O papel da inteligência artificial na promoção da sustentabilidade

A inteligência artificial (IA) está movimentando o panorama dos negócios e da sustentabilidade, proporcionando ferramentas poderosas para empresas que buscam não apenas o lucro, mas também a operação dentro dos limites sustentáveis do seu negócio. A adoção da IA pelas empresas representa uma dupla jornada: a de revolucionar a eficiência operacional e a de impulsionar práticas sustentáveis, oferecendo aos profissionais uma fonte de pesquisa e busca caminhos para a implementação de práticas não conhecidas ainda pelo profissional.

Uma pesquisa realizada pela Amcham Brasil e Humanizadas (“Panorama 2024”), através de entrevistas com executivos e gestores comprova a atenção das empresas para o tema IA & Sustentabilidade. O estudo aponta que as duas principais tendências que mais vão demandar a atenção das empresas em 2024 são a IA (1ºlugar) e ESG (2º lugar).

- Publicidade -

A incorporação da IA na sustentabilidade empresarial vai além de pesquisas nas ferramentas disponíveis na internet. Por exemplo, podemos potencializar a eficiência energética pelo uso de algoritmos de IA, que são capazes de otimizar o uso de energia em instalações industriais, adaptando-se a padrões de consumo e reduzindo o desperdício. Isso não apenas minimiza custos, mas também diminui o carbono gerado pelo processo.

No âmbito dos recursos naturais, a IA pode contribuir com sistemas que podem prever a necessidade de matérias-primas e ajustar a produção para evitar o excesso e desperdício, enquanto a tecnologia de aprendizado de máquina pode identificar maneiras de reutilizar materiais ou reduzir resíduos na fabricação de produtos.

Focando na área social, a IA pode ser utilizada na melhoria dos ambientes de educação e treinamento, criando plataformas educativas adaptativas que oferecem conteúdo personalizado para estudantes, especialmente em comunidades carentes, contribuindo para a educação inclusiva.

Outro benefício significativo da IA, na governança da empresa, é a capacidade de processamento de grandes volumes de dados para auxiliar na tomada de decisões de futuro e planejamento estratégico de longo prazo. Isso inclui a avaliação do ciclo de vida dos produtos, rastreamento da cadeia de suprimentos e análise de riscos ambientais, sociais e de governança aplicados ao produto ou serviços ofertados.

Entretanto, a implementação da IA deve ser acompanhada de responsabilidades. Questões éticas sobre privacidade de dados e possíveis impactos no emprego devem ser consideradas. Outro aspecto que exige atenção é a propriedade intelectual. O uso de IA para gerar conteúdo pode levar a questões de plágio e violação de direitos autorais. Os usuários e as empresas precisam implementar políticas para evitar o uso indevido de conteúdos protegidos e garantir que qualquer material gerado por IA seja original ou utilize fontes devidamente licenciadas.

- Publicidade -

A jornada para a sustentabilidade é complexa e diversificada, porém pode ser apoiada pelo uso correto e ético da IA. As ferramentas oferecidas podem contribuir com as escolhas e fortalecimento as ações de sustentabilidade propostas pelas empresas e cidadãos.

À medida que avançamos para um futuro em que a sustentabilidade será cada vez mais central para o sucesso dos negócios, a IA surge não apenas como um facilitador, mas como um ferramental estratégico. As empresas e cidadãos que adotarem proativamente a IA na sua estratégia de sustentabilidade estarão melhor posicionados para prosperar em um mercado cada vez mais consciente e exigente.

Ivo Neves é especialista em ESG e tem sido uma figura importante nessa integração. Com sua vasta experiência e habilidades na área de sustentabilidade e gestão empresarial, Neves tem buscado estabelecer pontes entre a IA e os princípios ESG, a fim de promover um desenvolvimento mais sustentável e socialmente responsável.

Compartilhe este artigo
Segue:
Autora na Gazeta24h e agora na ImprensaBr, sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *