Esporte
Enzo Fittipaldi confirmado pela Jaguar no teste de novatos da Fórmula E
O teste oficial para novatos da décima temporada será em 13 de maio, em Berlim, Alemanha
A Jaguar TCS Racing anunciou nesta quarta-feira (8) o nome de Enzo Fittipaldi no teste oficial de novatos, o chamado Rookie Test – do Campeonato ABB FIA Fórmula E de 2024, que ocorre em Berlim, na Alemanha, no dia 13 de maio.
O brasileiro de 22 anos se juntará ao sul-africano Sheldon van der Linde na equipe durante as sessões no circuito do Aeroporto de Tempelhof.
Depois de um início de sucesso no kart, Enzo Fittipaldi se consolidou no automobilismo em 2017. O jovem foi campeão italiano de F4 em 2018 e vice-campeão europeu da Fórmula Regional em 2019, dirigindo pela Ferrari Driver Academy.
Enzo é duas vezes campeão de corridas e 13 vezes pódio no Campeonato de Fórmula 2 da FIA. Atualmente, o jovem está competindo no Campeonato FIA de Fórmula 2 pela Van Amerstoort Racing, como atleta da Red Bull.
“Esta será a primeira vez que dirijo um carro de Fórmula E e estou realmente ansioso pela oportunidade de testar com uma equipe e uma marca icônica. Passei algum tempo no simulador na sede da equipe em Kidlington para ter a melhor chance de ter um teste bem-sucedido em Berlim”.
”O teste de novatos é uma grande oportunidade para jovens pilotos experimentarem uma categoria de automobilismo totalmente elétrica e mal posso esperar para ganhar experiência”, disse Enzo Fittipaldi, piloto novato da Jaguar TCS Racing.
Além de Enzo Fittipaldi, outros dois brasileiros participam do teste de novatos da Fórmula E em Berlim: Felipe Drugovich na Maserati e novamente Caio Collet, que é o reserva da Nissan. Vale lembrar que Felipe Drugovich foi o mais rápido nos testes de 2023 na mesma pista.
Mais sobre os novatos da Jaguar
O sul-africano Sheldon van der Linde regressa depois de três anteriores testes bem-sucedidos pela Jaguar TCS Racing, depois de ter liderado os tempos na sessão de Berlim do ano passado.
O jovem de 24 anos compete no DTM desde 2019 e foi campeão do DTM em 2022. Mais recentemente, competiu no Campeonato Mundial de Endurance com a BMW, terminando em sexto em Ímola.
”Esta será a primeira vez de Enzo atrás do volante do Jaguar I-TYPE 6, e estamos todos entusiasmados por acomodá-lo em um novo ambiente e aproveitar bem o tempo juntos no circuito do Aeroporto de Tempelhof”.
”Ele tem uma grande experiência até o momento e é claramente uma honra ter a última geração da famosa família Fittipaldi testando conosco aqui na Jaguar TCS Racing.”, comentou James Barclay, Diretor Geral da JLR Motorsport e Diretor da Jaguar TCS Racing Team.
A nona e a décima rodada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E de 2024 serão realizadas em Berlim, Alemanha, no sábado, 11, e no domingo, 12 de maio.
Esporte
Fórmula 1: Lando Norris vence GP do Brasil e abre vantagem na ponta
Perfeito. Assim foi o fim de semana do piloto britânico Lando Norris, da McLaren. Após vencer a corrida sprint e registrar a pole position no sábado (8), ele venceu o GP do Brasil neste domingo sem grandes ameaças dos adversários no autódromo de Interlagos. 

Consequentemente, Norris, que começou o fim de semana com apenas um ponto de vantagem para o colega de equipe Oscar Piastri, tem agora 24 pontos de frente para o adversário, que terminou em quinto lugar. Kimi Antonelli, da Mercedes e Max Verstappen, da RBR, fecharam o pódio em São Paulo.
A corrida teve emoções desde a primeira volta. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, que não conseguira registrar tempo no treino classificatório após um acidente na corrida sprint, largou na última posição e se envolveu em outro acidente, desta vez com o canadense Lance Stroll, da Aston Martin. Bortoleto teve que abandonar a prova.
Também no início, Lewis Hamilton, da Ferrari, teve acidente com Franco Colapinto, da Alpine. Após cair para o último lugar, o britânico acabou abandonando a corrida posteriormente.
Na retomada, outro acidente: Antonelli, Piastri e Charles Leclerc, da Ferrari, estavam em uma disputa na 6ª volta e o monegasco, que havia largado na terceira posição, levou a pior, sendo mais um a abandonar a corrida.
Na parte da frente da classificação, poucas emoções. Lando Norris foi soberano e, tirando momentos de trocas nos boxes, não largou a primeira posição. Um destes momentos aconteceu após a incrível recuperação do tetracampeão Max Verstappen, que largou do pit lane e chegou a ocupar a ponta antes de precisar fazer o seu pit stop. O holandês, com a prova que fez, se mantém na disputa do título de pilotos, em terceiro lugar na tabela de classificação, com 341 pontos, 49 a menos que Norris e 25 a menos do que Piastri.
Restam três provas para o fim da temporada, a próxima será dia 23, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Esporte
Brasil encerra Parapan de Jovens na liderança do quadro de medalhas
Depois de ditar o ritmo do pódio durante todo o evento, o Brasil fechou o Parapan de Jovens, em Santiago, no Chile, neste domingo (9), em primeiro lugar no quadro de medalhas.

Na despedida da competição, foram mais cinco medalhas de ouro e uma de prata, que fizeram o país totalizar 99 pódios, com 60 ouros, 29 pratas e 10 bronzes. Atrás do Brasil vieram Colômbia (116 medalhas) e México (98).
A bocha foi o grande destaque brasileiro no último dia de competições no Chile. Foram três ouros: pares BC3, pares BC4 e equipes (classes BC1 e BC2).
Os outros dois ouros derradeiros vieram com o futebol de cegos masculino e o vôlei sentado masculino. Já a seleção feminina de vôlei sentado ficou com a prata.
No total, o Brasil foi representado por 120 atletas de até 23 anos de idade.
Esporte
Cruzeiro e Fluminense jogam pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Cruzeiro e Fluminense se enfrentam, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (9) no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, em busca de uma vitória antes da parada da Série A do Campeonato Brasileiro para a Data Fifa do mês de novembro.

Ocupando a 3ª posição da classificação com 63 pontos conquistados, a Raposa busca a 3ª vitória consecutiva na competição para entrar de vez na luta pelo título da competição nacional. Na última rodada, a equipe comandada pelo técnico português Leonardo Jardim bateu o Grêmio pelo placar de 1 a 0 mesmo atuando em Porto Alegre.
Para medir forças com o Fluminense, o Cruzeiro não poderá contar com o volante Lucas Silva, suspenso por acúmulos de cartões amarelos. Desta forma, a equipe mineira deve entrar em campo com: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Eduardo e Matheus Pereira; Christian, Arroyo e Kaio Jorge.
Do outro lado do gramado estará um Fluminense que vive um momento de grande instabilidade na temporada. Após garantir presença nas semifinais da Copa do Brasil e realizar uma boa campanha na Copa do Mundo de Clubes da Fifa (garantindo no final a quarta posição), o Tricolor das Laranjeiras tenta deixar para trás o baixo aproveitamento fora de casa para somar importantes pontos na disputa por uma vaga para a próxima edição da Copa Libertadores.
Apesar de vir de vitória de 1 a 0 sobre um surpreendente Mirassol na última rodada, a equipe comandada pelo técnico Luis Zubeldia tenta melhorar o seu aproveitamento fora de casa. Como visitante, e sob o comando do técnico argentino, o time das Laranjeiras soma quatro partidas (três derrotas e um empate).
E a falta de bons resultados como visitante tem incomodado o Fluminense, como deixou claro o técnico Luis Zubeldia em coletiva após o triunfo sobre o Mirassol: “Espero que, com o tempo, também alcancemos bons resultados fora de casa. Trabalhar não apenas o aspecto tático, mas também o mental. Saber manejar situações fora de casa. Sempre digo que os rendimentos oscilam um pouco no Campeonato Brasileiro considerando a localização e partidas como visitantes, fora os primeiros colocados, que mantêm regularidade com ou sem mando de campo”.
Assim como o Cruzeiro, o Tricolor terá um desfalque importante para a partida, o volante Martinelli, suspenso por acumulação de cartões amarelos. Dois jogadores brigam pela vaga, Facundo Bernal e Nonato. E o time das Laranjeiras deve começar o confronto com: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Facundo Bernal (Nonato), Hércules e Lucho Acosta; Serna, Canobbio e Everaldo.


