Siga-nos nas Redes Sociais

Outras

“Estamos em uma das piores situações”, diz Marina sobre Pantanal

Publicado

em

Incendios Castigam O Pantanal
© Joédson Alves/Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente e das Mudanças do Clima, Marina Silva, alertou, nesta segunda-feira (24), que os incêndios atuais no Pantanal são agravados pelos extremos climáticos e também por ações criminosas.

“Estamos diante de uma das piores situações já vistas no Pantanal. Toda a bacia do Paraguai está em escassez hídrica severa”, afirmou.

Marina Silva concedeu entrevista após segunda reunião da sala de situação de crise com outros ministros, como Simone Tebet (Planejamento) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), além de representantes da Defesa e da Justiça. A ministra explicou que, no período entre os fenômenos do El Niño e El Niña, de estiagem na região, fez com que uma “grande quantidade de matéria orgânica em ponto de combustão” esteja propiciando incêndios que são “fora da curva” em relação a tudo que se conhece.

Segundo ela, o Ministério do Meio Ambiente planeja, desde outubro do ano passado, ações para se antecipar às consequências do incêndio.

“Pela primeira vez, houve um plano de enfrentamento a incêndio no Pantanal. Nós fazemos política pública com base em evidência. Já sabíamos que este ano seria severo”, disse Marina Silva.

 

Diante disso, ela afirmou que o ministério decretou situação de emergência em relação ao fogo e à contratação de brigadistas. Pelo (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em atuação, há 175 brigadistas, 40 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 53 da Marinha (que são combatentes), além de bombeiros locais. “Teremos já um adicional de 50 brigadistas do Ibama e 60 que virão da Força Nacional, além da mobilização de mais brigadistas diante da necessidade”.

“Novo normal”

Marina Silva disse que a seca na região aponta para um “novo normal”, com a pior estiagem dos últimos 70 anos. “O que nós temos é um esgarçamento de um problema climático que vocês viram acontecer com chuvas no Rio Grande do Sul. Nós sabíamos que iria acontecer com seca envolvendo a Amazônia e o Pantanal. Nesse período, não há incêndio por raio. O que está acontecendo é por ação humana”, lamentou.

De acordo com a ministra, mais de 80% dos incêndios estão dentro de propriedades particulares. “Nós temos uma responsabilidade sobre as unidades de conservação federal, mas nesse momento nós estamos agindo em 20 incêndios”.

Simone Tebet destacou que foi importante a ação do governo de Mato Grosso do Sul de decretar a emergência ambiental. “Isso nos abre a possibilidade de criar créditos extraordinários. Não vai faltar recurso ou orçamento para resolver. Agora, não há orçamento no mundo ou no Brasil que resolva o problema de consciência da população”, afirmou.

Marina Silva ainda relembrou a necessidade de aprovação pelo Congresso da Lei do Manejo Integrado do Fogo. “Infelizmente, até hoje não foi aprovado. Gostaríamos muito de que fosse aprovado nesse momento em caráter emergencial”.

Proibição do uso do fogo

Marina Silva disse que há um pacto com os governos do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, além dos governadores dos estados da Amazônia. “Os governos estaduais já decretaram a proibição definitiva do fogo [em pastagens] até o final de ano. Portanto, todos aqueles que fizerem o uso do fogo para renovação de pastagem ou para atividade qualquer que seja ela, estará cometendo um delito”, alertou.

A ministra associou que os municípios que mais desmataram têm sido vítimas dos incêndios, como é o caso de Corumbá (MS). “É o município que mais desmatou. Não por acaso, é onde há mais incêndio”.

Já a ministra Simone Tebet, do Planejamento, acrescentou que há uma atenção especial para as situações do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. “O maior foco de incêndio nesse momento é no estado de Mato Grosso do Sul, mais de 50% no município de Corumbá”. Ela salientou a colaboração dos governos dos estados de decretar a proibição do manejo controlado de fogo até o final do ano.

“Mesmo aqueles fogos controlados que eram permitidos no Pantanal, está terminantemente proibido por determinação dos governos estaduais”, destacou.

 

Fonte: Ag. Brasil

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras

Show gratuito ‘Flores Astrais’ faz homenagem aos Secos & Molhados na Pavuna

Publicado

em

Show gratuito ‘Flores Astrais’ faz homenagem aos Secos & Molhados na Pavuna
Divulgação

Premiado no edital ‘Viva O Talento’, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC), o espetáculo “Flores Astrais – Um Tributo aos 50 anos dos Secos & Molhados”, celebra e reconstitui com ousadia os primeiros shows do icônico grupo que lançou Ney Matogrosso ao estrelato e imortalizou inúmeros sucessos, como “Sangue Latino”, “Rosa de Hiroshima”, “O Vira” e “Flores Astrais”, entre outros. O espetáculo estará, pela primeira vez, na Pavuna, na Arena Cultural Jovelina Pérola Negra, em uma única apresentação, gratuita e aberta ao público, no dia 18 de janeiro, sábado, às 20h30.

O Secos & Molhados revolucionou, pela força de suas canções, pelos seus figurinos ousados, pelas maquiagens criativas e pela movimentação gestual cênica, que colocou não só a MPB, como a cena pop brasileira dos anos 70, de cabeça pra baixo, em plena Ditadura Militar. O show- tributo passou pelos principais teatros do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte e também recebeu o “Prêmio Funarj Música Ao Vivo 2023”, ficando entre os primeiros colocados no “Prêmio Rio do Rock” da Funarj, em 2023.

Na apresentação, um grupo de experientes músicos – Danilo Fiani (voz), Luiz Lopez (voz, piano, escaleta, violão de 12 cordas), Mario Vitor (voz, guitarra, violão de nylon e gaita), Odeid – um legítimo Ronaldo (contrabaixo) e Rike Frainer (bateria, ganzá duplo e castanholas) – homenageia Ney Matogrosso, João Ricardo e Gerson Conrad, resgatando um repertório fantástico e respeitando os arranjos, as sonoridades e a ambientação originais. O que parecia impossível e apenas um sonho até para músicos experientes tornou-se o “Flores Astrais: Um Tributo aos Secos & Molhados”, trabalho meticuloso que exigiu muita dedicação e pesquisa para tentar reproduzir uma das mais preciosas e populares pérolas da MPB, formando um caldeirão para de novo emocionar um país inteiro – mais de 50 anos depois.

“Flores Astrais – Um Tributo aos 50 anos dos Secos & Molhados” se espelha na arte do “Desbunde”, na qual Ney Matogrosso e banda eram expoentes, tão representativa na transgressão e massificação da cultura nacional que renovou o cenário artístico, transformando-o de forma significativa. Secos & Molhados traziam um teor de liberdade onde não havia. Caracterizavam-se na busca de novos valores e novas formas de expressão, transgrediam os valores ditos formais da sociedade pautados direta ou indiretamente pelos princípios da contracultura. O primeiro álbum, de 1973, bateu todos os recordes de vendas, ultrapassando Roberto Carlos e Jair Rodrigues naquele ano.

O espetáculo, com direção artística, cenografia e iluminação de Djalma Amaral, com produção executiva da Portal Produções, prima pela qualidade musical e traz ao público toda a efervescência e irreverência dos Secos & Molhados e por intermédio de uma seleção de 24 músicas, resgatando um set-list revolucionário, poético e absolutamente atemporal.

João Ricardo, fundador, integrante e maior compositor dos Secos & Molhados, acompanhou o projeto desde o seu início e assistiu ao espetáculo no Blue Note São Paulo (2024), ficando nitidamente emocionado. O artista chancelou o espetáculo como “…o melhor tributo aos Secos & Molhados… Músicos primorosos e excelentes artistas”. Pessoalmente, no palco, em poucas palavras resumi que sua obra “floresceu”.

O projeto, contemplado pelo edital “Viva O Talento”, disponibilizará intérprete de libras durante o show e profissional capacitado e sensibilizado para atender ao público. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do horário do show, sujeitos à lotação do teatro.

