O escritor e ilustrador Fernando Vilela lança cinco obras pela Ciranda Cultural

“O que passou lá no céu?”; “1 a 10 musical”; “O trem das águas”; “O sabiá que não sabia assobiar” e “Uma ilha especial”-- a única em que a autoria é de Anthony Alemany com ilustrações de Fernando Vilela

Fernando Vilela é artista, escritor, ilustrador e educador e em seus mais de 100 livros, diz que seu maior desafio está em não ser redundante. “Às vezes, o texto precisa falar mais do que a imagem ou vice-versa. Aí você vai adaptando, cortando daqui, aumentando dali. O livro ilustrado respeita esta interdependência, ele é uma terceira coisa”, complementa.

Neste domingo, dia 26 de novembro, o autor e ilustrador recebe o público para uma quíntupla sessão de autógrafos na Livraria Miúda, no bairro da Pompeia, em São Paulo, todos pela Editora Ciranda Cultural, e o público poderá, além de estar com o autor pessoalmente, conhecer em novas narrativas o encontro entre duas artes, o da palavra e da imagem.

Vilela teve desde cedo na família ou na escola, importantes referências na contação de histórias que “por toda a vida, povoarão sua imaginação”.

Seu trabalho mescla as linguagens da xilogravura, fotografia, escultura e pintura, em todas as escalas, pequenos ou grandes formatos. Já realizou diversas mostras e obras no Brasil e exterior e possui trabalhos em importantes coleções, como da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do MAM de São Paulo, do Museu Nacional de Belas Artes do RJ e do MoMA de Nova York.

Como autor, Vilela já publicou livros em 14 países e ilustrou mais de 100 livros, dos quais 25 de sua autoria e 24 de Stela Barbieri. Seu livro Lampião e Lancelote recebeu dois Prêmios Jabuti no Brasil, a Menção Novos Horizontes do Prêmio Internacional do Salão Jovem de Bolonha, em 2007, e foi incluído no catálogo “White Ravens”, da Biblioteca Internacional de Munique, na Alemanha. Graduado em Artes pela Unicamp e mestre em Artes pela ECA-USP, ministra cursos, oficinas e palestras sobre arte e ilustração. É representado pela Galeria Izabel Pinheiro em São Paulo.

O Trem das Aguas

No meio da grande floresta, onde as árvores são tão altas que chegam às nuvens, onde as folhas são tão largas que poderíamos morar embaixo delas, vivia um animal gigante.

O protagonista é inspirado no maior animal da Floresta Amazônica, a sucuri. Para ilustrar a obra, o autor utilizou carimbos de borracha, gravura em madeira e pincel com tinta nanquim. Ao final, usou o computador para aplicar as cores e montar as ilustrações.

Editora: Ciranda na Escola
Edição: 1, 2023
Autor: Fernando Vilela
Ilustrador: Fernando Vilela
Páginas: 32
ISBN: 9786553842694
Linha Editorial: Ciranda na escola – Literatura infanto-juvenil

1 a 10 musical

Uma vaca violinista, dois rinocerontes repentistas, uma brincadeira rimada de bichos com números, instrumentos musicais e uma surpresa no final.

Editora: Ciranda na Escola
Edição: 1, 2023
Autor: Fernando Vilela
Ilustrador: Fernando Vilela
Páginas: 24
ISBN: 9786526104156
Faixa Etária: + 4 anos


Uma ilha especial

Escondida no meio de um oceano distante. Descobri uma ilha de natureza exuberante. Encontrei uns estranhos animais. Que nunca tinha visto outros iguais.

Ciranda na Escola
Autor: Anthony Alemany
Ilustrador: Fernando Vilela
Idioma: Português
Páginas: 32
Dimensões: L 20.00 x A 25.00 x E 0.50
ISBN: 9786526106303
Faixa Etária: + 4 anos


O que passou lá no céu

Todos os animais se assustaram com aquele enorme clarão no céu. Ninguém sabia o que podia ser. Até que um deles resolveu voar lá no alto para entender o que estava acontecendo.

Autor e Ilustrador: Fernando Vilela
Páginas: 32
Dimensões: L 20.00 x A 25.00 x E 0.42
ISBN: 9786526104194
Linha Editorial: Ciranda na escola – Literatura infantojuvenil
Faixa Etária: + 4 anos


O sabiá que não sabia assobiar

Sabia que o sabiá não sabia assobiar? Numa seriguela seis sabiás assobiavam e um sabiazinho sobrava. Ele soprava, soprava e não saía som! Quem solucionará o sofrimento deste sabiá? Nesta história, contada em trava-línguas, você logo vai descobrir como o sabiazinho aprendeu a cantar.

Autor e ilustrador: Fernando Vilela

ISBN: 9786553843035

Dimensões: 32

Tamanho: 21.00 X 28.00

Serviço:

Lançamento e sessão de autógrafos de Fernando Vilela

Livraria Miúda

Rua Coronel Melo de Oliveira, 766 – Pompeia, São Paulo

Das 14h às 18h

Entrada gratuita

Compartilhe este artigo
Segue:
Editora e criadora da Rede Brasileira de Notícias. Fazendo também parte da redação do Imprensabr. Sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário