Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Fórmula E e FIA Girls On Track promovem curso de envelopamento de carro

Publicado

em

Formuale2024

A Fórmula E promoveu, nesta quinta-feira (19), um workshop de envelopamento de carros na sede da FullPower PRO, em São Paulo (SP). O curso reuniu jovens de várias idades, principalmente mulheres.

O objetivo foi atender uma demanda de mercado de automóveis, que utiliza a prática da personalização ou plotagem como alternativa sustentável

A categoria dos carros elétricos, que volta à capital paulista em 16 de março no Sambódromo do Anhembi, e o Girls on Track convidaram meninas do Instituto Mães Brasil para o workshop de envelopamento.

O projeto social que oferece capacitação e empreendedorismo feminino na capital paulista e parte das alunas estará no ePrix da Fórmula E no mês que vem. O curso foi prático e os participantes usaram o carro elétrico Nissan Leaf para envelopar.

”O mais importante foi priorizar as mulheres. A gente sabe que o mercado procura mais meninas para esse tipo de serviço e esse curso capacita para o mercado. As empresas de envelopamento buscam esse perfil”, Bruna Frazão, membro da comissão feminina da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e sócia da Agência Forte.

”Queremos mostrar que existem mulheres capacitadas para trabalhar no ambiente do automobilismo e em toda sua cadeia produtiva. Queremos dar oportunidades e gerar novas referências”.

A Fórmula E e a FIA Girls on Track seguem em mais um ano de parceria. O programa para meninas de 12 a 18 anos fará parte do Eprix paulista.  A expectativa é que mais de 1.650 mulheres participem do programa no decorrer da temporada dez.

Em seis anos o programa FIA Girls on Track impactou positivamente mais de 2.500 meninas em vários finais de semana de corrida na Fórmula E, com figuras femininas importantes de diversas profissões no paddock do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, oferecendo workshops inspiradores e educativos.

Um dos objetivos da F-E com o Girls on Track é gerar experiência de trabalho imersiva em tudo que envolve o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E na pista ou durante a semana da corrida.

”Podemos ver que existem outras mulheres no meio trabalhando com carros e no esporte a motor. E o Girls on Track junta mulheres com o mesmo propósito, mesmo amor, que é o automobilismo. E assim seguimos os nossos sonhos”, destacou a mecânica Letícia Santos Zeballos.

Além do curso de envelopamento, os participantes puderam ver o show car da Fórmula E, que foi exposto na FullPower PRO. O modelo estilizado, que foi lançado pelo prefeito Ricardo Nunes no Desfile das Escolas de Samba deste ano, foi concebido pelo artista Adhemar Cabral.

A instalação artística é feita com sucata eletrônica e outros materiais reciclados, além de plantas brasileiras vivas e irrigadas, em composição feita pela florista Sandra Bacchin, além de colaboração da ONG Sucataria São Paulo.

”Com o FIA Girls on Track, a Fórmula E deixa claro que os seus conceitos de inovação e inclusão ultrapassam em muito as questões naturalmente relacionadas à prova, como eletromobilidade e desenvolvimento sustentável. É um exemplo de responsabilidade social que deveria ser seguido por todos os grandes eventos”, contou Gustavo Pires, presidente da SPTuris – São Paulo Turismo.

A iniciativa FIA Girls On Track também marcará presença durante o fim de semana do EPrix de São Paulo, no dia 16 de março no Sambódromo do Anhembi. Os ingressos já podem ser adquiridos através do site da  Eleven Tickets.

Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Foto: Luis França

Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media. 

Esporte

Festival Vamos Passear: Lazer gratuito para todas as idades no Parque Villa-Lobos (SP) no domingo (29)

Publicado

em

Festival Vamos Passear / Divulgação
Festival Vamos Passear / Divulgação

Esporte, saúde e lazer, com diferentes atrações abertas ao público em geral, a partir das 7 horas, agitando a manhã na capital paulista: esportes em quadra poliesportiva e quadra de areia, minipista de skate, yoga, pilates, e dança, além de espaços dedicados à criançada e ao bem-estar

Junho, 2025 – O Parque Villa-Lobos é local de lazer e diversão em São Paulo (SP). E, neste domingo (29), seus espaços ganham uma atração que promete agitar e garantir entretenimento a pessoas de todas as idades. É o Festival Vamos Passear, apresentado pela Brasilprev, em sua quarta edição de 2025, que chega com diferentes atividades gratuitas para crianças, jovens, adultos e idosos. Momento de reunir a família, os amigos, para uma manhã de muito esporte e saúde, proporcionando um estilo de vida mais saudável por meio de atividade física.

As atrações começam às 7 horas, na arena montada para o evento, sem necessidade de inscrição prévia. É só escolher as atividades e se divertir. Esportes em quadra poliesportiva e quadra de areia movimentarão os participantes, com torneios e aulas de beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, vôlei e basquete. Sem falar em yoga, pilates e dança no palco principal e uma minipista de skate para a garotada. Professores acompanham as ações.

A arena conta, ainda, com Espaço Kids e diversas atividades pensadas especialmente para as crianças: pula-pula, jogos lúdicos, pebolim e pintura; Espaço Saúde, com serviço de massagem e relaxamento, assim como avaliação física; além de um espaço com assistência gratuita para manutenção básica de bicicletas, patins e skates.

E, quem for até o parque terá uma área de alimentação com food trucks e opções de alimentação saudável. Haverá, também, espaço para descanso.

Paralelamente às atividades gratuitas, a programação da etapa contará com Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Infantil, para participantes inscritos em cada uma das ações. As inscrições já estão esgotadas.

As bikes abrem a programação, às 7h30, com percurso de 10 km, seguidas pelo Caminhada de 4 km, às 8h30, e a Corrida Infantil, a partir das 9h30, com até 400 metros distância, de acordo com a idade. E os pets são bem-vindos na Caminhada!

Oito etapas em 2025 – Apresentado pela Brasilprev, uma empresa BB Seguros, o Festival Vamos Passear está percorrendo o Brasil entre os meses de junho e agosto, com um total de oito etapas e expectativa de mais de 30 mil participantes em 2025.

Sustentabilidade e inclusão – O Festival Vamos Passear conta com ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade realizadas ao longo da programação das etapas, com todos os resíduos separados para reciclagem ou compostagem. Resíduo zero, reaproveitamento de lona e doação de areia. A areia utilizada nas quadras será doada a comunidades para construção de espaços de lazer e as lonas das arenas serão reaproveitadas por ONGs na confecção de bolsas, mochilas e outros itens.

O evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, oferece estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.

Entrega de Kits nesta sexta e sábado – Quem estiver inscrito no Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Infantil pode retirar o seu kit nesta sexta-feira (27), entre 10h e 20h, e no sábado (28), das 10h às 18h, na Decathlon Paulista (Av. Paulista, 854 – Shopping Top Center). O kit conta com camiseta, boné ou viseira, bandana, número de peito, sacochila e medalha para quem completar o percurso.

Serviço
Etapa São Paulo
Local: Parque Villa-Lobos (módulos 10 e 11)
Dia : 29 de junho (domingo)
7h30 – Passeio de Bike, 10km
8h30 – Caminhada, 4km
9h30 – Corrida Infantil, de 50 a 400 mts.
7h às 12h – Atividades gratuitas (beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, vôlei e basquete, aulas de yoga, pilates e dança, além atividades no Espaço Kids, Espaço Saúde)

Etapas 2025
08/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã – realizada
15/06 – Recife (PE) – Praia do Pina – realizada
22/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia – realizada
29/06 – São Paulo (SP) – Parque Villa-Lobos
20/07 – Brasília (DF) – Parque da Cidade Sarah Kubitschek
27/07 – Porto Alegre (RS) – Parque Marinha do Brasil
10/08 – Belo Horizonte (MG) – Parque Municipal Juscelino Kubitschek
31/08 – Rio de Janeiro (RJ) – Aterro do Flamengo

O Festival Vamos Passear 2025 é apresentado pela Brasilprev, uma empresa BB Seguros, por meio do Governo Federal/Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte.

Foto: Festival Vamos Passear / Divulgação

Mais informações:
Site: www.vamospassearbr.com
Instagram: www.instagram.com/vamospassearbr/

Continue Lendo

Esporte

Atleta da APA Petrolina, Justino Pedro da Silva é o melhor brasileiro na Maratona do Rio 2025

Publicado

em

APA / Divulgação
APA / Divulgação

Bicampeão da prova, chegou em terceiro lugar neste domingo (22)

Junho, 2025 – O maratonista Justino Pedro da Silva, da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), foi o melhor brasileiro na Maratona do Rio de Janeiro 2025, realizada neste domingo (22). Aos 40 anos, o atleta cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h19min35s e conquistou o 3º lugar geral na prova, ficando atrás apenas dos quenianos Joshua Kipkemboi Kogo e Josphat Kiprotich.

Justino já havia vencido a Maratona do Rio em 2021 e 2022, e mais uma vez mostrou sua força e regularidade em uma das provas mais tradicionais da América Latina.

“Estar no Rio novamente e ser o melhor brasileiro na prova é motivo de muita alegria e satisfação. Sou bicampeão da prova e recordista em 2021, e me sinto praticamente em casa quando estou aqui. Agradeço à torcida, à minha família, à equipe da APA Petrolina e aos patrocinadores Nubank, Seiva do Vale e GDM pelo apoio constante, que nos permite desenvolver nosso trabalho com uma boa estrutura”, afirmou o atleta. Justino tem mais dois desafios no segundo semestre: a maratona de Amsterdã, na Holanda, em outubro, e a São Silvestre, no dia 31 de dezembro.

Outro destaque da equipe sertaneja foi Givaldo Araújo Sena, que terminou em 5º lugar, com o tempo de 2h23min22s, reforçando o excelente desempenho da APA na elite do atletismo brasileiro.

O treinador Marciano Barros, responsável pela equipe de maratonistas da APA, comemorou o resultado dos seus atletas.

“Ver dois atletas da APA entre os cinco melhores da Maratona do Rio é motivo de muito orgulho. É fruto de muito trabalho e dedicação, tanto dos atletas quanto do clube, que trabalha para oferecer as melhores condições possíveis de treino, acompanhamento e estrutura. Esse resultado mostra que, mesmo longe dos grandes centros, é possível fazer atletismo de alto nível e competir de igual para igual com os melhores do país e do mundo”, destacou Marciano Barros.

A Maratona do Rio contou com milhares de corredores do Brasil e do exterior, passando por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como Leblon, Ipanema, Copacabana e o Aterro do Flamengo. O evento tem Selo Ouro e Permit da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e é uma das provas mais importantes do calendário nacional.

A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.

Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.

Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão.

Foto: APA / Divulgação

Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina

Assessoria de Imprensa:
Ascom APA Petrolina – comunicacao@apapetrolina.com.br

Continue Lendo

Esporte

Já classificado, Flamengo enfrenta Los Angeles no Mundial de Clubes

Publicado

em

© Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados

Já classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, o Flamengo enfrenta o Los Angeles FC (EUA) a partir das 22h (horário de Brasília) desta terça-feira (24) no Camping World Stadium, em Orlando, apenas para fechar a sua participação no Grupo D da competição.

De volta ao trabalho! Hoje teve #Treino do Mengão de olho no LAFC! 🔴⚫️#TakeItToTheWorld #FIFACWC pic.twitter.com/fLdBz2vDgy

— Flamengo (@Flamengo) June 22, 2025

O Rubro-Negro da Gávea chega à partida com 100% de aproveitamento, com seis pontos após vitórias sobre Espérance (Tunísia) e Chelsea (Inglaterra), ambos com três pontos conquistados. Com isso, o time brasileiro garante a primeira posição da chave mesmo com uma, improvável, derrota para a equipe norte-americana, lanterna do Grupo D sem ponto algum.

Em um contexto tão favorável, a tendência é de que o técnico Filipe Luís opte por poupar algumas peças e inicie o confronto com o Los Angeles FC com uma formação alternativa. Alguns atletas que podem ser deixados de fora são os que já receberam um carão amarelo na competição: Bruno Henrique, Pulgar, Gerson e Plata. Estes jogadores seriam suspensos para as oitavas em caso de uma nova punição.

Além disso, o comandante do Flamengo pode optar por dar descanso a jogadores desgastados fisicamente em uma partida diante de um adversário tecnicamente inferior.

Preparação finalizada nesta segunda (23) em Orlando para o confronto contra o LAFC!#treino pic.twitter.com/zTyA5yDZgO

— Flamengo (@Flamengo) June 23, 2025

O que é certo é a satisfação do técnico Filipe Luís com a performance de sua equipe na Copa do Mundo de Clubes até aqui: “Acredito que todos os clubes brasileiros estão pensando em reivindicar o bom futebol para o Brasil. Estamos pensando em ganhar. Se isso ajudar o futebol brasileiro, melhor, mas não penso nisso. Estou aqui pensando simplesmente no Flamengo”.

Fonte

Continue Lendo