cisgênero, que vivem na zona rural de uma cidade do interior de São Paulo. A exibição contará com uma conversa sobre a temática trans. O filme terá também exibições na zona rural e em bairros da cidade, com tradução em libras e áudio descrição.

Até o final de novembro, o Cine trará, além das exibições, a presença de cineastas para apresentar seus filmes e conversar com a plateia, oficina de cinema para crianças, sessões à tarde para idosos e em bairros da cidade, além de conversas temáticas.

Já a 1ª Mostra de Arte Híbrida nasceu a partir do conhecimento e das práticas nas áreas de fotografia, dança, teatro, poesia e artes gráficas, entre outras, já realizadas pela Cia da Hebe. “Esta é uma oportunidade de expansão da Cia. Temos um conjunto de atividades que representam a qualidade do trabalho aqui desenvolvido. A Cia da Hebe está propondo projetos artísticos e contemporâneos importantes para a cidade, que irão impulsionar a cultura, com a presença de cineastas e outras personalidades de destaque, beneficiando quem mora na cidade e o visitante e/ou turista”, afirma Mônica. A abertura oficial da Mostra será no dia 21 de setembro, às 20h30, com o espetáculo de dança “Peças de Conversação”, do Núcleo Cinematográfico de Dança (NCD) de São Paulo. Na mesma data, das 10h às 13h, haverá uma oficina de colagem com a artista plástica e colagista Sheila Kruger.

A Mostra seguirá com as imersões “Toques de Tambor na Cultura Popular Brasileira”, com Cris Bueno e Inês Viana, das 10 às 12h e das 14h às 16h, no dia 28 de setembro, e “Clarice Lispector: escritora e pintora”, com Verônica Stinger, das 10h às 13h, no dia 05 de outubro. Já no dia 12 de outubro acontecerá a apresentação do espetáculo “Meu nome: Mamãe”, da Mundana Companhia de São Paulo, com Aury Porto, às 20h.

Um encontro com Cristiano Mascaro, o fotógrafo urbano, acontecerá na Mostra em 13 de outubro, às 17h30. A programação será encerrada com a oficina “Poesia, corpo e artes gráficas”, com o escritor André Gravatá, em 19 de outubro, das 10 às 12 e das 14h às 16h.

A Cia da Hebe é uma associação de arte e cultura sem fins lucrativos que colabora e proporciona à cidade um trabalho de formação e informação, por meio de exposições, atividades e eventos – tudo gratuito. Ocupa desde 2016 um casarão de 120 anos no centro da cidade.

Serviço:

Estreia do Curta Metragem “Meu Bem Querer” (com exibição em libras e áudio descrição), realizado pela Cia da Hebe

Ideia original: Mônica Sucupira, João Barim e Tika Tiritilli

Apresentando: Larissa e Luis Paulo

Lançamento: 18 de agosto de 2024, às 17h30

Público e Gratuito 

 

Abertura Oficial do Cine Clube Hebe – Com a presença da cineasta Tata Amaral

Data: 25 de agosto, às 17h30

Encontro: O cineasta e seu filme – Conversa e exibição do filme “Um céu de estrelas”

Gratuito – reserva de ingresso pelo @ciadahebe (@ciadahebe) • Fotos e vídeos do Instagram ou whatsapp: (19) 9 883764138

Programação completa do CineHebeClube: Cia da Hebe

 

Abertura oficial da Mostra de Arte Híbrida

Data: 21 de setembro, das 10h às 13h

Oficina de colagem com a artista plástica e colagista Sheila Kruger

. Às 20h30

Espetáculo de dança “Peças de Conversação”, do Núcleo Cinematográfico de Dança (NCD) de São Paulo – com Maristela Estrela e Mariana Sucupira

Gratuito – reserva de ingresso pelo @ciadahebe (@ciadahebe) • Fotos e vídeos do Instagram

ou whatsapp: (19) 9 883764138

Para oficinas e imersões, acesse o formulário no link da bio da @ciadahebe (@ciadahebe) • Fotos e vídeos do Instagram

Programação completa da Mostra: Cia da Hebe

Endereço da Cia da Hebe – Rua Capitão João Batista Mendes Silva, 175, no centro de Espírito Santo do Pinhal

O estreito relacionamento com a mídia tradicional e a expertise em agroeconomia são os diferenciais da Carol Silveira Assessoria de Comunicação. Temos uma estrutura otimizada que garante respostas rápidas e eficientes. Somos jornalistas profissionais aptas a construir a presença do cliente na mídia.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

O Mercado volta ao Flamengo neste fim de semana com 60 criadores

Publicado

em

Tatuagem, presentes para o Dia dos Pais e exibição de curta fazem parte da programação

Neste fim de semana, dias 02 e 03 de agosto, a feira O MERCADO volta a ocupar o prédio do Instituto de Arquitetos do Brasil para realizar a sua 88ª edição. O espaço será tomado por uma programação diversificada, tendo como principal foco a feira que há 14 anos reúne artistas, designers, artesãos e estilistas independentes. A programação acontece de 11h às 19h, e é gratuita.

Conhecida por sua curadoria criativa, que traz produtos autorais dos mais variados, celebra a chegada de 19 marcas estreantes que irão se juntar ao coletivo pela primeira vez. “Mesmo quem sempre frequentou o evento vai poder se encantar com as novidades e descobrir novos talentos da moda, design e arte carioca. Além disso, aproveitamos a proximidade com o Dia dos Pais para receber um reforço, convidando marcas para aumentar a gama de opções de presentes”, diz Je Muniz, que está à frente da produção da feira junto da sua sócia Clarissa Muniz. 

