Siga-nos nas Redes Sociais

Empresas & Negócios

Mercado de trabalho tech: 7 cursos gratuitos do setor para capacitar a continuidade do modelo 100% remoto

Publicado

em

Priscila Oliveira, Head de Cultura e Pessoas da Kstack
*Por Priscila Oliveira
De acordo com um estudo do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, nos últimos 4 anos, 1 a 4 brasileiros vivenciaram a possibilidade de atuação remota, configurando em um total de 24,1% de pessoas habilitadas a esse modelo de trabalho no país. A mesma pesquisa afirmou que a soma de profissionais brasileiros que atuaram remotamente nesses últimos anos foi inteirada em 9%, transformando o home office em um ativo de trabalho, cujo total alcançou um rendimento geral de 40% para o Brasil.
Isso significa que, nos últimos 4 anos, os profissionais do país, principalmente os que atuam no setor tech, conseguiram aproveitar as oportunidades de flexibilizar sua prestação de serviço a partir do home office, por vezes do modelo híbrido de atuação, configurando, de forma adequada, o planejamento da rotina de acordo com a realidade em que vivem; no entanto, e atualmente, o modelo 100% remoto está correndo o perigo de chegar ao fim.
Apesar dos impasses, os profissionais que já se adaptaram com o modelo de trabalho remoto acreditam que o modelo presencial dificulta a vida; além disso, esses profissionais acusam a decisão de ter que trabalhar de dentro das empresas como impositiva e como um problema capaz de trazer inúmeros prejuízos, a exemplo do custo de transporte, da dificuldade em cuidar dos filhos e do estresse que o trânsito causa. Segundo uma pesquisa realizada pela rede social profissional Blind, por exemplo, mais de 90% dos colaboradores da Amazon, engenheiros e funcionários administrativos, respectivamente, estão infelizes com a decisão de retornar ao trabalho cinco dias por semana.
Será que 2025 pode realmente ser o ano que colocará um fim ao trabalho remoto?
De acordo com uma pesquisa feita pela Faculdade de Economia e Administração da USP, em parceria com a FIA Business School, com 1.300 pessoas de diferentes setores, 94% dessas pessoas acreditam que suas vidas melhoraram com a adoção do trabalho remoto. A pesquisa, realizada em novembro de 2024, afirma que trabalhar de dentro de casa, ou de algum outro lugar qualquer, propriamente escolhido pelo prestador de serviço, é capaz de transformar o mundo do trabalho e a experiência de atuação dos profissionais de maneira positiva. Entretanto, e apesar da negativa em trabalhar presencialmente, esse já é o modelo de atuação de 51% das empresas do mundo, enquanto 45% mantêm a adoção do formato híbrido, segundo dados coletados pela Deel, uma plataforma de contratação global, em parceria com a Opinion Box, empresa de pesquisa; os dados coletados configuram o futuro do trabalho ainda em patamar de evolução, como um tema aberto e em debate.
Apesar de as empresas terem a consciência de que a qualidade do serviço e a produtividade de seus prestadores durante a atuação no remoto são iguais ou superiores a do trabalho presencial, o que foi confirmado por um estudo realizado pela FIA, totalizando em 88% e 91% de concordância dos que participaram, respectivamente, e embora 59% dos líderes de RH considerem o modelo híbrido como o mais eficiente (levantamento da Deel, em parceria com a Opinion Box), muitas empresas já bateram o martelo e decidiram pela adoção do modelo 100% presencial. A exemplo da Gupy, que constatou que, em agosto de 2024, o crescimento de contratações no modelo remoto totalizou em 1,9%, uma porcentagem pequena em comparação com a época da pandemia. Das vagas disponíveis na plataforma, até junho de 2024, a Gupy apresentou um total de 87,2% de oportunidades no modelo presencial, enquanto 7% foi o total de vagas híbridas e apenas 5% de vagas em home office.
Ao mesmo tempo, uma outra pesquisa, desta vez realizada pela Amazon Web Services, afirmou que empregadores estadunidenses estão dispostos a pagar até 47% a mais para profissionais que se habilitarem em IA. Frente a isso, em maio de 2024, o Google anunciou que passaria a oferecer às startups um programa de capacitação gratuita focada em trabalhar com soluções de IA, além de cursos também gratuitos voltados para áreas como cibersegurança e análise de dados, em sua plataforma oficial.
Hard skills e mais oportunidades no remoto
Para o profissional do setor tech, o ato de qualificar suas hard skills a partir da formação continuada pode ser um somatório, quando o assunto é aproveitar mais oportunidades no remoto. Com foco total na ampliação do conhecimento, os profissionais podem aproveitar cursos gratuitos em diferentes áreas, a exemplo dos que já são oferecidos pelo Google, com oportunidades também abertas a partir de outros sites e escolas online voltados para a capacitação tech. Abaixo, elenquei 7 deles: 
  1. Introdução à IA Generativa: um curso introdutório do Google para quem quer se especializar em IA, com o total de 45 minutos de aulas que explicam o que é a IA Generativa e de que maneira ela pode ser utilizada;
  2. Aprendendo com Python: com 20h de duração e certificação, o curso é da Escola Virtual Gov e tem como intuito aprofundar fundamentos e conceitos da Ciência da Computação, para que o aluno entenda como aplicar linguagem para resolver problemas;
  3. IA como Ferramenta de Aprendizagem e Pesquisa: com o total de 24h de duração, o curso oferece uma visão abrangente da IA, como foco na aplicação, enquanto ferramenta de pesquisa e aprendizagem;
  4. Análise de Dados em Linguagem R: o curso é da Escola Virtual Gov e aborda Ciência e Análise de Dados, com 4 módulos e o total de 20h de duração. O objetivo do curso é em ensinar aos alunos como explorar dados a partir da linguagem R;
  5. Programação Python: com 4 módulos e 10 a 15h de duração, o foco do curso é passar conceitos de programação utilizando a linguagem Python, com aprendizagem voltada a criar variáveis e a armazenar diferentes tipos de dados nelas, bem como trabalhar com datas e horas e a tomar decisões com o código e o uso de loops
  6. Lógica de Programação: esse curso tem 14h de duração e o intuito de ensinar os princípios sobre representações, tipos de dados, expressões lógicas, entre outras importâncias de conhecimento da área e a possibilidade de reconhecer conceitos básicos de lógica e programação, bem como tipos de dados, estruturas de controle e repetição e exemplo do uso de variáveis homogêneas e heterogêneas;
  7. Excel Avançado: com opção de escolha de carga horária, sendo uma com 60h e outra com 80h, o curso é para quem deseja aprimorar seus conhecimentos em Excel, com aprendizagem voltada ao desenvolvimento de tabela e gráfico e proteção de planilha.
Possibilitar a capacitação profissional denota interesse, o que pode ser um argumento válido no momento de conquistar vagas 100% remotas no mercado de trabalho tech. O futuro do setor, ainda que desconhecido e em patamar de evolução, como afirmou a pesquisa da Deel em parceria com a Opinion Box, pode fincar raízes nas mãos de quem tiver entendido o peso de uma entrega baseada em habilidades técnicas e conhecimento de causa.  
*Priscila Oliveira é a Head de Cultura e Pessoas da Kstack; ela é formada em Psicologia, com MBA em Gestão de Pessoas, e especializada em Carreira e Sucessão.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresas & Negócios

