Promessa de sair do sedentarismo é uma das mais comuns no início do ano

Especialista explica como tirar o plano do papel!

O novo ano já deu o ar da graça e, nesse período, é normal que algumas promessas não cumpridas no ano anterior sejam relembradas. Iniciar uma atividade física faz parte da lista de muita gente. O problema é que nem sempre as pessoas conseguem tirar do papel e colocar em prática. A atividade física é uma das melhores formas de desenvolver habilidades motoras, melhorar o condicionamento e reduzir o risco de doenças crônicas.

De acordo com estudo publicado pela revista iScience, os exercícios são mais importantes para uma vida saudável do que a perda de peso, principalmente se a pessoa for obesa. Segundo a pesquisa, pessoas com sobrepeso diminuem muito mais os riscos de doenças cardíacas e morte prematura ao ganhar condicionamento físico, do que perder peso ou fazer dieta. No geral, o risco de morte prematura diminui em 30% ou mais, entre quem pratica exercícios.

Para quem quer começar é importante não exagerar. Inicie com atividades físicas de menor intensidade e vá aumentando gradualmente, à medida que o corpo se acostumar ao exercício. Nessas horas, é muito importante também ter um acompanhamento profissional de um médico e um preparador físico para saber o que você está apto ou não a fazer. “Estabeleça metas realistas! Para quem está começando a fazer exercício, é também um momento de autoconhecimento, saber sobre limitações e entender que tudo é um processo. Para isso, é preciso consistência e foco. Por isso, é importante colocar a atividade física na rotina”, explica Nilton Mendes, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

Combinar exercícios aeróbicos com exercícios de resistência é uma ótima estratégia para quem está começando. Os exercícios aeróbicos, como corrida, pedalada, dança e natação, ajudam na saúde cardiovascular, aumentam a capacidade pulmonar e auxiliam no controle de peso. Já os exercícios de resistência contribuem na melhora da força muscular, metabolismo, no equilíbrio e coordenação. “Para quem quer começar a se exercitar, a dica é iniciar por uma modalidade menos intensa e com um acompanhamento profissional, para familiarização e aprendizagem, além de exercícios de fortalecimento muscular”, explica o especialista da Rede Alpha Fitness.

“Crie metas possíveis, convide os amigos para se exercitar com você, experimente novas atividades e faça da atividade física uma companheira nesse novo ano. Se não deu para cumprir essa meta no ano que passou, faça nesse! Comece a fazer seus exames e a se preparar para um ano com mais saúde”, finaliza Nilton.

E para incentivar as pessoas a se exercitar, a Rede Alpha Fitness vai promover aulas especiais durante o mês de janeiro, em diversos espaços de Salvador. Alunos devem agendar sua presença através do APP. Os não alunos que estiverem interessados em participar das aulas, podem solicitar um Free Pass, no site https://www.redealphafitness.com.br e ainda conhecer melhor toda a estrutura oferecida pelas academias da rede. A programação das aulas especiais é a seguinte: Praia Alpha, no Porto da Barra, 06/01; Verão Zumba, no gramado do Jardim de Alah, 07/01; Terraço Barra, no Shopping Barra, 13/01; Verão Arena Alpha, na Alpha Arena, 14/01; Sunset Bike, no Forte de São Diogo, 20/01; Praia Alpha, no Jardimd e Alah, 21/01; Sunset Yoga, no Forte de São Diogo, 27/01; e Circuito de Verão, na unidade Vilas 2, 28/01.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário