Dicas para casais: como planejar o orçamento para as festas de fim de ano

A época é boa para aquelas comprinhas tão desejadas. Mas, para evitar surpresas no orçamento, é essencial ter um plano bem estruturado

As festas de fim de ano caem no gosto dos lojistas por aquecerem as vendas no comércio. Considerada a principal data comemorativa do ano, o Natal deve levar mais de 132,9 milhões de consumidores às compras, de acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas. A festa natalina deve injetar R$ 74,6 bilhões na economia.

Ainda segundo o estudo, entre os que não vão presentear, 27% dizem não ter dinheiro, 17% não gostam ou não têm o costume e 15% estão endividados e irão priorizar o pagamento de dívidas. De acordo com Ana Zucato, CEO da Noh, carteira digital compartilhada, os brasileiros aguardam a data para garantir itens que vão desde eletrodomésticos, eletrônicos, móveis até itens de decoração para a casa e compra de pacotes de viagens. “Eles aproveitam o momento para trocar a geladeira, fazer um upgrade no celular, mudar o sofá ou adquirir um pacote de viagens para as férias em família, além de presentear os mais próximos”, explica.

Para muitos brasileiros, aproveitar os preços atrativos da época é ainda mais vantajoso se dividido com o parceiro. “Cerca de 85% dos gastos de pessoas que moram juntas são compartilhados. Por isso é tão importante se planejar financeiramente para conseguir aproveitar as promoções sem comprometer o orçamento familiar”, aconselha.

Manter as finanças pessoais em dia com tantas datas comemorativas requer planejamento e disciplina. Pensando nisso, a executiva listou abaixo algumas dicas para serem utilizadas no período de festas de ano. Confira:

  1. Coloque no papel quantos presentes você terá que comprar: fazer uma lista com os nomes das pessoas que irão receber presente é uma forma de manter a organização. E isso permitirá que você não seja pego com qualquer surpresa financeira.
  2. Estabeleçam metas claras: antes de se perderem nas tentações natalinas, sentem juntos e definam metas claras. Listem os itens que desejam adquirir, priorizando aqueles que, realmente, precisam. Isso ajudará a evitar compras impulsivas e manterá o foco nos objetivos financeiros do casal.
  3. Pesquisem bem antes de comprar: a antecipação é a chave para aproveitar as melhores ofertas. Pesquisem os preços dos produtos desejados com antecedência, comparem entre diferentes lojas e, se possível, aproveitem cupons de desconto. Assim, vocês garantem que estão fazendo as melhores escolhas financeiras durante o período.
  4. Fiquem de olho nas promoções online: compras virtuais são uma excelente maneira de evitar multidões e economizar tempo. Além disso, muitas lojas oferecem descontos exclusivos, tornando a experiência de compra ainda mais vantajosa.
  5. Evitem parcelamentos excessivos: embora parcelar seja uma opção tentadora, é importante não se deixar levar pelos parcelamentos excessivos. Analisem as condições de pagamento, evitem juros desnecessários e certifiquem-se de que as prestações cabem confortavelmente no orçamento mensal do casal.

Com essas dicas, o casal estará preparado para aproveitar as festas de fim de ano de maneira inteligente e responsável. “Planejem juntos, usem a tecnologia a seu favor e desfrutem das melhores ofertas sem comprometer as finanças”, finaliza Zucato.

Compartilhe este artigo
Segue:
Autora na Gazeta24h e agora na ImprensaBr, sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *