Rede de Colégios Santa Marcelina expande programa After School para estudantes da unidade de Palmas

  • Com carga horária mensal de 90 horas, programa visa desenvolver autonomia, autoconsciência e responsabilidade do estudante, relacionando o exercício da Língua Inglesa às demandas sociais e humanas
  • Voltado à educação infantil, as atividades oferecidas pelo After School contemplam estudantes do nível II ao V

Com o propósito de atender às demandas globalizadas da sociedade, a Rede de Colégios Santa Marcelina acaba de anunciar a ampliação do programa After School para a Educação Infantil da unidade de Palmas, em Tocantins. Além da nova unidade, o período complementar bilíngue é oferecido ainda nos colégios da Rede localizados em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Alinhado à uma proposta inovadora e à prática pedagógica da instituição, o programa oferece aos estudantes a oportunidade de explorar e expandir seu conhecimento na língua inglesa de forma orgânica, enriquecendo suas experiências escolares.

- Publicidade -

De acordo com Raphael Mota, coordenador de educação bilíngue da Rede de Colégios Santa Marcelina, a iniciativa promove o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e criativas, ampliando a compreensão de outras culturas, fortalecendo laços sociais e preparando os estudantes para um futuro globalizado e desafiador. “Trazer o After School para Palmas é a concretização de um sonho e o atendimento à uma demanda local. O objetivo é reforçar a nossa missão e impacto social através do desenvolvimento de competências plurilíngues e pluriculturais dos estudantes”, afirma Raphael.

As características e funcionamento do After School

O programa After School na unidade de Palmas foi desenvolvido para oferecer uma experiência enriquecedora aos estudantes do nível III ao V da Educação Infantil, contemplando crianças de 3 a 5 anos.

Com aproximadamente 90 horas mensais dedicadas à imersão e exposição à língua inglesa, sendo quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira, o programa é dividido em módulos chamados de “Times”, que proporcionam uma variedade de atividades. Entre eles estão o “Music Time” e o “Cooking Time”, em que os estudantes se envolvem em experiências práticas relacionadas à música e à culinária, bem como o “Story Time” e o “Make-believe Time”, que visam estimular a imaginação e a expressão criativa dos estudantes, a partir de práticas como contação de histórias e imaginação.

De acordo com Raphael Mota o foco do After School está não apenas na exposição à língua inglesa, mas também no desenvolvimento da autonomia, autoconsciência e responsabilidade dos estudantes. Tendo isso em vista, a infraestrutura da unidade em Palmas foi preparada para oferecer um ambiente adequado ao projeto durante o contraturno, com quadras esportivas, playgrounds, hortas e salas climatizadas.

- Publicidade -

A importância da educação bilíngue

De acordo com Raphael Mota, a chegada do programa After School em Palmas representa mais do que um simples projeto de estudo complementar, a ação cumpre um papel fundamental ao preparar os estudantes para um futuro cada vez mais exigente e competitivo, integrando o idioma inglês em todas as atividades de forma dinâmica e natural, seguindo o modelo de Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem (CLIL).
“A abordagem de educação bilíngue adotada em Palmas representa um investimento relevante na formação integral dos estudantes, preparando-os para um mundo cada vez mais exigente. Neste sentido, a iniciativa proporciona uma imersão multilíngue e multicultural, capacitando os estudantes a compreender, conviver, comunicar e agir de maneira ética e impactante em contextos locais e globais”, finaliza Raphael.

Sobre o colégio Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *