Siga-nos nas Redes Sociais

Outras

Rio Grande do Sul lança plano de ajuda a animais

Publicado

em

C47e18fc 13c4 47c1 85c1 2e0f66e2aeeb
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O governo do Rio Grande do Sul disponibilizou nesta sexta-feira (31) o Plano Estadual de Ação de Resposta à Fauna. O objetivo é estabelecer ações e responsabilidades a respeito de animais domésticos e domesticados, silvestres e de produção, de todos os portes, devido à calamidade pública nos municípios do estado.

De acordo com a Defesa Civil do estado, desde o início da calamidade pública causada pelas chuvas, foram resgatados mais de 12,5 mil animais domésticos e silvestres até esta sexta-feira.

No plano, o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD-Brasil) será parceiro do estado gaúcho. Habitualmente, o GRAD-Brasil coordena ações de busca, resgate e salvamento de animais e organiza as operações em abrigos onde ficam temporariamente os pets (animais de estimação). O coordenador geral do GRAD- Brasil, Enderson Barreto, enfatiza que o grupo é parceiro do estado, mas se faz representado por centenas de milhares de outros voluntários.

Site

Uma plataforma multifuncional é a base deste plano elaborado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, disponível neste site.

A nova ferramenta voltada a animais resgatados no Rio Grande do Sul foi desenvolvida em 20 dias, em conjunto por voluntários do GRAD-Brasil, da Arcanimal, da empresa de microchipagem AnimallTag e do site Pet RS.

A iniciativa emergencial pretende fornecer um suporte à causa animal, com garantias para que os pets resgatados encontrem novos lares, voltem a se reunir com seus tutores e ter a oferta de lares temporários.

A ferramenta virtual reúne informações sobre a quantidade de animais abrigados e as espécies mapeadas, sendo possível filtrar por endereço onde estão abrigados.

Além de tentar resolver emergencialmente a situação dos animais resgatados no Rio Grande do Sul, os voluntários pretendem criar que modelo de resposta rápida e eficiente para futuras crises envolvendo animais em situações de desastres.

A porta-voz da Arcanimal, Carine Zanotto, explicou que a união de esforços e a tecnologia garantem um processo mais eficiente e humanizado, com foco no bem-estar dos animais. “A Animalltag, a Pet RS, o GRAD e a Arcanimal visam proporcionar um final feliz para todos os animais envolvidos, seja no reencontro com seus tutores ou na construção de novos lares amorosos e responsáveis.”

Carine ressaltou que nem todos os animais em abrigos têm tutores identificados e que todo o processo de triagem será feito cuidadosamente para evitar que um pet com tutor desabrigado seja encaminhado para adoção.

“Entendemos a urgência em desafogar os abrigos, mas estamos tentando equilibrar bom senso e urgência, pensando sempre no bem estar dos animais”, afirma a representante da Arcanimal.

A plataforma virtual vai agilizar três ações consideradas estratégicas e fundamentais: a identificação e cadastro de animais em abrigos; a triagem para adoção e destinação a lares temporários; e o auxílio a tutores na busca pelos pets perdidos.

Papéis

Em situações de emergência, o GRAD-Brasil dará orientação sobre critérios para a identificação de animais e de candidatos a adotantes e coordenará a assistência a abrigos, proporcionando suporte de saúde e assistência aos animais resgatados.

A Animal Tag identificará e fará o cadastro de animais por meio de aplicativo. Já o site Pet RS terá a missão de facilitar o reencontro de tutores com os pets perdidos, enquanto a plataforma da Arcanimal vai promover a adoção de cães e gatos, fazendo a ponte entre os animais disponíveis até os futuros lares permanentes.

O primeiro passo será identificar e classificar os animais abrigados, com medalhas numeradas e de diferentes cores. A vermelha será atribuída a animais com tutores conhecidos (identificados, principalmente, por meio de microchips); a amarela, destinada aos que aguardam a identificação do tutor; e a verde, àqueles que estão aptos para adoção, como os filhotes.

O número de cada medalha estará vinculado a fotos e informações específicas daquele animal, a partir do cadastro realizado pelos abrigos no um aplicativo viabilizado pela parceira Animal Tag, sem custo para o governo gaúcho.

A empresa também doará as medalhas. O aplicativo, que poderá ser visualizado offline, está em fase de homologação. Após a ativação, voluntários da Arcanimal ajudarão no processo de identificação, orientando e estimulando os abrigos a abastecerem o banco de dados.

Após o mapeamento, o terceiro passo consistirá no aproveitamento de tais dados pelo sites da Arcanimal e da Pet RS, que cuidará de conectar os pets aos tutores e da Arcanimal, que conectará os animais às pessoas interessadas em adoção.

No mesmo site, já é possível manifestar interesse em acolher um animal por período determinado (lar temporário) ou de forma definitiva.

A partir das opções feitas, como temperamento e porte do animal, a plataforma fará o cruzamento com o banco de dados da Animalltag para selecionar os cães e gatos que se enquadram no perfil desejado.

O processo de adoção será gerenciado pelos abrigos, cabendo às plataformas facilitar essa gestão.

Fonte: Agência Brasil

Autora na Gazeta24h e agora na Imprensabr, sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras

Pormade no ranking Melhores Lugares para Trabalhar em 2024

Publicado

em

Pormade no ranking Melhores Lugares para Trabalhar em 2024
Divulgação

Promover um ambiente de trabalho saudável, que valoriza o bem-estar e o desenvolvimento de cada colaborador é uma prática constante na Pormade Portas. Em 2024, esse compromisso foi mais uma vez reconhecido pelo prêmio “Lugares Incríveis para Trabalhar”, realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com o Estadão. A premiação destacou a empresa como uma referência no setor industrial pelas suas práticas inovadoras de gestão de pessoas.

Desde 2019, a empresa paranaense, com sede em União da Vitória, figura nesse ranking, uma conquista que reflete os esforços contínuos da companhia para garantir um ambiente de trabalho acolhedor e participativo. A Pormade investe em ações que vão desde programas de saúde emocional e bem-estar até o incentivo ao desenvolvimento profissional, sempre com foco na valorização dos seus mais de 1.250 colaboradores.

“Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo”, afirma Claudio Zini, diretor-presidente da Pormade. “Queremos que cada colaborador se sinta parte de algo maior, que perceba que suas ideias e esforços são importantes para o crescimento da empresa”, reforça o executivo.

Além do prêmio “Lugares Incríveis para Trabalhar”, a Pormade também se destaca em outros rankings relevantes, como o Great Place to Work (GPTW) e “CEOs Mais Admirados do Brasil”, reforçando sua liderança e excelência em criar ambientes de trabalho onde as pessoas querem estar.

Continue Lendo

Outras

Brasileira Dra. Michelle Trigo lança livros sobre métodos de estética no Louvre

Publicado

em

Brasileira Dra. Michelle Trigo lança livros sobre métodos de estética no Louvre
Divulgação

Fisioterapeuta dermato-estética renomada, a brasileira Dra. Michelle Trigo realiza o pré-lançamento de seu mais recente livro sobre métodos de estética e beleza no Louvre, em Paris, seguido por um lançamento em Lisboa. Com mais de duas décadas de experiência e especializações em traumato-ortopedia e dermato-funcional, além de uma formação na China, Michelle é conhecida por desenvolver técnicas exclusivas e inovadoras que transformam o mercado europeu.

Entre os métodos criados pela especialista estão o Método Crio Tapping, a Drenagem Linfática Michelle Trigo, o Método Zero Fibrose no Pós-Operatório e o Método Zero Celulite e Flacidez. Estes protocolos são descritos em detalhes em seus novos livros, que são disponibilizados exclusivamente para seus alunos, tanto em cursos presenciais quanto online.

Além de sua atuação em Figueira da Foz, Portugal, onde trabalha com seu esposo, Dr. Prof. Vanderlei de Sá, Michelle é uma figura de destaque em congressos internacionais e autora de diversos livros e artigos científicos na área de estética. Seus métodos não invasivos são reconhecidos por promover resultados eficazes e seguros, recebendo prêmios como o Top Of Mind Internacional e o Estrela do Atlântico.

Michelle Trigo continua a ministrar cursos que buscam oportunizar transformações na carreira de profissionais da estética e beleza, com certificação válida na Europa. Agora também em formato de ebook, os métodos são projetados para proporcionar uma formação completa e segura aos profissionais, garantindo a aplicação correta das técnicas desenvolvidas por ela.

O trabalho da especialista brasileira em fisioterapia dermato-funcional é amplamente reconhecido, tendo recebido prêmios internacionais e participado de iniciativas como a coletânea “Mulheres Além Mar”. Além disso, Michelle é recentemente reconhecida em sua área de atuação pelo Ranking Brasil, que premia recordes nacionais.

“Meu objetico é elevar a autoestima e o bem-estar dos meus pacientes e transformar a prática de profissionais da área”, enfatiza.

No Brasil

Michelle iniciou sua carreira no Brasil, trabalhando em instituições renomadas como a Santa Casa de Misericórdia de Santos e a Universidade Federal. Ela também foi gerente de franquias do grupo Xuxa. Ao longo dos anos, publicou 11 livros, com seu primeiro livro na área da saúde lançado na Avenida Paulista, em São Paulo.

Além de suas publicações, seu foco atual é especialmente o Master em Drenagem Linfática Estética e Terapêutica, que será entregue tanto presencialmente quanto online. Michelle destaca a importância do embasamento científico e da certificação válida na Europa para aumentar a autoridade no mercado de estética.

Radicada em Portugal, Michelle continua a compartilhar seu conhecimento e experiência por meio de palestras, cursos e métodos que têm transformado a estética e o bem-estar de seus clientes e profissionais da área. Ela pode ser encontrada no Instagram como @michelle_fisioterapeuta.

Continue Lendo

Outras

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Publicado

em

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico
© Foto- Museu Histórico Nacional

O Museu Histórico Nacional (MHN), na Praça Marechal Âncora, no centro histórico da cidade do Rio de |Janeiro, vai ser fechado ao público para obras de modernização do sistema elétrico, a partir desta segunda-feira (9). A previsão é de que a reforma seja concluída em outubro de 2025.

“Ao longo dos próximos meses, vamos divulgar nossos programas e ações de comunicação, educação e pesquisa que vão garantir a sequência dos nossos trabalhos e serviços”, diz texto publicado no site da instituição.

O objetivo, de acordo com a direção da instituição, é implementar um projeto de climatização das áreas de exposição, que proporcionará maior conforto para as pessoas que vão visitá-lo, além de oferecer melhores condições de conservação para as coleções.

Segundo o MHN, a iniciativa vai proporcionar mais segurança, sustentabilidade e eficiência ao Museu Histórico Nacional, garantindo a continuidade e melhoria dos serviços oferecidos aos cidadãos de hoje e às futuras gerações de brasileiros que encontram na instituição um espaço de referência para o reconhecimento e valorização da diversidade, memória e identidade nacionais.

Inauguração

Criado em agosto de 1922, voltado para história do Brasil, o museu ocupa todo o conjunto arquitetônico da antiga Ponta do Calabouço, constituindo-se em um dos mais importantes museus históricos do país e um centro gerador de conhecimento nas áreas da museologia e do patrimônio cultural.

Abrigou o primeiro curso de Museologia do país, criado em 1932, e que funcionou nas dependências do museu até 1977, tornando-se uma referência para a constituição de outros importantes museus brasileiros.

Outra importante instituição que começou no Museu Histórico Nacional foi a Inspetoria dos Monumentos Nacionais,  criada em 1934, que transformou-se mais tarde no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Todo o conjunto arquitetônico e as coleções do MHN foram tombados em 2009 pelo Iphan.

Com informações: agenciabrasil.ebc.com.br

Continue Lendo

Em Alta