Siga-nos nas Redes Sociais

Entretenimento

MITsp divulga pré-selecionados para a MITbr – Plataforma Brasil 2024

Publicado

em

Imagem Do Whatsapp De 2023 12 05 à(s) 10.57.34 08397181
Foto: Divulgação

A Plataforma recebeu 446 inscrições, de 19 estados brasileiros, Distrito Federal e países da América Latina. Os curadores Marise Maués, Cecilia Kuska e Marcelo Evelin selecionaram 10 artistas e grupos que terão a chance de se apresentar para programadores nacionais e internacionais, durante a mostra internacional, entre os dias 1º e 10 de março de 2024

A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo anuncia os 10 artistas e grupos pré-selecionados para se apresentarem para programadores nacionais e internacionais durante sua nona edição, que acontece entre 1º e 10 de março de 2024, dentro de um dos eixos do evento, a MITbr – Plataforma Brasil.

Este ano, com curadoria de Marise Maués, Cecilia Kuska e Marcelo Evelin, foram escolhidos os seguintes trabalhos: Ané das Pedras, da Coletiva Flecha Lançada Arte (CE), Eu não sou só eu em mim – Estado de Natureza – Procedimento 01, Grupo Cena 11 Cia. de Dança (SC), Gente de Lá, de Wellington Gadelha (CE); O que Mancha, de Beatriz Sano e Eduardo Fukushima (SP), Meu Corpo está aqui, de Fábrica de Eventos (RJ); Preta Rainha, de Cia. Dita (CE); Dança Monstro, de Companhia dos Pés (AL); Lança Cabocla, Plataforma Lança Cabocla (CE); 7 Samurais, de Laura Samy (RJ) e Eunucos, de Irmãs Brasil (RJ).

A MITbr – Plataforma Brasil foi criada em 2018 como um dos eixos da MITsp, um programa de internacionalização das artes cênicas brasileiras. Desde então, a cada edição, diferentes curadores independentes selecionam projetos com um recorte do teatro, dança e performance, em um esforço para abarcar diferentes regiões do Brasil e temas urgentes de nosso tempo.

Em 2024, a MITsp fará sua nona edição trazendo ao público um panorama das inovações na investigação da linguagem cênica do mundo. Os idealizadores da MITsp, Antonio Araújo (Teatro da Vertigem) e Guilherme Marques (Ecum – Encontro Mundial das Artes Cênicas), diretor artístico e diretor geral de produção, respectivamente, reafirmam nesse evento uma das políticas da Mostra de fomentar e promover grupos e artistas nacionais. O ator e gestor cultural Rafael Steinhauser compõe a equipe de direção da Mostra, como diretor institucional.

Para os diretores, esse esforço de internacionalização reforça a política da MITsp de desenvolvimento e sustentabilidade das linguagens artísticas brasileiras.

Resultados da MITbr

A MITsp, por meio da MITbr – Plataforma Brasil, fez parcerias com os festivais de Edimburgo; o Proximamente da KVS, em Bruxelas; o Lift, em Londres e o Festival de Santarcangelo, na cidade italiana de mesmo nome, entre outros para levar artistas brasileiros para outros públicos.

Desde 2018, as ações de internacionalização trouxeram resultados importantes, com artistas e grupos brasileiros que se inseriram no trânsito de colaborações e apresentações. Entre algumas parcerias, Caranguejo Overdrive, da Aquela Cia de Teatro; Isto é um Negro?, do grupo E Quem É Gosta?, violento., solo encenado por Preto Amparo, com concepção de Preto Amparo, Alexandre de Sena, Grazi Medrado e Pablo Bernardo; Vaga Carne, de Grace Passô; De Carne e Concreto, da Anti Status Quo Companhia de Dança, estiveram em festivais como o Festival Edimburgo, na Escócia, de Mladi Levi, na Eslovênia; no Proximamente e no FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, no Porto, Portugal.

Outro espetáculo, Lobo, de Carolina Bianchi, foi convidado a se apresentar no Skirball, em Nova York, em 2020. A atriz e diretora Janaína Leite, que se apresentou na edição de 2020, dará um workshop no Festival Proximamente, na Bélgica. O Grupo Mexa levou Cancioneiro Terminal para o Festival Traansform, em Leeds, na Inglaterra.

Em dança, a bailarina e coreógrafa Marta Soares, com Vestígios, esgotou os ingressos de sua performance em 2019 no Festival Proximamente. Boca de Ferro, das coreógrafas Marcela Levi e Lucia Russo, foi assistido aqui e em outros festivais por programadores internacionais e, em 2021, a dupla estreou grrRoUNd no Festival de Artes Kunsten, na Bélgica.

Outros dois trabalhos, Altamira 2042, de Gabriela Carneiro da Cunha, com turnês por festivais de países como França, Portugal, Suíça e Uruguai, e Manifesto Antropofágico, de Renata Carvalho, com sessões no FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, estrearam na MITsp de 2019 e a partir dessas apresentações, vistas por diversos programadores, iniciaram suas carreiras internacionais.

Sobre os curadores
Marise Maués
– É natural de Abaetetuba, no Estado do Pará. Vive e trabalha em Belém/Pa. Graduada em Geografia pela UFPA e Artes Visuais pela UNAMA. É mestra em Artes visuais pela UFPA, na linha poéticas e processos de atuação em Artes. Desenvolve projetos artísticos tendo como linguagem a performance e a fotografia, com ênfase na criação de narrativas visuais em consonância com arte contemporânea. Sua pesquisa pensa sobre as relações sociais e políticas na Amazônia paraense, ancestralidade, meio ambiente, memória, patrimônio e questões de gênero. Possui participação em Salões de Arte em Belém, Goiânia, São Paulo, Montevidéu/Uruguai e Marburg/Alemanha. Artista premiada no VI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Participou da Mostra Digital de Artes Cênicas – Plataforma Brasil 2021 – MIT+. Participou da programação da Plataforma Voices from the South do Edinburgh Fringe Festival, Escócia – versão 2023.

Cecília Kuska – É sócia fundadora e atual cocuradora do festival PROXIMAMENTO, em Bruxelas, juntamente com o KVS Theatre e cocuradora do Something Great Berlin. Foi assistente artística do Festival Internacional de Buenos Aires, cocuradora do Festival Multidisciplinar CASA de Londres, curadora de teatro da Mid Arts Foundation (EUA), curadora convidada do Festival Internacional Santiago a Mil, conselheira artística de uma rede entre teatros do Sul da Europa e da América do Sul para valorizar novas formas de dramaturgia contemporânea e explorar novos modelos de produção e distribuição sustentáveis, cocuradora da EULAT4CULTURE BELGIUM – cultura cooperativa e criatividade para enfrentar os desafios globais (EUNIC), diretor de programação cultural do Ministério de Gestão Cultural de Buenos Aires. Ministrou aulas, workshops e administrou passeios e projetos em nível global. Também dirige seu próprio ateliê para realizar projetos artísticos de cooperação internacional e ativismo coletivo.
Marcelo Evelin – Bailarino, coreógrafo e pesquisador. Vive entre Teresina e Amsterdam e trabalha no Brasil, Japão e em vários países da Europa como artista independente à frente da Plataforma Demolition Incorporada, baseada no CAMPO, um espaço de residência e resistência das artes performáticas em Teresina, no Piauí. Seus espetáculos “Ai Ai Ai”, “Barricada”, “A Invenção da Maldade” e “Uirapuru” circulam atualmente por teatros e festivais do mundo. Ensina na Escola Superior de Artes de Amsterdam desde 1999 e vem criando projetos junto a Universidades e cursos de mestrado, entre eles ISAC (Bruxelas), Museu Reina Sofia (Madri), EXERCE (Montpellier) e CND (Paris). Em 2019 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí.

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teatro

Espetáculo infantil “Brincando com Bento e Totó” chega ao Recife pela primeira vez no Teatro RioMar

Publicado

em

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

A criançada deve se preparar para uma experiência mágica e repleta de diversão. Pela primeira vez no Recife, o fenômeno “Brincando com Bento e Totó” chega ao Teatro Riomar, prometendo encantar toda a família com muita música, aventura e aprendizado. A apresentação acontece neste domingo (06/07), às 15h.

“Brincando com Bento e Totó” é um musical interativo que transporta o público para um mundo lúdico e vibrante. Bento, Totó e toda sua turma convidam crianças e adultos a embarcarem em uma jornada cheia de brincadeiras, mistérios e canções animadas.

Com temas essenciais como amizade, bons hábitos alimentares e preservação do meio ambiente, a peça combina entretenimento e aprendizado de forma leve e divertida. O espetáculo traz músicas queridinhas do público, como “Funk do Patinho” e “Patinho Colorido”, além de um cenário encantador e muita interação.

Os ingressos custam a partir de R$ 60 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.

Continue Lendo

Cultura

Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana

Publicado

em

Com seu sexteto, instrumentista, gaitista e compositor de 93 anos se apresenta no dia 30 de julho, quarta-feira, às 20h

Considerado um dos mais importantes gaitistas em atividade no mundo, Maurício Einhorn celebra os 45 anos do lançamento de seu primeiro álbum, “Me”, no palco do Blue Note Rio, em Copacabana. A apresentação acontece no dia 30 de julho, quarta-feira, às 20h.

Em plena forma aos 93 anos, o carioca Maurício Einhorn ganhou seu primeiro instrumento dos pais, gaitistas amadores, aos cinco anos de idade. Desde então, dedicou-se a estudar a harmônica de boca de forma autodidata. Ao longo de quase oito décadas de carreira, participou de mais de mil gravações com artistas nacionais e internacionais, como Tom Jobim, Sarah Vaughan, Kenny Barron, Angela Ro Ro, Agepê, Baden Powell, Paulo Moura, Marcos Valle, Edu Lobo, Eumir Deodato, João Donato, Ivan Lins, Zizi Possi, Ney Matogrosso, entre muitos outros. Além disso, é compositor de alguns dos clássicos do samba-jazz e da bossa nova, como “Estamos Aí”, “Batida Diferente” e “Tristeza de Nós Dois”.

O show ainda contará com os músicos Bernardo Ramos (violão), Jefferson Lescowich (baixo), Erivelton Silva (bateria), Ricardo Pontes (sax) e Leonardo Ramiro (trombone).

Serviço:

MAURÍCIO EINHORN – 45 ANOS DO SEU PRIMEIRO LP “ME”

Endereço: Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Dia e horário: dia 30 de julho, quarta-feira, às 20h

Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/mauricio-einhorn-45-anos-do-seu-primeiro-lp-me-3909449/  

Redes sociais: 

https://www.instagram.com/mauricioeinhornoficial
https://www.instagram.com/bluenoterio

Produção executiva: Luciana Moisakis

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Continue Lendo

Entretenimento

Gambling.com revela os 20 maiores campeões de Jiu-Jitsu brasileiro de 2025.

Publicado

em

gambling.com
gambling.com

O Brasil não é apenas o centro do jiu-jitsu brasileiro (BJJ), mas também o centro de sua evolução competitiva. Em 2025, os atletas brasileiros demonstrarão mais uma vez sua supremacia nos campeonatos mundiais, especialmente no prestigiado Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu (Brasileiro), organizado pela IBJJF. A Gambling.com, líder em serviços de marketing digital para o setor de jogos online, realizou uma análise que permitiu um ranking dos 20 campeões brasileiros mais proeminentes do ano, seus títulos, estilos e o impacto que estão tendo no cenário global do BJJ.

O cenário do BJJ em 2025

O Campeonato Brasileiro 2025 reuniu mais de 7.300 competidores em São Paulo, consolidando-se como um dos eventos mais importantes do calendário mundial 1. A competição foi acirrada, mas os atletas brasileiros dominaram a maioria das divisões, tanto no masculino quanto no feminino, com atuações memoráveis, finalizações espetaculares e rivalidades intensas.

Ranking: Top 20 campeões brasileiros de jiu-jitsu em 2025

Este ranking foi elaborado com base nos resultados do Campeonato Brasileiro 2025, no ranking oficial da IBJJF 2, e no desempenho em torneios internacionais como o Pan-Americano, o Europeu e o Mundial.

  1.  Erich Munis dos Santos (26 anos) – Soldiers Jiu-Jitsu

Títulos 2025: Ouro no Superpesado e Absoluto no Brasileiro 3 1

Estilo: Guardista com pressão dominante

Destaques: 7 vitórias no Brasileiro, 4 por finalização. Completou o Grand Slam 2024/2025.

Erich Munis consolidó su dominio absoluto en 2025 al conquistar el oro en las divisiones Superpesado y Absoluto del Campeonato Brasileiro. Con un estilo basado en presión constante y guardia sólida, Munis completó el Grand Slam del año, demostrando que es el atleta más completo del circuito actual.

  1.  Gabrieli Pessanha (24 anos) – InFight JJ

Títulos 2025: Ouro no Absoluto, Prata no Superpesado 3 1

Estilo: Jogo completo com foco em controle lateral

Destaques: 4º Grand Slam consecutivo. 8 títulos mundiais acumulados.

Gabrieli Pessanha continua fazendo história no jiu-jitsu feminino. Em 2025, conquistou o ouro no Absoluto e a prata no Superpesado, somando seu quarto Grand Slam consecutivo. Seu estilo técnico e controlado a torna uma das competidoras mais temidas do mundo.

 

  1.  Marcus “Scooby” Ribeiro (28 anos) – Alliance

Títulos 2025: Ouro no Ultra Pesado, Prata no Absoluto 3 1

Estilo: Jogo explosivo com alto índice de finalizações

Destaques: 5 finalizações em 7 lutas no Brasileiro.

Com um jogo explosivo e agressivo, Marcus “Scooby” Ribeiro levou o ouro no Ultra Pesado e a prata no Absoluto. Sua capacidade de finalizar rapidamente os adversários o transformou em um dos favoritos do público e peça-chave da equipe Alliance.

  1.  Tainan Dalpra (25 anos) – AOJ

Títulos 2025: Ouro no Médio no Brasileiro 31

Estilo: Guardista técnico com pressão constante

Destaques: 3 de 4 vitórias por finalização.

Tainan Dalpra brilhou mais uma vez na categoria Médio, onde se sagrou campeão com uma performance impecável. Seu estilo técnico, baseado em guarda precisa e pressão constante, o mantém como um dos atletas mais consistentes do circuito.

  1.  Diego “Pato” Oliveira (26 anos) – AOJ

Títulos 2025: Ouro no Pena Leve 3 1

Estilo: Jogo dinâmico, especialista em estrangulamentos

Destaques: 3 finalizações em 4 lutas. Completou o Grand Slam.

Especialista em estrangulamentos e transições rápidas, Diego “Pato” Oliveira dominou a divisão Pena Leve. Sua vitória no Brasileiro 2025 fez parte de um Grand Slam perfeito, consolidando seu status como um dos grapplers mais perigosos do mundo.

  1.  Jansen Gomes (24 anos) – CheckMat

Títulos 2025: Ouro no Meio-Pesado 3 1

Estilo: Pressão, passagem de guarda e controle de costas

Destaques: 3 finalizações em 4 lutas. Retorno triunfal após lesão.

Após superar uma lesão, Jansen Gomes voltou com tudo e conquistou o título no Meio-Pesado. Seu estilo baseado em pressão, passagem de guarda e controle de costas o torna extremamente eficaz em lutas longas e estratégicas.

  1.  Mayssa Bastos (27 anos) – AOJ

Títulos 2025: Ouro no Galo feminino 3 1

Estilo: Técnica refinada, especialista em guarda

Destaques: 4º título Brasileiro como faixa-preta.

Mayssa Bastos reafirmou seu domínio na divisão Galo feminina com seu quarto título Brasileiro como faixa-preta. Sua técnica refinada e guarda inquebrável fazem dela uma competidora quase imbatível em sua categoria.

  1.  Tayane Porfirio (30 anos) – Alliance

Títulos 2025: Ouro no Superpesado feminino 3 1

Estilo: Jogo físico e dominante

Destaques: Venceu Pessanha na final. Retorno triunfal desde 2017.

Depois de alguns anos longe dos grandes pódios, Tayane Porfirio voltou em 2025 para conquistar o ouro no Superpesado feminino, vencendo ninguém menos que Pessanha. Seu estilo físico e dominante continua sendo um pesadelo para suas adversárias.

  1.  Janaina Lebre (29 anos) – AOJ

Títulos 2025: Ouro no Leve feminino3 1

Estilo: Jogo agressivo, excelente controle de ritmo

Destaques: Campeã no Europeu, Pan e Brasileiro.

Janaina Lebre teve um ano espetacular, conquistando o título na categoria Leve feminina no Brasileiro, além de vencer o Pan e o Europeu. Seu estilo agressivo e ritmo constante a posicionam entre as melhores do mundo.

  1.  Cassia Moura (22 anos) – LEAD BJJ

Títulos 2025: Ouro no Pena feminino 3

Estilo: Jogo ofensivo, jovem promessa

Destaques: Primeira vez campeã como faixa-preta.

Com apenas 22 anos, Cassia Moura surpreendeu o mundo ao conquistar o ouro na categoria Pena feminina. Seu estilo ofensivo e maturidade tática a tornam uma das promessas mais empolgantes do jiu-jitsu brasileiro.

Outros atletas de destaque em 2025

 

  1.  Lucas Maquine (25 anos) – Fratres BJJ

Títulos 2025: Ouro no Leve masculino 3

Estilo: Jogo versátil, bom controle de ritmo

Destaques: Consolidação como figura emergente.

  1.  Rodrigo Otavio (28 anos) – Vision

Títulos 2025: Ouro no Galo masculino 3

Estilo: Jogo técnico, especialista em raspagens

Destaques: Surpresa do torneio.

 

  1.  Brenda Larissa (26 anos) – Alliance

Títulos 2025: Ouro no Pena Leve feminino 3

Estilo: Jogo técnico, excelente defesa

Destaques: Terceiro título Brasileiro consecutivo.

 

  1.  Maria Vicentini (30 anos) – AOJ

Títulos 2025: Ouro no Meio-Pesado feminino 3

Estilo: Jogo físico, controle de distância

Destaques: Campeã Pan e Brasileiro.

 

  1.  Yara Soares (27 anos) – Fratres BJJ

Títulos 2025: Ouro no Pesado feminino 3

Estilo: Jogo de pressão, raspagens eficazes

Destaques: Primeiro título desde 2021.

 

  1.  Leonardo Ferreira (29 anos) – Alliance

Títulos 2025: Prata no Pesado masculino 3

Estilo: Jogo tradicional, defesa sólida

Destaques: Finalista em categoria muito competitiva.

 

  1.  Vinicius Liberati (26 anos) – Fratres BJJ

Títulos 2025: Bronze no Pesado 3

Estilo: Jogo de guarda, raspagens

Destaques: Top 5 no ranking IBJJF 2.

  1.  Pedro Lucas Ribeiro (24 anos) – DreamArt

Títulos 2025: Bronze no Absoluto 3

Estilo: Jogo ofensivo, jovem talento

Destaques: 4º no ranking IBJJF 2.

 

  1.  Luis Fernando de Oliveira (28 anos) – Fratres BJJ

Títulos 2025: Prata no Absoluto regional 2

Estilo: Jogo completo

Destaques: 2º no ranking IBJJF 2.

 

  1.  Pedro Henrique de Souza (23 anos) – Atos

Títulos 2025: Campeão regional, 9º no ranking IBJJF 2

Estilo: Jogo explosivo

Destaques: Ascensão meteórica em 2025.

O jiu-jitsu brasileiro continua sendo uma potência mundial graças a atletas que combinam técnica, disciplina e paixão. De lendas como Gabrieli Pessanha a novas promessas como Cassia Moura, o Brasil segue exportando talento de classe mundial. Para fãs e apostadores, acompanhar esses campeões é não só emocionante, mas também estratégico.

Continue Lendo