Mitos e Verdades sobre transplante capilar

Saiba tudo sobre transplante capilar e seus cuidados. Conheça o procedimento e tire suas dúvidas para manter seu cabelo saudável evitando doenças e, se necessário, tratando-as da forma correta

De acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem de alopecia, também conhecida como calvície. Atingindo diretamente a saúde mental e autoestima das pessoas, seja por causas genéticas ou emocionais.

- Publicidade -

Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC), fundada em 2003, estima-se que 80% dos pacientes buscam o procedimento por queda de cabelo genética, 10% por queda induzida por medicamentos, por questões nutricionais, hormonais/metabólicas, dermatológicas, 5% por necessidade de reconstrução e 5% por necessidades de cirurgia estética. Os homens estão na lista dos que mais buscam a cirurgia, sendo em média 87,3% dos pacientes segundo o Practice Census 2022, promovido pela Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS).

Há muitas opções de tratamento para quem sofre com perda de cabelo. O transplante capilar tem sido uma das alternativas mais procuradas para quem busca recuperar os fios da cabeça, barba e sobrancelhas com naturalidade, restaurando a confiança e autoestima. É importante que o paciente consulte um médico especialista para avaliar seu caso e para orientá-lo quanto ao tratamento mais adequado, devido a existência de diversas causas para queda de cabelo, como fatores genéticos, imunológicos ou até mesmo infecciosos.

Contudo, apesar dos benefícios visíveis, ainda há muitas dúvidas sobre o procedimento. Por isso, conversamos com o doutor José Carlos Maruoka, médico da Clínica Pineapple Hair Brasil, especialista em transplante capilar com mais de 13 anos de experiência, para esclarecer o que realmente é mito e/ou verdade sobre os questionamentos mais pertinentes entre as pessoas.

Foto: Divulgação

O transplante capilar é indicado para qualquer tipo de pessoa? Mito ou verdade?

José Carlos Maruoka: Mito.
O implante capilar não é recomendado para todos os casos de calvície, até por existirem graus de calvície, sendo ao todo sete graus, desde o mínimo (sem perda perceptível e/ou começando a perda leve na região frontal) até o grau mais elevado de perda total, com cerca de apenas 20% do couro cabeludo com fios. Na maioria das vezes, o procedimento é indicado para homens entre 30 e 40 anos de idade, que apresentam calvície avançada, ou para quem tem problemas com perda de cabelo e se sentem impactados nas diversas esferas sociais, indo além da autoestima e afetando a qualidade de vida como um todo.

- Publicidade -

O transplante capilar é considerado um procedimento caro? Mito ou verdade?

José Carlos Maruoka: Verdade.
Pode ser considerado, sim. No entanto, o transplante capilar é um procedimento de grande complexidade, requerendo uma equipe de excelentes profissionais. Na Pineapple Hair Brasil, por exemplo, a equipe médica é composta por técnicas de enfermagem devidamente habilitadas e treinadas para realizar cirurgias, cuidados pós-operatórios e tratamentos. As variações em relação às técnicas utilizadas, os profissionais envolvidos e a cultura da instituição escolhida, podem alterar o valor médio da cirurgia.

Há complicações no período pós-operatório do transplante capilar? Mito ou verdade?

José Carlos Maruoka: Mito.
O pós-operatório do transplante não apresenta complicações se as instruções dadas pelo médico foram seguidas. É normal que haja inchaço na região da testa e dos olhos, entre o 1º e o 4º dia após a cirurgia, sendo indicada a compressa de gelo e automassagem para amenizar. Até o 15º dia, há queda da maior parte dos fios transplantados como parte essencial do processo – os folículos seguem viáveis e prontos para a nova etapa: crescimento de novos fios em cerca de 3 meses. A recuperação total leva, em média, 12 meses para ocorrer e, durante todo o tempo até o resultado completo, é necessário o acompanhamento de protocolos que visem fortalecer os fios e agilizar, com total eficácia, a recuperação.

Cuidar da saúde capilar é algo extremamente importante para prevenção de doenças do couro cabeludo, como alopecia, psoríase, pitiríase, entre outras, além de elevar sua autoestima. A Pinneaple Hair Brasil é uma das clínicas que realizam transplante capilar e diversos outros protocolos direcionados à saúde dos cabelos, além do olhar integrado ao seu bem-estar geral, com excelentes profissionais e estrutura de ponta.

- Publicidade -
Compartilhe este artigo
Segue:
Editora e criadora da Rede Brasileira de Notícias. Fazendo também parte da redação do Imprensabr. Sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *