Tecnologia
Relatório da TeamViewer sobre Inteligência Artificial revela comportamentos de tomadores de decisão de Negócios, TI e TO em relação à IA

Por Alexander Post – Vice-presidente de Gerenciamento de Produtos da TeamViewer
A Inteligência Artificial (IA) é uma das tecnologias mais transformadoras da atualidade, mas é também desafiadora. Ela é, sem dúvida, uma poderosa ferramenta para aumentar a eficiência empresarial e a produtividade dos funcionários, porém pode igualmente ser um potencial fator de risco de segurança caso os procedimentos corretos não sejam implementados. E mesmo que esses riscos sejam gerenciados de forma adequada, a IA introduzida de forma limitada pode igualmente acabar prejudicando sua própria capacidade de proporcionar benefícios e avanços – o que não é nada bom.
Diante disso, não é raro que o medo e alguns mal-entendidos frequentemente permeiem o diálogo e a troca de ideias sobre a IA. Para evitar que as empresas fiquem para trás devido à falta de adoção da tecnologia, é preciso que elas repensem e até mesmo reinventem a forma como podem aproveitar todas as oportunidades que a IA traz.
IA como chave para a eficiência e a igualdade dos negócios
Muitas vezes pensamos na Inteligência Artificial como uma tecnologia para equipes de TI e funcionários administrativos que beneficia as empresas em geral, ao invés de pensar nela como ferramenta voltada para uso dos funcionários em todos os níveis da estrutura corporativa.
A IA pode melhorar as oportunidades de trabalho para equipes em todos os setores e funções profissionais, tanto diminuindo a falta de tempo para a realização de tarefas e projetos como melhorando a eficiência e a produtividade para obter melhores resultados financeiros para o negócio – algo que é especialmente crucial na indústria manufatureira.
Mas até que ponto isso está acontecendo?
Bem-vindo à era do uso, da maturidade, da competência e da confiança da IA
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem se tornado característica comum em nossas vidas profissionais, mas com que frequência as pessoas a utilizam realmente? Os trabalhadores consideram seu uso completamente desenvolvido e se sentem aptos e competentes?
Em quais tarefas a IA gera mais confiança?
Cresce o uso semanal e diário de IA nas empresas
De acordo com o Relatório de Oportunidades de IA da TeamViewer realizado em 2024, e que serviu como base de dados para este artigo, a adoção da IA acelerou rapidamente nos últimos 12 meses, com a grande maioria dos tomadores de decisão (79%) utilizando a tecnologia pelo menos uma vez por semana em seus trabalhos e com mais de um terço (35%) usando a IA todos os dias. Os números mostram um aumento drástico ano após ano; em 2023, a IA era usada semanalmente por apenas 52% e diariamente por 12%.
No entanto, embora a utilização da IA tenha aumentado de forma generalizada, os graus de utilização não são de forma alguma consistentes entre níveis de hierarquia ou setores, indicando uma oportunidade significativa de crescimento.
Tomemos como exemplo os tomadores de decisão. É evidente que o setor de TI esteja entre os primeiros a adotar a IA no ano passado, utilizando a tecnologia muito mais que seus colegas com a mesma autoridade em outros departamentos. Só para se ter uma ideia, o uso de IA pelos decision makers de TI (ITDMs, sigla em inglês para IT Decision Makers) é bem superior à dos tomadores de decisão empresariais (BDMs, sigla em inglês para Business Decision Makers) e decisores tecnológicos operacionais (OTDMs, sigla em inglês para Operational Technology Decision Makers). É notável o quanto o uso diário da IA pelos ITDMs aumentou nos últimos 12 meses, com 42% deles afirmando atualmente que a utilizam diariamente, em comparação a apenas 13% há um ano.
Dado que os ITDMs lideraram o uso semanal de IA em 2023 e os BDMs e OTDMs agora estão começando a preencher essa lacuna, é muito possível que veremos os BDMs e OTDMs continuarem a seguir essa liderança em 2025 e a aumentarem significativamente a frequência de utilização da IA – uma projeção apoiada pela duplicação do uso semanal dos OTDMs no último ano (de 38% para 72%) e pelo uso diário mais que triplicado (8% para 25%).
Principais aplicações da IA
Já sabemos que a propagação da IA está em ascensão e seu uso vai desde análises preditivas até otimização da cadeia de fornecimento, passando por várias outras aplicações.
Atualmente, a automatização de suporte ao cliente (26%), a análise de dados (26%) e a automatização de processos (21%) são o top 3 do uso da IA corporativa – o que dá uma certa vantagem aos tomadores de decisão de negócios. No entanto, tanto os ITDMs como os OTDMs atribuem uma classificação mais elevada à análise de dados – 30% e 25%, respectivamente – corroborando a importância da IA em funções mais baseadas em dados.
