Siga-nos nas Redes Sociais

Rio de Janeiro

peça com a premiada Nena Inoue estreia no Teatro Firjan SESI no Rio de Janeiro

Publicado

em

Imagem Do Whatsapp De 2024 01 02 à(s) 16.32.29 55e95910

A vencedora do Prêmio Shell 2019, a atriz Nena Inoue, retorna aos palcos cariocas com a peça “Sobrevivente”, no dia 15 de janeiro (segunda-feira), no Teatro Firjan SESI Centro. Com ascendência materna possivelmente indígena da protagonista, a dinâmica da peça estabelece uma conexão direta com o público antes de provocar reflexões sobre a ancestralidade de cada um. A encenação da atriz ficará em cartaz até o dia 7 de fevereiro (quarta-feira).

História feminina e feminista, “Sobrevivente” é um relato documental em diálogo vivo com a ficção, que resgata histórias apagadas de mulheres ancestrais da família de Nena Inoue. Escrita e dirigida por Henrique Pontes (prêmio Shell de melhor dramaturgo em 2019), a peça conta com a participação especial do também ator, Pedro Inoue, filho da atriz. Tem duração de 70 minutos e figurinos de Carila Matzenbacher, carnavalesca da Escola de Samba Mocidade Unida do Santa Marta.

– O foco é dar luz ao apagamento da história vivida por várias de nós e através do teatro documental compartilho a busca de minha ancestralidade e a descoberta recente de que minha avó seria indígena, mas que até o final de 2022, eu não sabia porque essa história foi apagada, assim como a de muitas de nós… Conhecemos as mulheres que vieram antes de nós? Quais histórias foram apagadas? – pergunta Nena Inoue atriz, diretora e produtora há 40 anos.

A atriz conta que o encontro com o dramaturgo Henrique Fontes resultou na idealização da peça.

– Nosso primeiro contato se deu no ‘Redemoinho’, um movimento de militância teatral, em âmbito nacional. Depois, nos reencontramos no FICA – Festival da Casa da Ribeira, em Natal, quando, então, ele, premonitoriamente, me instigou a falar da minha ancestralidade e que eu, na época, não sabia que era também indígena” – diz a atriz que viajou em busca de registros para confirmar suas origens.

O resultado desta jornada se traduz em uma narrativa documental que é feita a partir dessa busca, onde a atriz, no caminho, encontra descobertas surpreendentes.

Trilogia para adiar o fim

Sobrevivente é o segundo solo da“Trilogia para Adiar o Fim” idealizada por Nena Inoue, com enfoque nas histórias verídicas de mulheres, iniciada com o espetáculo “Para não Morrer”, que lhe rendeu o Prêmio Shell/2019 de Melhor Atriz e que já foi assistida por mais de 40 mil pessoas. O projeto “Sobrevivente” é uma realização do Espaço Cênico em parceria com o Teatroca. O terceiro espetáculo da trilogia está em fase de pesquisa, com estreia prevista para 2025.

Serviço:
Teatro Firjan SESI Centro
Av. Graça Aranha, 1 – Centro, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2563-4163
Segunda, Terça e quarta-feira, às 19h
Duração: 70 min
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Ingresso: https://bileto.sympla.com.br/event/89700/d/231100

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Maestro Eduardo Lages recebe convidados especiais em show beneficente no projeto Deck Music, na Lagoa

Publicado

em

MAESTRO EDUARDO LAGES - CRÉDITO DIEGO AIRES
MAESTRO EDUARDO LAGES - CRÉDITO DIEGO AIRES

Apresentação acontece no dia 04 de dezembro, quarta-feira, às 19h, no restaurante Deck, para ajudar o projeto Obra do Berço

Eduardo Lages, maestro oficial de Roberto Carlos, apresenta um show exclusivo repleto de emoções e grandes arranjos no projeto Deck Music, no restaurante Deck, na Lagoa, no dia 04 de dezembro, quarta-feira, às 19h. A apresentação é beneficente, com o cachê do artista sendo totalmente revertido à instituição Obra do Berço, na Lagoa. 

Maestro, compositor, arranjador e produtor musical, Eduardo Lages acompanha o rei da música há quatro décadas e, por essa parceria, ganhou o título de “Maestro do Rei’. Com uma carreira que encanta o Brasil e o mundo, ele promete um espetáculo inesquecível repleto de clássicos e de convidados especiais.

A noite ainda contará com uma degustação de vinhos, das 18h às 19h, oferecida pela vinícola Bebber para apoiar o espetáculo.

– Contar com o grande maestro Eduardo Lages numa apresentação exclusiva é um marco não só para o projeto, mas também para contribuir com a instituição Obra do Berço. Estamos muito felizes em ser palco para esse momento mais que especial – destaca Julianna Mantovani, diretora de marketing do restaurante Deck.

Obra do Berço

A Obra do Berço é uma instituição filantrópica, fundada em 1928 e hoje atende crianças em sistema de acolhimento e creche. Todos os programas que desenvolvem têm o intuito de fortalecer os vínculos sociofamiliares, contribuindo para mudanças positivas na sociedade. 

Deck Music Show 

O projeto tem o propósito de fazer do Deck o palco para o encontro dos novos talentos da música com grandes artistas consagrados e curadores. Os novos talentos da música teriam espaço para mostrarem seu trabalho e os grandes artistas que apoiam o projeto como os próprios curadores. 

A ideia partiu da experiência marcante no palco do jovem talentoso Thiago Tamussino, de apenas 15 anos, ao lado do premiado guitarrista e compositor Victor Biglione. Esse primeiro show foi mágico e arrepiante. No segundo show, Roger Henri, maestro, arranjador, compositor, com mais de 2 mil contribuições para a TV Globo, participou com Nathalia Miller, uma jovem cantora que já trabalha há alguns anos encantando casamentos. 

Ainda em dezembro, Victor Biglione voltará ao palco do Deck ao lado de Gustavinho, um menino de apenas 13 anos, que acompanha, desde que se entende por gente, seu ídolo Victor e almeja seguir a mesma trilha de sucesso. 

– A missão do projeto é justamente poder proporcionar esses momentos marcantes e contribuir totalmente para a nova geração da música, mas sempre valorizando os grandes artistas que fazem parte da história dela – conclui Julianna Mantovani.

Serviço:

Deck Music

Local: Restaurante Deck Lagoa – Rua Fonte da Saudade, 187, Lagoa, Rio de Janeiro – RJ

Dia e horário: 04 de dezembro, quarta-feira, às 19h

Reservas de mesa: (21) 97675-8666 (WhatsApp) 

Redes sociais: 

Projeto Obra do Berço – https://www.instagram.com/obradobercorj/  

Restaurante Deck – https://www.instagram.com/deck.restaurant/

Continue Lendo

Cultura

Originais do Charme celebra 10 anos no Imperator, no Méier, com novo espetáculo: “Flashblack”

Publicado

em

Companhia Originais do Charme no espetáculo Flashblack - Crédito fotográfico Tainã Santos
Companhia Originais do Charme no espetáculo Flashblack - Crédito fotográfico Tainã Santos

Espetáculo da aclamada companhia de dança faz uma viagem no tempo passando pelos sons, passos e momentos que embalaram os Bailes Black do subúrbio carioca nos anos 70, 80 e 90 

Grande sucesso em sua temporada itinerante pelo Rio de Janeiro, o espetáculo “Flashblack” sobe ao palco do Imperator, no Méier, no domingo, dia 01 de dezembro, às 19h, para sua última sessão em 2024. Encenada pela aclamada companhia Originais do Charme, que comemora 10 anos, a apresentação propõe uma viagem no tempo, estabelece pontes entre a música, os famosos passinhos das pistas de dança e as sensações de como nossas emoções vão reagir ao reviver 40 sucessos entre os anos 70, 80 e 90 dos Bailes Black do subúrbio carioca. 

No palco em performance, 14 dançarinos clássicos, entre 40 e 65 anos, oriundos dos Bailes de Charme de Madureira e sob a direção e coreografias de Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves. Um espetáculo inclusivo que convida o público a dançar, com vários flashes de momentos incríveis que vamos trazer ao presente e vai significar muito mais para você.

Flashblack

O termo flashback refere-se a uma técnica, na qual a ação no cinema é interrompida momentaneamente para voltar no tempo e, recuperar, trazer ao presente alguma memória, alguma referência significativa. No espetáculo Flashblack, os dançarinos / intérpretes dos Originais do Charme farão interrupções na narrativa do presente e vão contar o que marcou suas vidas nos anos 70, 80 e 90. Os cascudos (como são conhecidos os charmeiros mais velhos) vão apresentar várias histórias trazidas à tona, revividas e, depois, desdobradas nos laboratórios de construção do espetáculo, por meio de narrativas corporais. Tudo isso embalado por uma trilha sonora de 40 sucessos.

Crédito fotográfico Tainã Santos
Crédito fotográfico Tainã Santos

Buscando reflexões sobre as memórias entre a música Black (Soul, Charme, Funk e Disco), o corpo que dança, sobre como essas duas potências marcaram e ainda no presente marcam nossas vidas, FLASHBLACK é o espetáculo indispensável para recuperar suas melhores memórias afetivas. 

Companhia Originais do Charme no espetáculo Flashblack - Crédito fotográfico Tainã Santos
Companhia Originais do Charme no espetáculo Flashblack – Crédito fotográfico Tainã Santos

Antes um grupo de dança, os Originais do Charme tornaram-se companhia pela necessidade da preservação da memória da primeira geração dos bailes, completando 10 anos de história, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, Governo Federal, Ministério da Cultura, chamada emergencial de apoio a dança “Giro RJ”, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Ficha Técnica: 

Cia. Originais do Charme

Direção Geral: Marcus Azevedo 

Coreografia: Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves

Elenco: Aline Vasconcelos, Cleyton Santos, Andrea Gomes, Eduardo Costa, Claudia Perelli, Cristiano Guedes, Deise Cris, Katia Bispo, Jucilene Silva, Lucia Virgílio, Lula Santos, Marcelo Sales, Roberto Junior Baia e Xandy Neguitto

Técnico de Luz: Bru Trindade

Montador de Luz: Gil Santos

Técnico de Som: Eduardo Gonçalves

Edição Musical: DJ Cley 2

Direção Executiva: Himiny 

Arte e Design: DJ Dudu 

Mídias Sociais: Tainã Santos

Figurino: Lino Sales

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho

Realização: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura (Governo Federal)

Incentivo: Funarj

Apoio Institucional: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Parceria: Centro Coreográfico, Arena Carioca Fernando Torres, Giro Black e Viaduto de Madureira

Serviço:

Local: Teatro Imperator – Rua Dias da Cruz, 170 – Méier – Rio de Janeiro/RJ

Dia e hora: 01 de dezembro, domingo, às 19h

Entrada: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), vendas pelo link https://linktr.ee/azevedocharme

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: livre

Rede social: https://www.instagram.com/originaisdoc/

Continue Lendo

Rio de Janeiro

Professor da UFF é eleito Coordenador do Fórum Estadual de Educação do RJ

Publicado

em

Professor da UFF é eleito Coordenador do Fórum Estadual de Educação do RJ
Divulgação

A chapa liderada por Waldeck Carneiro, professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi eleita, por unanimidade, pelas entidades que integram o Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro, para coordenar a instância da política educacional, no biênio 2025-2026. Waldeck será o Coordenador-Geral da entidade, em substituição à professora Malvina Tuttman, a partir de fevereiro do ano que vem.

O Fórum Estadual de Educação é um órgão de Estado, de composição bipartite (poder público e sociedade civil), integrante do Sistema Estadual de Ensino do RJ. Possui atribuições estratégicas, como coordenar as conferências estaduais de educação, acompanhar e avaliar o cumprimento de suas deliberações e promover articulações com os fóruns de educação dos municípios fluminenses.

“É uma honra muito grande ser escolhido, por todas as entidades que compõem o Fórum Estadual de Educação do RJ, para liderá-lo, com os demais membros da coordenação colegiada, no próximo biênio. Mas é também uma grande responsabilidade, notadamente por substituir uma das grandes referências da educação brasileira, que é a professora Malvina Tuttman, na coordenação geral do FEERJ. No caso do Rio, trata-se de missão desafiadora, pois somos o único estado brasileiro que não tem um plano estadual de educação em vigor. Além disso, após a Conferência Nacional de Educação, realizada em janeiro de 2024, que produziu um potente documento final, o Brasil vai retomar o debate sobre o novo Plano Nacional de Educação, no Congresso Nacional, a partir de 2025, e os fóruns estaduais de educação, sobretudo os mais atuantes, como é o caso do nosso Fórum, ao lado do Fórum Nacional de Educação, tendem a cumprir um papel importantíssimo nessa conjuntura”, lembrou Waldeck após a eleição.

Continue Lendo

Em Alta