Empresas & Negócios
O compliance tributário e a realidade fiscal no Brasil

São quase 92 tributos vigentes — entre impostos, taxas e contribuições —, uma média de 40 alterações nas normas fiscais a cada dia útil, uma carga tributária que equivale a 33.7% do PIB e procedimentos fiscais tão burocráticos que exigem 1.501 horas por ano para serem cumpridos. Essa é a realidade tributária com a qual os empreendedores brasileiros precisam lidar. Ou melhor, esse é um pequeno extrato dela, pois os desafios de se cumprir com o dever fiscal em nosso país vão muito além desses exemplos.
As constantes mudanças nas regras fiscais, com uma média de 40 alterações por dia útil no Brasil, têm um impacto significativo nas perdas de créditos tributários. Essas mudanças são efetuadas pelo governo federal, Estados e municípios, gerando um cenário de incerteza para as empresas.
Inúmeras empresas enfrentam dificuldades na classificação correta de mercadorias, levando a erros na interpretação da legislação e na aplicação dos impostos devidos. A falta de clareza nas legislações fiscais pode gerar diferentes interpretações, levando à inconsistência na tributação, obrigando o empresário a investir em softwares e consultorias para minimizar os possíveis danos. A reforma tributária tem como missão contemplar, alterar substancialmente a tributação sobre o consumo, substituindo cinco tributos atualmente existentes por dois novos tributos com o objetivo de simplificar o sistema, reduzir as distorções e aumentar a transparência ao consumidor.
Um dos grandes problemas do atual sistema é a desatualização de softwares e cadastros fiscais e erros na aplicação das normas fiscais por parte de fornecedores, prejudicando as empresas que vendem produtos ou serviços. Esse problema pode ser constatado em diversas empresas , diversos setores incluindo atacado, varejo, indústria, serviços, transportes e agronegócio. As empresas estão distribuídas em diferentes regiões do Brasil, com a maioria concentrada no Sul e Sudeste.
O compliance tributário é um conjunto de medidas internas que uma empresa adota para garantir que ela está de acordo com o que rege as leis tributárias e, assim, evitar o não pagamento ou o pagamento incorreto de tributos.
Essa prática pode oferecer às empresas a redução dos riscos fiscais. A empresa adota uma série de processos, rotinas e ações internas para se certificar de que está cumprindo fielmente seu papel de contribuinte. Sem contar com ferramentas e sistemas que proporcionem uma melhor administração de atividades tributárias, um negócio se encontrará exposto a ocorrência de falhas que poderão afetar seu faturamento e toda a sua estrutura.
O compliance tributário também está relacionado à ética empresarial e à transparência. Empresas que adotam práticas fiscais éticas demonstram seu compromisso com a conformidade legal e a responsabilidade corporativa, além de cumpri sua obrigação social prevista na Constituição, o que pode melhorar a reputação da empresa perante seus clientes, investidores e órgãos reguladores. O compliance mitiga riscos fiscais e ganha real importância não apenas por evitar toda sorte de riscos à manutenção da atividade empresarial — como sanções, multas e exclusão de regimes especiais, fechamento e inabilitação de CNPJ —, mas também para assegurar até a liberdade dos sócios empresariais.
Os benefícios do compliance tributário vão muito além de evitar problemas legais. Quando executado corretamente, a prática contribui para o desenvolvimento sólido e sustentável da empresa. Permitindo ainda que a empresa alinhe suas obrigações com seus colaboradores e parceiros, garantindo uma cultura mais transparente e confiável. Não só isso, contribui para que a empresa seja melhor vista diante de sócios, investidores e mercado,. valorizando a sua marca e sua empresa.
Empresas & Negócios
Jozi Lambert leva sua história de coragem e propósito ao TEDx Inatel

Com uma trajetória marcada por superação, propósito e impacto positivo, Jozi Lambert é a prova viva de que a força de um sonho pode transformar destinos. Nascida no interior de Minas Gerais, filha de um padeiro e de uma costureira, viveu uma infância simples, mas repleta de amor, resiliência e aprendizados. Desde cedo, mostrou espírito empreendedor e paixão por gente, qualidades que, anos mais tarde, a tornariam referência nacional em gestão de pessoas e cultura organizacional.
Hoje, Jozi é Especialista em Pessoas e Cultura, com sólida formação em comportamento humano, liderança executiva, gestão de pessoas, desenvolvimento profissional, liderança sustentável, psicologia organizacional e neurociências. Sua missão é clara: melhorar a vida das pessoas dentro e fora do trabalho, formando líderes, engajando equipes e resolvendo conflitos de forma humana, estratégica e eficaz.
Reconhecida pela Forbes BLK e nomeada pelo MIPAD à lista das 100 pessoas negras mais influentes do mundo, Jozi construiu uma carreira pautada em coragem e comprometimento com a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento humano.
No próximo dia 28 de agosto, Jozi Lambert sobe ao palco do TEDx Inatel, em Santa Rita do Sapucaí (MG), no evento com o tema “Futuros Conectados”. Ali, irá compartilhar reflexões poderosas sobre como experiências de vida, mesmo as mais desafiadoras, podem se transformar em combustível para inspirar mudanças significativas nas pessoas e nas organizações.
Para Jozi, cada passo de sua jornada tem um sentido maior: “O meu motivo são as pessoas. Acredito que, quando cuidamos bem de quem faz parte da nossa vida e do nosso trabalho, todos ganham. Meu propósito é transformar ambientes, construir pontes e mostrar que é possível ter resultados extraordinários com humanidade e respeito”, disse Lambert
Com sua presença no TEDx Inatel, Jozi Lambert reafirma que o futuro é construído por quem ousa sonhar e agir, e que a conexão entre pessoas é o verdadeiro motor da mudança.
SERVIÇO:
Para mais informações acesse:
Site: https://www.jozilambert.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/jozilambert.com.br/
Empresas & Negócios
Zurich Seguros abre inscrições para seu programa de estágio

Empresas & Negócios
Com foco em sustentabilidade, FM Logistic potencializa negócios globais

Impulsionada pelo crescimento nos negócios e por parcerias estratégicas, a FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo, apresentou resultados expressivos no exercício encerrado em 31 de março de 2025, que validam a trajetória estratégica corporativa e refletem a resiliência do modelo de negócios diante dos desafios do setor.
Como uma empresa familiar, independente e internacional, a FM Logistic registrou receita de 1,86 bilhão de euros, crescimento de 8,2% em comparação ao período anterior, com margem operacional de 4% e 202 milhões de euros em novos contratos. Em um cenário de reorganização das cadeias de suprimentos e pressão sobre volumes, o grupo manteve o ritmo de desenvolvimento com execução rigorosa, governança estável e ofertas de serviços alinhadas às expectativas dos clientes.
Investimentos direcionados e foco em regiões de alto potencial reforçaram ainda mais os negócios. “Em cada país nossas equipes demonstraram um compromisso exemplar. Essa capacidade de avançar juntas em um contexto volátil está no centro do nosso desempenho. A qualidade da cooperação com os clientes favorece o surgimento de soluções sustentáveis que entregam valor e crescimento a longo prazo”, ressalta Jean-Christophe Machet, CEO da FM Logistic.
Logística sustentável – A FM Logistic continua sua transformação por meio do projeto Supply Change, a ambição de longo prazo do grupo para uma cadeia logística mais sustentável e colaborativa, que combine desempenho econômico com impacto positivo. Essa visão já se traduz em resultados concretos como a redução de 30% nas emissões de CO₂ desde o exercício 20/21.
A digitalização e automação direcionadas e o uso crescente de IA no transporte contribuem para aumentar o desempenho operacional ao mesmo tempo em que melhoram as condições de trabalho. A FM Logistic também aposta em parcerias de longo prazo com clientes para desenvolver soluções mais ecológicas, como CDs compartilhados e co-packing.
“Com o Supply Change, conciliamos desempenho e responsabilidade. Isso envolve inovações, escolhas industriais bem fundamentadas e um diálogo constante com nossos clientes, equipes e parceiros. Estamos confiantes e determinados em tornar a cadeia de suprimentos um vetor positivo de transformação para as regiões, empresas e a sociedade”, explica o executivo.
Negócios no Brasil – No Brasil, a FM Logistic teve um desempenho expressivo, registrando um crescimento de 30% nos negócios, impulsionado pelo setor de transportes, que apresentou um aumento de mais de 100%. A projeção é crescer, em média, por ano, 25% no mercado brasileiro.
Hoje, a FM Logistic conta no Brasil com uma área total de armazenagem de quase 100 mil metros quadrados, distribuída em quatro centros de distribuição multiclientes localizados em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os negócios da empresa estão centralizados em 52% no segmento de bens de consumo, 28% em cosméticos, 15% no industrial e 5% no varejo. Para o mercado brasileiro, a FM Logistic vai ampliar ainda mais a área de armazenagem, atendendo ao crescimento contínuo do comércio online e da busca das empresas por soluções logísticas ágeis, econômicas e sustentáveis.