Percepções elevadas de maturidade da IA
À medida que a utilização da IA cresce, aumentam também as percepções de maturidade da tecnologia e isso torna imprescindível que as pessoas passem a ter uma grande confiança em seu nível de desenvolvimento e avanço. Cerca de 72% dos entrevistados consideram que a adoção da IA em suas organizações segue em pleno desenvolvimento, com 31% considerando que a tecnologia está bastante amadurecida.
Esse nível de confiança sobe para 79% entre os ITDMs e desce para 68% para os BDMs e 62% para os OTDMs, refletindo a frequência de utilização da IA tanto em vários setores como em diferentes níveis organizacionais corporativos. Entretanto, em segmentos como a indústria transformadora, onde a IA é utilizada semanalmente por 78% dos decisores, 72% a classificam como uma tecnologia amadurecida que faz parte do dia a dia.
Poupando tempo e ganhando novas oportunidades de emprego
Uma das críticas à Inteligência Artificial no ambiente de trabalho é que ela beneficia mais as organizações do que os indivíduos. No entanto, como revela o Relatório de Oportunidades de IA da TeamViewer, ambos os grupos levam vantagem com a IA. No que diz respeito à economia de tempo, por exemplo, os inquiridos afirmaram que a IA ajuda a reduzir 12 horas mensais de trabalho aos funcionários, ou seja: quase dois dias úteis.
Embora tenha sido verificado que todos os grupos poupam tempo através da IA, uma grande prova da sua eficácia nesta área, os profissionais que mais a utilizam certamente são os que mais se beneficiam, pontuando o quanto é possível obter melhorias quando a tecnologia é totalmente adotada. Um outro exemplo são os funcionários da indústria de TI, que chegam a poupar 16 horas de trabalho por meio da IA, em comparação com pouco mais de 10 horas por semana para os trabalhadores da indústria manufatureira e apenas seis horas para o setor público.
Você pode até pensar que as equipes de TI têm condição de poupar mais tempo do que qualquer outro grupo através da IA devido às suas capacidades técnicas únicas, mas os participantes da pesquisa atuando nos setores da construção e da agricultura também estimam uma economia de 15 horas de trabalho através da tecnologia, demonstrando que qualquer pessoa com formação não relacionada à TI pode economizar tempo em suas tarefas por meio da abordagem correta.
Na minha opinião, a Indústria 4.0 tem sido um ponto de discussão há mais de uma década. Em alguns setores, porém, o processo de digitalização está apenas começando a ser levado a sério. O fato é que grupos mais conservadores, como os OTDMs, são resistentes em relação a mudanças de sistemas em funcionamento – e por uma boa razão, uma vez que são bastante conscientes sobre os potenciais vazamentos de dados em torno de seus processos de produção, o que impactaria negativamente a competitividade de seus negócios.
Por conta dos receios residuais sobre a transformação e os níveis consequentemente mais baixos de maturidade digital da TO, é compreensível que os OTDMs tenham sido mais lentos a adotar a IA do que seus companheiros de TI. Contudo, a resistência ao uso da IA é apenas parte da história, que caminha a passos largos e a cada dia rumo à evolução.
Relatório de Oportunidades de IA da TeamViewer | Metodologia de Análise
A análise quantitativa para o estudo da TeamViewer foi conduzida pela consultoria de investigação Sapio Research, sediada no Reino Unido.
A pesquisa coletou informações, comportamentos e visões de 1.400 executivos de empresas com mais de 200 funcionários no Reino Unido, França, Alemanha, Austrália e Singapura, além de mais de 500 trabalhadores nos Estados Unidos, sobre Inteligência Artificial e seu uso na tomada de decisão em procedimentos ligados à tecnologia da informação, tecnologia operacional e aos negócios. As entrevistas foram realizadas online pela Sapio Research em agosto e setembro de 2024.
O relatório completo, em inglês, está disponível em https://www.teamviewer.com/en/campaign/ai-opportunity-report/.
Tecnologia
Positivo lança notebook 2 em 1 DUO com novos recursos para mobilidade e atividades do dia a dia

Modelo conta com diversos modos de uso (notebook, tablet, apresentação e porta-retrato), se destaca por aprimoramentos em hardware e conectividade, e reforça o propósito da Positivo de democratizar o acesso do brasileiro a tecnologias ideais para estudo e entretenimento, como assistir filmes e maratonar séries |
|
|
|
Curitiba, 15 de outubro de 2025 – A Positivo, marca de computadores, smartphones e tablets da Positivo Tecnologia, acaba de lançar um modelo conversível, o notebook Positivo DUO. O novo produto chega ao mercado com a proposta de ser um dispositivo acessível, compacto e versátil, ideal para estudantes e profissionais que precisam de mobilidade sem abrir mão de praticidade e custo-benefício em qualquer ocasião. Entre outros diferenciais, o Positivo DUO também possibilita o uso para entretenimento por contar com tela touch IPS/HD que facilita o acesso a vídeos, sendo ideal para assistir filmes e maratonar séries. Além disso, o aparelho conta com processador atualizado, melhorias em conectividade com Wi-Fi 5 e webcam, que antes era VGA e agora passa a ser de alta definição. “O novo Positivo DUO tem um papel estratégico dentro do portfólio da Positivo e vem para atualizar o modelo atual que já faz um grande sucesso. Com ele, reafirmamos nosso compromisso de democratizar o acesso à tecnologia com produtos modernos, de alta qualidade e acessíveis”, destaca Daniela Colin, diretora de Procurement e Desenvolvimento de Produtos da Positivo Tecnologia. “É a solução perfeita para quem busca mobilidade, praticidade e quer ter a experiência de um conversível versátil e sem precisar investir em modelos de preço elevado, sendo um dos mais acessíveis do segmento.” |
|
Desenvolvido para acompanhar os diferentes momentos da rotina do usuário, o Positivo DUO pode ser utilizado em quatro modos com sua dobradiça de 360º: notebook, tablet, apresentação e porta-retrato – o que facilita desde atividades escolares e compartilhamento de tela em apresentações até o uso em momentos de lazer, como assistir filmes, séries e demais vídeos no modo tablet, por exemplo. Compacto e leve, com apenas 1,15 kg, é fácil de transportar, além de ter outros atributos que auxiliam em atividades diárias, como tela touch HD IPS de 11.6 polegadas com ângulo de visão ampliado que garante cores mais vivas, webcam HD e conectividade Wi-Fi 5 (b/g/n/ac), que agora suporta redes de 5 GHz e garante melhor desempenho de navegação e videochamadas. O modelo é equipado com o processador Intel® Celeron Jasper Lake, sucessor do Gemini Lake, e oferece especificações que tornam a experiência de uso ainda mais completa e com compatibilidade com os sistemas operacionais Linux e Windows 11. Além disso, conta com diferentes configurações de memória (4GB e 8GB) e armazenamento de 128GB (com possibilidade de expansão para mais 128GB via MicroSD), e recursos como a tecla Copilot e o uso de caneta capacitiva, para ampliar a interatividade com a tela. Conta também com a MIA (Minha Inteligência Artificial) assistente virtual embarcada nos produtos da Positivo que facilita o acesso em um mini navegador com atalhos e conexões diretas para auxiliar nas tarefas do dia a dia. |
|
|
|
O Positivo DUO é indicado principalmente para jovens e adultos que buscam um notebook para substituir seus computadores antigos nas mais diversas atividades de rotina como uso de planilhas, navegação na web e edição de textos. Sua bateria de 37.2 Wh tem até 6 horas de autonomia e, entre outros fatores decisivos de compra estão o preço, o design e a leveza. Para manter o usuário sempre conectado, vem ainda com portas USB 3.0 (1) e USB 2.0 (1), slot para cartão micro SD, saída de vídeo Mini HDMI, e conexão de saída e entrada de áudio. O lançamento reforça a presença da Positivo no segmento de notebooks conversíveis, no qual já detém 46% de participação entre os modelos com processador Celeron e é o único player de entrada da categoria no Brasil. Em 2025, a Positivo Tecnologia alcançou 58% de market share nessa categoria, reforçando o sucesso do modelo conversível mais acessível do mercado brasileiro. O notebook 2 em 1 acessível, Positivo DUO, já está disponível para venda no site oficial da Positivo por preços a partir de R$ 1.749. |
|
Ficha Técnica Positivo DUO
· Tela: 11.6” IPS HD 1366 x 768 pixels · Processador: CELERON N4500 · GPU: Intel HD Graphics 600 (Integrated) · Sistema operacional: Linux e Windows 11 · Memória: 4GB e 8GB LPDDR4 · Armazenamento: 128 GB eMMC · Áudio: Built-in 2x stereo1.0W · Conectividade: Wi-Fi 5 802.11 b/g/n/ac · Portas: 1x USB 3.0, 1x USB 2.0, 1x cartão micro SD, conexão de saída e entrada de áudio, vídeo Mini HDMI · Teclado: ABNT · Câmera: 1.0 MP HD (720p) · Bateria: 37.2Wh · Dimensão: 277,1 x 189,45 x 17,4 mm · Peso: 1,15 Kg |
Tecnologia
Evento consolida Rio de Janeiro como sede de um dos Centros de Excelência em Inteligência Artificial no mundo

O presidente da Assespro-RJ e Deputy Chairman da WITSA (World Information Technology and Services Aliance), Robert Janssen, fez uma peregrinação por Brasília para chancelar apoio do Governo Federal ao WITSA Global AI Summit @ Rio, que será realizado entre 27 e 29 de abril de 2026. A agenda incluiu encontros com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Softex e ApexBrasil, instituições-chave para impulsionar o posicionamento do Brasil no cenário global da inovação.
“Trazer esse evento para o Rio de Janeiro foi uma vitória nacional. O Summit ajudará a consolidar o Brasil e o Rio como sedes de um dos Centros de Excelência em Inteligência Artificial da rede mundial da WITSA (GAIN – Global Artificial Intelligence Network)”, disse o empresário.
Atualmente, apenas cinco cidades no mundo foram escolhidas para abrigar esses centros de excelência: Taipei (Taiwan), Kuching (Malásia), Manama (Bahrein), Washington DC (EUA) e Rio de Janeiro (Brasil). Estar no seleto grupo de nações significa que a cidade e o país estarão na linha de frente das grandes transformações tecnológicas globais.
“O WITSA Global AI Summit @ Rio é mais do que um evento: é a consolidação de uma nova posição estratégica do Brasil no mapa mundial da inovação e da inteligência artificial”, conclui Robert.
Tecnologia
Softcom leva tecnologia e oportunidades de franquia à Feira do Empreendedor no Ceará

Marca paraibana apresenta soluções inovadoras e condições especiais para quem deseja abrir o próprio negócio
A Softcom participa da Feira do Empreendedor, que acontece de 8 a 10 de outubro no Ceará, com o propósito de conectar tecnologia e oportunidades reais de negócio a pequenos e médios varejistas. Com 26 anos de história, a empresa paraibana se consolidou como referência nacional em softwares de gestão e no modelo de franquias, oferecendo soluções que simplificam a rotina e potencializam o crescimento do empreendedor brasileiro.
Durante o evento, a marca atuará com três frentes estratégicas: expansão da rede de franquias, prospecção de novos clientes e fortalecimento da imagem institucional como referência em tecnologia para o varejo. Entre as novidades apresentadas estão a DRIKA IA, inteligência artificial que realiza análises e previsões de desempenho em tempo real, e o Softcom Smart, ferramenta que transforma o celular em um ponto de venda completo, com Pix integrado e emissão de notas fiscais eletrônicas.
O estande promete ser um dos pontos de destaque da feira. Além de conhecer e testar as soluções na prática, os visitantes poderão conversar com especialistas, conferir histórias inspiradoras de empreendedores que cresceram com o apoio da rede e descobrir como se tornar franqueado. Durante o evento, a empresa também oferecerá condições exclusivas, tanto para aquisição do software, quanto para novos interessados em integrar o sistema de franquias.
Para Renato Rodrigues, CEO da Softcom, a participação reforça o propósito da marca de democratizar o acesso à tecnologia. “Nosso objetivo é apoiar comerciantes em cada etapa da jornada, oferecendo ferramentas que descomplicam a gestão e aceleram o crescimento de forma sustentável”, afirma.
Com mais de 70 unidades distribuídas entre o Nordeste e o Sudeste, a Softcom aposta na expansão por meio de franqueados que atuam como agentes de impacto local, ajudando comerciantes e pequenos empreendedores a conquistar eficiência e competitividade em mercados cada vez mais digitais.
Sobre a Softcom
Fundada em 1999, em João Pessoa (PB), a Softcom é hoje uma rede de franquias de tecnologia e referência nacional em softwares de gestão voltados para micro e pequenas empresas. Sua plataforma reúne soluções completas para vendas, financeiro, estoque e fiscal, oferecendo ainda integração com aplicativos de delivery e segurança em nuvem. Entre os diferenciais, destacam-se a inteligência artificial própria DRIKA IA, que auxilia empreendedores em decisões estratégicas, e o aplicativo que coloca o controle do negócio na palma da mão. Reconhecida como Super Integradora iFood, a franquia já impacta milhares de empreendedores em diversas regiões do Brasil, levando inovação e simplicidade para o dia a dia do pequeno varejo.
Mais informações: https://www.softcomtecnologia.com.br/