SERVIÇO:

FLORES ASTRAIS – UM TRIBUTO AOS 50 ANOS DOS SECOS & MOLHADOS

Local: Arena Cultural Jovelina Pérola Negra

Praça Ênio, s/n, Pavuna

Data: Sábado, 18 de janeiro, às 20h30

Classificação livre (menores de 14 anos somente acompanhados dos responsáveis)

Ingressos gratuitos

Retirada de ingressos na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo

Informações: (21) 3437-0760

FICHA TÉCNICA

Músicos:

Danilo Fiani: voz

Luiz Lopez: voz, piano, escaleta e violão de 12 cordas

Mario Vitor: voz, guitarra, violão de nylon e gaita

Rike Frainer: bateria, ganzá duplo e castanholas

Odeid: contrabaixo

Djalma Amaral: direção artística, iluminação e cenografia

João Vicente: técnico de som

Nei de Paula: assistente de palco/roadie

Arlete Rua: confecção de adereços

Suely Mesquita: preparação corporal

Eu, Rio!: assessoria de imprensa

Signus Design: designer gráfico

Portal Produções: produção geral

Continue Lendo

Outras

Nível das águas de inundações cai 70% em Peruíbe

Publicado

em

Nível das águas de inundações cai 70% em Peruíbe
© Defesa Civil de SP/Divulgação

Os níveis das águas na cidade de Peruíbe recuaram cerca de 70%, segundo informações divulgadas na manhã de hoje (13) pela Defesa Civil do estado de São Paulo. Com isso, diminuiu de 463 para 251 o total de desabrigados na cidade.

Dos três abrigos humanitários montados, um deles foi desativado no domingo (12). A remoção das pessoas de áreas de risco começou na última quarta-feira (8) por conta das inundações. Mais famílias foram afetadas pelo mau tempo, mas preferiram não ir para abrigos. Para essas, o município distribuiu cestas básicas.

Resgate

Até o momento, cerca de 100 animais foram resgatados, incluindo um cavalo encontrado sobre o telhado de uma residência no bairro Nova Peruíbe. Além desses, mais 100 animais foram assistidos diretamente nas casas, com água e ração.

Com o escoamento da água, funcionários da concessionária de energia local fazem reparos e as equipes de limpeza urbana trabalham nas ruas.

Na quinta-feira (9), a prefeitura decretou situação de emergência, com homologação pelo governo de São Paulo. Entre os bairros mais afetados em Peruíbe estão Caraminguava, Ribamar, Caraguava e Jardim das Flores.

 

Segundo o site Agenciabrasil.ebc,

Com informações: Agenciabrasil.ebc

Continue Lendo

Outras

Campanha do RioMar Recife arrecada materiais escolares para serem doados para crianças de instituições de bairros do entorno

Publicado

em

Campanha do RioMar Recife arrecada materiais escolares para serem doados para crianças de instituições de bairros do entorno
Thays Martins/RioMar Recife

Além de curtir a temporada de férias, janeiro também é o mês para organizar o ano que está começando. Montar toda a estrutura para o retorno à escola e comprar os materiais estão na lista do planejamento. A campanha de Volta às Aulas do RioMar Recife segue até o final do mês com oportunidades de compras de produtos e serviços em um só lugar. O empreendimento ainda promove uma campanha de arrecadação de materiais escolares para serem doados para crianças de instituições de bairros do entorno, do Pina e Brasília Teimosa, e do Sertão.

A ação solidária, que é feita em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, conta com a arrecadação de materiais escolares novos e usados em bom estado no RioMar Recife. As doações podem ser feitas até o dia 31 de janeiro no ponto de coleta localizado no Piso L1, próximo da loja Americanas.

Entre as sugestões de materiais escolares que podem ser doados estão caderno, estojo, papel A4, lápis grafite, borracha, tesoura sem ponta, lápis de cor, hidrocor, régua, caneta, bolsa escolar, lancheira, entre outros.

Campanha de Volta às Aulas

A campanha de Volta às Aulas do RioMar Recife já é tradicional no mês de janeiro, quando as pessoas estão renovando a matrícula escolar, comprando uniformes e já estão de posse da lista de materiais escolares. O objetivo é facilitar o processo para quem busca conforto e comodidade.

No RioMar Recife, é possível organizar toda a lista de material escolar em um só lugar, com as mais de 400 operações do empreendimento, que incluem papelarias, lojas de acessórios com mochilas e estojos, vestuário, calçados e materiais esportivos. As lojas de serviços servem como opção para personalização, seja de bordados, impressão de etiquetas e armarinho.

App

Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.

Continue Lendo