E opções de presentes não faltarão! Quaint, Malala Wear,  Mulher Preta & Soul Negão, Romeu e Auge são alguns dos stands que estarão preparados com opções para todos os estilos.

Dentre as novidades está o arquiteto Felypê Araujo que lança sua primeira coleção upcycling de camisas com intervenções bordadas em pedrarias, projeto intitulado Custom Drop. Já o brechó Abapha terá um espaço voltado para garimpos vintages no  melhor estilo “achados” como broches antigos e brincos de pressão.

A programação também inclui tatuagem, filme e oficina.

Sábado acontece a oficina de upcycling ministrada por Renata Marilon, já domingo será exibido o curta metragem A Mala de Taylor, de Ana Rodrigues e Guga Millet, seguido de roda de conversa sobre moda e sustentabilidade. No mesmo espaço 4 tatuadores, Ra Cassiano, Thamy Barbosa, Monalisa e Allan Cristian, promovem um flash tattoo com valor a partir de R$100.

E quem curte aproveitar uma promo vai adorar! Em uma ação conjunta das marcas, cada uma terá um produto com preço remarcado, isso significa que dá para garimpar descontos de 10% até 40%.

O local ainda conta com um charmoso espaço gastronômico com opções artesanais como sanduíches, queijos, embutidos, biscoitos, doces, antepastos, granolas, limoncello e chopp.

A entrada é gratuita, pet friendly e não esqueça de levar sua ecobag!

Serviço

O MERCADO

Dias: 02 e 03/08

Horário: 11h às 19h

Local: IAB/RJ (Rua do Pinheiro, 10 – Flamengo)

  • Oficina de upcycling: 02/08 às 15h (necessário inscrição prévia)
  • Exibição do curta A Mala de Taylor: 03/08 às16h (atividade gratuita)

Classificação livre – Acessibilidade – Entrada gratuita – Pet Friendly

www.estilistasindependentes.com

Continue Lendo

Cultura

Instituto Irmãos sem Fronteiras leva doações e solidariedade à aldeia indígena Tekoa Tape Mirim, em São Paulo

Publicado

em

O Instituto Irmãos sem Fronteiras, sob a liderança de sua presidente Leslytheiny Beisahatt e seus diretores, realizou mais uma importante ação social, desta vez na aldeia indígena Tekoa Tape Mirim, localizada em uma reserva natural no bairro de Parelheiros, zona sul de São Paulo.

Com 45 anos de história, o Instituto é reconhecido por seu trabalho contínuo de assistência social, solidariedade e promoção da dignidade humana, atendendo comunidades carentes, outras instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade em diversas regiões do país.

Nesta edição da ação, os benfeitores Issam Atef Sammour e Mário Gonçalves Soares realizaram uma doação significativa de mais de R$ 300 mil em produtos, brinquedos e eletrônicos, oriundos de uma das maiores distribuidoras do Brasil. Os itens foram destinados às famílias da aldeia, levando não apenas suporte material, mas também acolhimento, empatia e valorização cultural. A aldeia Tekoa Tape Mirim é habitada pelo povo Tupi-Guarani e tem como liderança a cacica Dona Laura. Durante a visita, o representante da aldeia, Diego Kitaulhu, responsável pela recepção de turistas, fez um convite especial para que mais pessoas conheçam a realidade de seu povo e vivenciem uma experiência cultural transformadora.

A iniciativa reafirma o compromisso do Instituto Irmãos sem Fronteiras com a inclusão social, o respeito à diversidade e o fortalecimento das comunidades tradicionais brasileiras.

Fotos: Dinorah Rosa

Continue Lendo

Cultura

Mitolândia: de vídeos caseiros ao maior movimento digital juvenil do Brasil

Publicado

em

O que começou como vídeos despretensiosos nas redes sociais de MC J Mito, mostrando os bastidores da sua rotina, suas aventuras e a correria da vida real, se transformou em um dos maiores fenômenos digitais voltados ao público infantojuvenil: a Mitolândia.

Impulsionado pelo sucesso viral dos conteúdos, MC J Mito se uniu ao empresário e sócio Marcelo (MK) para dar um novo e ousado passo: a criação da Mansão Mitolândia — uma verdadeira fábrica de influenciadores e criadores de conteúdo. A ideia nasceu entre amigos próximos, com quem o funkeiro já gravava há anos, mas rapidamente cresceu e hoje reúne mais de 20 influenciadores residentes, cada um com seu estilo, linguagem e público próprio.

Com um conteúdo leve, divertido e cheio de energia, a Mansão se consolidou como um polo de entretenimento voltado especialmente para crianças e adolescentes. O público acompanha fielmente o dia a dia da casa, formando uma comunidade engajada, fiel e com altíssimo alcance orgânico.

Mais do que uma casa de criadores, a Mitolândia virou um movimento cultural juvenil, que mistura internet, música, humor, lifestyle e representatividade. E vem muito mais por aí: novas temporadas, experiências presenciais, colaborações com grandes nomes da internet e ainda mais conteúdos inovadores estão sendo preparados para surpreender e encantar o público.

A Mitolândia mostra que com criatividade, autenticidade e visão empreendedora, o entretenimento jovem pode ir muito além da tela.

(Fotos : Marcello MK)

Continue Lendo