Dataside marca presença no LATAM Executive Partner Summit da Microsoft

Publicado

em

A Dataside, referência em soluções de dados e inteligência artificial, marcou presença no LATAM Executive Partner Summit, evento estratégico da Microsoft que reuniu parceiros de alto nível para discutir tendências, expectativas e sinergias no ecossistema da tecnologia. Representando a empresa, estiveram Douglas Romão (CTO) e Letícia Carvalho (CSO e CMO), reforçando o posicionamento da Dataside como um player fundamental na transformação digital, com dados e IA.

O encontro, voltado para alinhar as diretrizes estratégicas entre Microsoft e seus parceiros, teve como foco a criação de conexões entre empresas de licenciamento e serviços, além da ampliação do networking com os times de parcerias e vendas da tecnologia.

Em uma das discussões mais relevantes do evento, a Dataside participou de uma Roundtable sobre Copilot e Inteligência Artificial, liderada por Ignácio Garduño, especialista no tema. O debate ressaltou a importância da IA generativa e da automação no aprimoramento das soluções empresariais, um campo onde a Dataside já se destaca com iniciativas inovadoras.

Além disso, a empresa consolidou sua estratégia ao realizar um alinhamento estratégico com Mario Moraes, PDM da Microsoft, reforçando seu compromisso com inovação e evolução contínua no setor de tecnologia.

Para Letícia Carvalho, a participação no evento reforça a importância de estar próximo aos grandes players do mercado e entender as diretrizes que moldam o futuro da tecnologia:
“O LATAM Executive Partner Summit é uma oportunidade valiosa para alinharmos expectativas com a Microsoft, fortalecermos nosso networking e identificarmos novas oportunidades que impulsionam nossa atuação no mercado de dados e IA. Temos um time multidisciplinar e buscamos estar imersos em eventos como esse para garantir atualização constante e seguir inovando.”

Continue Lendo

Empresas & Negócios

Selfit Academias marca presença na IHRSA 2025, maior evento fitness dos EUA

Publicado

em

Rede reforça compromisso com inovação e acompanha de perto as principais tendências do mercado global. Foto: Divulgação

A Selfit Academias, uma das principais redes fitness da América Latina, marca presença na IHRSA 2025, maior feira da indústria fitness nos Estados Unidos, que acontece em Las Vegas. O evento é um dos mais relevantes do setor e reúne líderes globais, especialistas e empresas que impulsionam inovações e tendências no segmento.

Como CEO da Selfit Academias e Diretor da ACAD Brasil – Associação das Academias do Brasil, o executivo Fernando Menezes está representando a rede e o mercado brasileiro no evento. “Estar presente na IHRSA 2025 é uma oportunidade única para acompanhar as transformações do setor, trocar experiências com os principais players globais e trazer insights valiosos para fortalecer ainda mais o nosso mercado no Brasil“, afirma o executivo.

Segundo ele, a Selfit está sempre em busca de inovação para oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Durante o evento, a equipe da rede está conhecendo de perto as novidades em tecnologia, equipamentos de ponta e estratégias de personalização de treinos. “Nosso compromisso é evoluir constantemente, tornando a prática de atividade física mais acessível e impactando positivamente a vida de milhares de pessoas. Estaremos atentos a tudo que há de mais moderno para continuar entregando excelência aos nossos clientes“, destaca Menezes.

A IHRSA 2025 reúne os principais nomes do setor, com uma programação robusta que inclui palestras, exposições e networking de alto nível. Entre os temas em destaque, estão o uso de Inteligência Artificial para personalização de treinos, novas metodologias de fidelização de alunos e inovações em equipamentos e infraestrutura fitness.

Com mais de 160 unidades espalhadas pelo Brasil, a Selfit se consolida como uma das maiores redes de academias do país, sempre atenta às tendências globais para garantir a melhor experiência aos seus clientes. A participação na IHRSA 2025 reforça esse compromisso e abre caminho para novas iniciativas que vão impactar o setor fitness no Brasil.

Sobre a Selfit Academias:

Em 2012, os fundadores inauguraram em Salvador (BA), a primeira unidade do que se tornaria a Selfit Academias – uma das maiores redes da América Latina. Em 2015, já com cinco unidades, a empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. A Selfit é uma rede de academias que dobra de tamanho a cada ano. Está presente em quase todos os estados do Brasil, incluindo academias em implantação que totalizam 163 unidades. O principal propósito da marca é estar conectada à jornada de vida de cada pessoa. O objetivo da empresa é despertar em todos a paixão pelo movimento, respeitando as metas individuais. A Selfit Academias possui um time com sinergia, obstinado em entregar resultados com esmero e atenção aos detalhes, assegurando as melhores experiências em seus empreendimentos.

 

Em julho de 2021, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a ‘Netflix’ da vida saudável. O aplicativo já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais. A Weburn começou sua história em 2017, com o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas através de conteúdos fitness, saúde e bem-estar. Atualmente, a startup conta com mais de 500 mil usuários. No segundo semestre de 2024, a Selfit conquistou o selo Great Place to Work, chancela também conhecida como GPTW. A certificação, considerada uma das principais referências mundiais em cultura organizacional, oferece a possibilidade de os colaboradores das empresas avaliarem a companhia por meio de pesquisas de diagnóstico.

 

Continue Lendo

Empresas & Negócios

Expositores vão apresentar novidade na edição 2025 da SRE Trade Show – Super Rio Expofood

Publicado

em

O evento ocorrerá de 18 a 20 de março, em dois pavilhões do Riocentro, somando 50 mil m² de área com uma programação extensa e expectativa de gerar R$ 6 bilhões em negócios. Foto: Divulgação

Considerado o melhor evento B2B das Américas, a 35ª edição da SRE Trade Show – Super Rio Expofood será uma experiência impactante. Idealizado para que marcas e empresas possam apresentar seus produtos e serviços a um público altamente qualificado, o evento é um ambiente perfeito para fechar novos negócios e parcerias vantajosas. Além disso, o setor varejista de supermercados, food service, hotéis e nutricionistas do Brasil encontrarão, em um só lugar, reflexões e cases, com exemplos práticos sobre as transformações do mercado, além de muito networking, novidades e negócios. Confirmado para ocorrer entre os dias 18 e 20 de março, em dois pavilhões do Riocentro, que somam 50 mil m² de área, o evento contará com uma programação extensa, que, em 2025, terá como tema “Além do essencial”.

 

Promovida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e pela Base Eventos, a SRE Trade Show – Super Rio Expofood foi incluída no Calendário Oficial da Cidade em 2023 e já se consolidou como o evento com a maior área de exposição de negócios do setor supermercadista. A SRE Trade Show – Super Rio Expofood é amplamente reconhecida por profissionais de todo o Brasil e é considerada a mais inovadora das Américas.

 

Expositores apresentam novidades

Grandes empresas confirmaram presença na 35ª SRE Trade Show – Super Rio Expofood. Entre elas estão a Buaiz Alimentos, a Mantiqueira Brasil e a Yango.

Nesta edição, a Buaiz Alimentos terá um estande interativo com aulas-shows ao vivo. Uma das atrações é a chef patissier, Dany Novo. Com mais de 15 anos de experiência nas áreas de doces e panificação, A chef tem especialização em chocolates, gelatos e petit four. A aula-show acontecerá no dia 19, às 19h.

Já a Mantiqueira Brasil trará novidades em relação as novas embalagens das linhas Ovos Mantiqueira Jumbo, Extra e da linha Fazenda da Toca. Além das novas embalagens, as marcas Happy Eggs e Eggscelente também estarão no estande da Mantiqueira Brasil, reforçando a variedade de opções oferecidas aos clientes e consumidores.

 

Na vanguarda da exposição a Yango Tech Retail estará apresentado câmeras inteligentes, um sistema de monitoramento de prateleiras em tempo real com tecnologia de IA. Ela fornece insights sobre o gerenciamento de prateleiras na loja, alertando as equipes quando o estoque não está em conformidade com os planogramas de produtos ou preços.

 

Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e primeiro vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados (ALAS) e Jeronimo Vargas, diretor da Base Eventos, são responsáveis por reformular a SRE Trade Show – Super Rio Expofood, destacando o impacto transformador do evento para os profissionais do setor. Segundo afirma Queiróz, “ao longo dos últimos anos, impulsionamos e levamos a SRE Trade Show – Super Rio Expofood ao patamar dos melhores eventos internacionais. Tenho um grande orgulho de ser o estrategista por trás dessa transformação. A cada ano, o desafio se renova e nos comprometemos em promover um evento inovador, sem perder o foco nas oportunidades de negócios voltados para empresários e profissionais que fazem do setor um dos mais dinâmicos e concorridos. Preparamos atrações imperdíveis para 35ª edição, que traz como tema ‘Além do essencial’, uma reflexão sobre as transformações do varejo supermercadista. Nossa expectativa é de gerar R$ 6 bilhões em negócios, superando os R$ 4,2 da última edição.”, destaca o executivo.    

 

Grandes players do setor reunidos

Durante o megaevento, marcas de diferentes segmentos do setor poderão apresentar produtos, soluções e inovações, criando oportunidades rentáveis de negócios para supermercadistas, restaurantes, empresários de bares, padarias, hoteleiros, confeitarias, lojas de conveniência e do segmento de pet.

 

Grandes empresas, como Marquespan Alimentos, Friboi, Seara, Coca-Cola, Hershey’s e Tramontina, incluindo cooperativas, buscam ampliar presença no mercado do estado do Rio de Janeiro, reforçando o potencial de excelentes negócios e networking proporcionado pela feira. Também estão confirmadas as marcas industriais Granfino, Itambé, Verde Campo, Attiva e LAR Cooperativa Agroindustrial. O Grupo MPR faz sua estreia no evento e chega a SRE com um portfólio de 15 marcas, incluindo a Coperalcool, Coala, Zulu, Vinagreen, entre outras.

 

SRE Square e muito mais 

Visitantes e expositores não podem deixar de conferir a SRE Square, que nesta edição está ainda maior. Com 2.000 m², a cesta e carrinhos gigantes terão companhia também da sacola retornável – na qual você pode subir e tirar uma foto “aérea” do espaço mais instagramável do evento.

 

Para se refrescar, será oferecido um espaço de hidratação para que os visitantes recarreguem as energias, e também seus celulares. As marcas patrocinadoras poderão utilizar a área como ponto de apoio para reuniões e interação com os visitantes.

 

Além da Convenção das Américas, espaços Agro Business e Gourmet Show Arena, o Pavilhão 3 é o local para vivenciar experiências interativas com grandes marcas. Seara, Benassi, Nestlé, Estrella Galicia, Unilever, Tramontina, Good Pack e Coca-Cola, entre outras, proporcionarão experiências memoráveis, além de grandes oportunidades de negócios.

Serviço:

 

Sobre a ASSERJ

Fundada em 1969, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro tem como missão fortalecer e defender o setor supermercadista. Há mais de cinco décadas, oferece cursos, palestras, consultorias e assessorias jurídicas, além de iniciativas focadas em gestão, marketing e prevenção de perdas.

 

Sobre a Base Eventos

Com mais de 35 anos de experiência, a Base Eventos é referência na organização de eventos nacionais e internacionais de grande porte. A empresa se destaca por integrar criatividade, inovação e excelência técnica para promover o desenvolvimento de diferentes segmentos por meio de seus projetos.

 

Mais informações

https://sretradeshow.com.br/

https://asserj.com.br/  

 

Continue Lendo