Diazinon é ferramenta aliada no controle de moscas domésticas em propriedades rurais

Uso de soluções com o princípio ativo em pulverizadores requer cuidados para saúde humana e ambiental

A mosca doméstica (musca domestica) é uma espécie vetora de inúmeras doenças em propriedades rurais e ambientes urbanos. Seus hábitos são extremamente nocivos para a produção animal, assim como para a saúde humana. “É um inseto que vive em matérias orgânicas contaminadas, como fezes, lixo ou resto de alimentos, onde já há presença de microrganismos que representam grande risco à saúde animal, principalmente. Esse é o momento de maior preocupação, pois a umidade e altas temperaturas favorecem sua proliferação”, explica Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol Saúde Animal.

A mosca doméstica é responsável pela transmissão de mais de 60 doenças – com potencial de infectar animais e humanos. Com habilidade de viver em zonas urbanas e rurais, a M. domestica tem como preferência materiais orgânicos em fermentação para seu desenvolvimento e a colocação de ovos, como fezes de bovinos, suínos e equinos, restos de insumos alimentares dos animais, assim como fossas abertas, aterros sanitários e fezes humanas. Outras características de propriedades rurais também a atraem, como o leite produzido por vacas leiteiras.

- Publicidade -

O diazinon, inseticida organofosforado, se mostra extremamente eficaz para controlar a infestação de moscas domésticas. “A aplicação do diazinon requer o cumprimento de protocolos de segurança e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) de forma correta, para evitar a intoxicação humana, animal e do meio ambiente. É importante que o produtor rural utilize macacão, chapéu, botas e luvas impermeáveis para sua proteção”, explica Coutinho.

Aplicado por meio da diluição em água e pulverizadores costais, o Diazitop® PM – solução da Vetoquinol Saúde Animal, que celebra 90 anos de fundação em 2023 – não deve ser aplicado contra o vento, para evitar inalação da névoa do pulverizador. Além disso, como ação de responsabilidade ambiental, o produtor não deve lavar os EPIs utilizados para evitar que a água utilizada na lavagem contamine outros locais.

“O Diazitop® PM é indicado para pulverização de pisos, tetos, paredes, galpões, estábulos, bezerreiros, currais e baias e é uma solução extremamente eficiente para o controle da mosca doméstica”, afirma Evandro Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol. O Diazitop® PM é uma solução integrante da linha ambiental da Vetoquinol Saúde Animal. “A linha evidencia a preocupação da companhia em oferecer soluções ao mercado que estejam alinhadas em promover a saúde de animais e humanos, melhorar a qualidade de alimentos e reduzir os impactos ambientais, protegendo os recursos naturais, a fauna, a flora e a geração de segurança alimentar”, finaliza Oliveira.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

- Publicidade -

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *