Outras
Saúde mental no trabalho: como cuidar do bem-estar dos colaboradores e lidar com o estresse?

No mundo corporativo, a saúde mental é um tema significativo. Muitos funcionários enfrentam obstáculos que criam um ambiente onde o estresse prevalece, como a competitividade entre os colegas de trabalho e a pressão para cumprir metas e prazos. Para lidar com isso, muitas empresas estão redefinindo suas abordagens para promover o bem-estar emocional e psicológico de seus colaboradores.
De acordo com Tatiane Paula, psicóloga clínica, o estigma em torno da saúde mental persiste, fazendo com que muitos funcionários temam julgamentos por admitirem que estão enfrentando problemas. “A falta de suporte e políticas inadequadas nas empresas contribuem para a sensação de isolamento. Manter equilíbrio entre vida pessoal e trabalho torna-se um desafio, exacerbando problemas de saúde mental. Sobrecarga de trabalho e a falta de recursos apropriados intensificam a exaustão”.
Empresas que priorizam a saúde mental dos funcionários colhem benefícios significativos. Segundo a especialista, a produtividade aumenta, uma vez que funcionários mentalmente saudáveis mantêm o foco e tomam decisões ponderadas.
Ações direcionadas à saúde mental reduzem o absenteísmo, ou seja, a ausência de colaboradores no trabalho, fortalecendo o desempenho organizacional. A retenção de talentos torna-se mais eficaz em ambientes que demonstram preocupação com o bem-estar emocional. Funcionários satisfeitos e engajados contribuem para um ambiente de trabalho mais positivo.
“Investir na saúde mental também resulta em economia a longo prazo, reduzindo custos associados a absenteísmo e rotatividade. A criatividade e inovação florescem em equipes com boa saúde mental. Além disso, cumprir regulamentações sobre saúde mental torna-se uma obrigação ética e legal”, completa.
O estresse impacta a produtividade de diversas formas. Dificuldade de concentração, erros, procrastinação e efeitos na saúde física são apenas alguns exemplos relatados pela psicóloga. Estratégias de gerenciamento de estresse e ambientes de trabalho saudáveis são essenciais para manter o equilíbrio e a eficácia no trabalho.
Recursos para preservar a saúde mental
Empresas podem adotar uma variedade de recursos, desde programas de aconselhamento confidenciais até treinamentos de gerenciamento de estresse. Flexibilidade no trabalho, políticas de licença e acesso facilitado a profissionais de saúde mental são medidas fundamentais. Campanhas de conscientização e criação de uma cultura inclusiva também promovem o bem-estar.
Lidar com problemas de saúde mental requer sensibilidade. Apoio, escuta atenta, informação sobre recursos disponíveis e flexibilidade são vitais. A criação de políticas claras e uma cultura de trabalho sem estigma são abordagens necessárias.
Impactos a longo prazo
O investimento em saúde mental gera impactos duradouros. “Funcionários mais produtivos, menor rotatividade, melhor satisfação e imagem positiva são apenas algumas das recompensas. A promoção da saúde mental não apenas preserva o bem-estar individual, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e próspero”, declara Tatiane.
“Em um mundo onde a saúde mental no trabalho é uma prioridade crescente, as empresas que lideram essa mudança estão colhendo os benefícios não apenas para seus colaboradores, mas também para o sucesso sustentável de seus negócios”, finaliza a psicóloga.
Fonte
Tatiane Paula
Psicóloga Clínica
@tatianepaula.psi
Outras
Daline Kennedy brilha em atrações de rádio e televisão no litoral paulista

Executiva de Sertãozinho, radicada há muitos anos nos Estados Unidos, compartilha experiências sobre educação e amplia notoriedade em cenário internacional
Durante visita recente ao Brasil, Daline Kennedy esteve no “Balanço Geral“, da Record TV Litoral e Vale, em conversa conduzida por Alexandre Furtado. No encontro, falou acerca do projeto “Renascer“, voltado à educação financeira feminina.
A empresária, natural do interior paulista e atualmente estabelecida em Pensacola, na Flórida, também participou da Fly 99,1 FM, onde foi entrevistada no programa “Geração Mulher” pelas apresentadoras Eliane Corrêa e Rosangela Mouraria Santana. Na ocasião, ressaltou a relevância de orientar famílias e companhias em busca de equilíbrio.
Com 37 anos, a profissional e College Planning Advisor atua em parceria com a American College Foundation, sediada em Cambridge, Massachusetts. Sua proposta é oferecer suporte para diferentes perfis enfrentarem imprevistos e estruturarem um amanhã mais seguro.

Outras
#EP.33 do Soucast – Luzia Moraes: a mulher que transforma cultura em legado

Ela é jornalista, escritora, produtora cultural e ativista ambiental. Já foi premiada, homenageada e aplaudida em palcos no Brasil e no exterior. Agora, lança seu primeiro livro infantil, A Sereia e o Urso, e compartilha com o Soulcast as raízes de sua missão e o poder de se reinventar com propósito.
Neste episódio o Soulcast que está sendo disponibilizado nesta quarta-feira, dia 17 de setembro, ao comando da competente apresentadora Nelma Cabral fala sobre:
A infância que moldou sua paixão por narrativas;
A experiência de levar cultura brasileira a países como França, Itália e EUA;
Os bastidores do seu livro infantil e sua conexão com o feminino e o imaginário;
A força de uma mulher que sabe exatamente o que está fazendo e por quê.
Prepare-se para se emocionar, inspirar e acreditar, mais uma vez, que histórias têm o poder de mudar o mundo.
Assista, comente e compartilhe com quem precisa ouvir essa mensagem.
Disponível no
YouTube: https://youtu.be/VqLMSVjJKpI?si=oH-9To16kKWjrJvK
Spotify: https://open.spotify.com/episode/7F7cN0fjw8hyf2ixQZfkuD?si=h0gUzSATSGum6Dy3cRdJbw
Mais informações:
@pod_soulcast
@luziamoraes777 . Podcast edinhotaon/ Edno Mariano
Outras
Vestibulares do 2º semestre: cuidado com o corpo e a mente é essencial, alertam especialistas

Faltando poucos meses para os principais vestibulares do país, milhares de estudantes vivem uma rotina de estudos puxada. Para além das apostilas e simulados, o segredo pode estar no equilíbrio entre corpo e mente, apontam especialistas.
Brasil, setembro de 2025: Com a chegada do segundo semestre, intensifica-se a preparação de milhares de estudantes do ensino médio para a Fuvest e outros vestibulares. Mais do que revisar conteúdos, especialistas destacam que equilíbrio físico e emocional é fundamental para um bom desempenho.
“Sono regular, alimentação equilibrada, exercícios físicos e pausas de descanso fazem parte da rotina de quem quer ter um bom desempenho. Sem isso, nenhum conteúdo é absorvido de verdade”, afirma Taís Guimarães, diretora pedagógica da Legacy School.
A psicóloga da escola, Camila da Silva Conceição, reforça que cuidar da saúde mental é tão essencial quanto estudar:
“O vestibular é um período de pressão, ansiedade e expectativas elevadas. Para lidar com isso, os estudantes devem manter horários regulares de sono, alimentação equilibrada e momentos de lazer — como caminhar, ler por prazer ou praticar hobbies. Pequenas pausas ajudam a manter o cérebro ativo e reduzem o estresse, favorecendo a concentração e o desempenho.”
Entre outras recomendações estão:
Revisar com estratégia: focar nos temas mais recorrentes e nos conteúdos ainda desafiadores.
Fazer simulados: reproduzir o ambiente e o tempo da prova para reduzir a ansiedade e melhorar a gestão do tempo.
Cuidar da alimentação e do sono: evitar estudar madrugada adentro. Corpo e mente precisam estar preparados para absorver conhecimento.
Usar a tecnologia a favor: aplicativos de organização e plataformas adaptativas podem otimizar o estudo.
Planejar a vida pós-vestibular: refletir sobre cursos, cidades e moradia ajuda a reduzir a pressão e o estresse.
A atenção ao equilíbrio entre estudo, sono, alimentação e lazer transforma o período de preparação em um momento de crescimento pessoal, além de melhorar a performance na prova, permitindo que os estudantes encarem o vestibular com mais confiança e foco.