Jazz Caboclo presenteia lar de idosos com um show exclusivo em Jacareí

Projeto musical realizou vivências com crianças, shows gratuitos e estará no Youtube

O Jazz Caboclo encerra em grande estilo a temporada do projeto que envolveu escolas municipais e shows gratuitos para o público em pontos turísticos de Jacareí, preservando a cultura caipira que levou um som que agregou instrumentos do jazz ao estilo da música de raiz, tendo composições autorais do músico jacareiense, Anís Machado. O encerramento será com um show exclusivo para 44 idosos do Lar Fraterno de Acácio, no dia 03 de dezembro, às 15h, no horário aberto para visitas.

“Muitos desses idosos que estão no Lar viveram a cultura caipira aqui na região, com suas casas com fogão a lenha, convivência com criações de bichos, contato com a natureza, então decidi presenteá-los com o espetáculo Jazz Caboclo. Tenho certeza de que as canções irão fazê-los puxar muitas coisas boas na memória”, comentou o músico Anís Machado.

- Publicidade -

O projeto Jazz Caboclo aconteceu de outubro a dezembro, foi desenvolvido em duas partes, com “Vivências de Musicalização Infantil”, apresentando os instrumentos e a música raiz para crianças do 1° ao 3° ano do ensino fundamental, em quatro escolas municipais de Jacareí.

“Foi impressionante ver a interação das crianças com os instrumentos como a viola e sanfona, e como elas ficaram encantadas a serem apresentadas para a cultura caipira. Portanto, o projeto Jazz Caboclo cumpriu o seu papel que era apresentar algo diferente para elas, resgatando e preservando uma cultura da região”, comentou o professor musical, Mateus Guimarães, responsável em realizar as vivências nas escolas.

Já os shows gratuitos do Jazz Caboclo foram realizados no Agromerarte, na Rede Graúna, no Viveiro Municipal e na Sala Mário Lago, tendo uma boa média de público que foi prestigiar as apresentações.

Jazz Caboclo no Youtube

No último show aberto ao público, no dia 24 de novembro, na Sala Mário Lago, foi gravado um videoclipe que em breve, será exibido no Youtube, assim como o minidocumentário de tudo que levou o músico Anís Machado a compor e a realizar o Jazz Caboclo, cuja a inspiração veio da infância e adolescência ao lado das avós materna e paterna, e do local onde viveram como o bairro do Limoeiro de Jacareí e do Sertão da Onça, na Serra da Bocaina, localidade rural que ainda conserva o modo de viver caipira. As letras das músicas revelam muito da vida no campo e do trabalho de quem vive na roça.

- Publicidade -

O projeto ainda rendeu a gravação de um EP com quatro músicas do show Jazz Caboclo que está em fase de produção e será lançado nas principais plataformas de streaming no início de 2024.

Apoio: Prefeitura de Jacareí e Fundação Cultural de Jacarehy e Cartório de Registro de Imóveis de Jacareí.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *