Cultura
Série de animação infantil Mundo Munduruku e oficinas de artes indígenas são atração no Casarão

O universo do escritor Daniel Munduruku será apresentado em dois curtas-metragens musicais de animação infantil, A História das Histórias e Floresta em Pé, no Centro Cultural Casarão, no dia 15 de março, das 10h às 12h, com entrada gratuita. Os curtas fazem parte da série Mundo Munduruku. Além de conhecer as narrativas do curumim que virou um conhecido autor de livros, o público poderá participar de duas oficinas, que também destacam a rica cultura indígena.
“Os curtas celebram a exuberância da natureza e buscam aproximar as crianças das lendas brasileiras e dos animais que habitam nossas florestas. Ambos se destacam por suas paletas de cores vibrantes e alegres”, pontua a diretora Adriana Pinto.
Na série Mundo Munduruku, as histórias giram em torno de quatro personagens principais: Daniel Curumim; Anga, a capivara; Belo, o macaco e La Divina, a arara. Cada um traz uma personalidade única, criando um elenco cheio de vida e dinamismo. Daniel Curumim, com sua curiosidade e espírito aventureiro, lidera a turma, enquanto Anga, Belo e La Divina desempenham papéis que enriquecem as aventuras, com diálogos cheios de charme e características próprias. “Essas personagens não só interagem entre si de maneira divertida e envolvente, mas também são parte de um universo mais amplo de lendas brasileiras, como Iara, Saci e Curupira. Ao apresentar essas figuras mitológicas, o curta oferece às crianças um contato direto com a identidade cultural brasileira, despertando curiosidade e admiração pelas lendas que fazem parte de nossa história”, destaca.
Floresta em Pé traz a vida selvagem, colocando animais como protagonistas de uma narrativa rica e envolvente. A exuberância da natureza é o palco para as aventuras que se desdobram, mostrando a complexidade e a beleza da fauna e flora brasileiras. “Os filmes se inspiram em clássicos da literatura, como Alice no País das Maravilhas e Dom Quixote, transportando os personagens para universos mágicos e aventurescos, onde a fantasia se mistura com elementos da cultura brasileira. As figuras mitológicas como a Iara, por exemplo, são retratadas de forma criativa, convidando as crianças a se encantarem com a riqueza das lendas populares, revela Adriana, reiterando que ambos os filmes, “além de entreter, têm o poder de educar e de conectar as novas gerações com as riquezas culturais e naturais do Brasil, explorando a amizade, a aventura e o respeito pela natureza por meio de personagens carismáticos, lendas e um design visual alegre e acolhedor”.
Os curtas têm trilha sonora original criada pelo músico e educador Ale Carmani, direção de animação de Adriana Pinto, com concepção e direção geral da Quanta Cultura.
Floresta em Pé foi contemplado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, e A História das Histórias, pela Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, também por meio da Lei Paulo Gustavo.
As animações estarão disponíveis para visualização também gratuita no Youtube da Quanta Cultura, (https://www.youtube.com/@quantacultura) em versões com Libras e legendas.
O curumim que virou escritor
Daniel Munduruku (1964) é considerado um dos mais importantes escritores e ativistas indígenas do Brasil. A maioria de sua extensa obra é destinada a crianças e adolescentes. Com seu livro Vozes Ancestrais, ganhou o prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do país, na categoria juvenil.
Nasceu em Belém (Pará) e tem formação em Filosofia, História e Psicologia, com doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo.
Oficinas de artes
Após a exibição dos curtas, serão oferecidas duas oficinas ao público: pintura corporal do povo Ye’pa Mahsã (Tukano – AM), com Larissa Duarte Tukano, natural de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
Larissa é cineasta, artesã e trabalha com cerâmica tukano, grafismo nas cuias e pintura corporal. Atualmente, cursa Artes Visuais na Unicamp.
A oficina Dança do Mascarado praticada pelo povo Kambeba (Amaturá- AM), será ministrada por Aden Souza Moreira, aluno do curso de Música da Unicamp. Nesta manifestação, as pessoas dançam usando somente máscaras de animais, e incorporam personagens das lendas amazônicas, como o Curupira.
Serviço
Exibição dos curtas de animação A História das Histórias e Floresta em Pé.
Oficinas de pintura corporal e dança do povo Kambeba.
Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Aracy de Almeida Câmara, 291 – Barão Geraldo, Campinas).
Quando: dia 15 de março, das 10h às 12h.
Cultura
Léo Santana é a segunda atração confirmada na 8ª edição do The Music Beach que acontece em outubro

Festival acontece em Uberlândia no dia 5 de outubro com três atrações nacionais; antes disso, neste próximo domingo (13) a cidade recebe a 7ª edição com os shows de Thiaguinho, Belo e Péricles
O The Music Beach segue crescendo e surpreendendo o público a cada edição. A organização do evento acaba de anunciar Léo Santana como a segunda atração confirmada da 8ª edição, que será realizada em 5 de outubro deste ano, em Uberlândia-MG. O cantor se junta ao grupo Menos é Mais, primeiro nome revelado para esta nova edição.
Com hits como “Zona de Perigo”, “Posturado e Calmo” e “Áudio que te entrega”, Léo Santana promete trazer mais uma vez para Uberlândia um show eletrizante e recheado de sucessos que misturam o pagode baiano com pop, funk, piseiro, sertanejo e muita presença de palco – combinação que o tornou um dos artistas mais ouvidos do país.
Mas antes da edição de outubro, o público já tem um compromisso marcado com o festival: neste domingo, 13 de julho, acontece a tão aguardada 7ª edição do The Music Beach – Me Leva, com apresentações de três ícones do pagode brasileiro: Thiaguinho, Belo e Péricles. Os shows desses três grandes nomes acontecem no estacionamento da Unitri e prometem um dia histórico com muitos sucessos do pagode nacional.
A 7ª edição do The Music Beach – Me Leva é uma realização da Joeme Produções, GW Promoções e GR Shows, com apoio do Praia Clube. Os últimos ingressos para o The Music Beach – Me Leva podem ser adquiridos pela Bilheteria Digital (venda online), além de pontos físicos em Uberlândia: Tutu & Bibi (Centro e Terminal Central) e Atacadão Suplementos (Center Shopping e Centro). Também é possível comprar pelo Disk Ingressos: (34) 99183-4169.
Léo Santana: potência, presença de palco e energia contagiante
Com 18 anos de carreira, sendo nove em trajetória solo, Léo Santana ou o “GG” como é conhecido, por conta de sua presença de palco envolvente e energia contagiante, contabiliza milhões de plays nas plataformas digitais, hits entre os mais executados nas rádios e um currículo de apresentações nos maiores eventos do Brasil, como carnavais, festivais e micaretas. Entre os seus principais sucessos, destacam-se as faixas “Zona de Perigo”, “Áudio que te Entrega”, “Reserva”, “Revoada”, “Posturado e Calmo” e “Botada Valendo”.
Lançada em dezembro de 2022, “Zona de Perigo” elevou o cantor a um novo patamar: ele se tornou o primeiro artista brasileiro a alcançar 2 milhões de streamings em 24 horas com uma música solo, conquistando o topo do Spotify Brasil e entrando para o Top 25 Global da plataforma. O hit também lhe rendeu os prêmios de Melhor Cantor e Melhor Música do Carnaval de Salvador em 2023.
Com cinco DVDs, quatro EPs e parcerias de sucesso com grandes nomes da música nacional, Léo segue entre os artistas mais populares do país. Nas redes sociais, reúne milhões de seguidores e é presença constante em playlists de destaque nas plataformas de áudio. No palco do The Music Beach, o público de Uberlândia poderá viver de perto a energia contagiante e a versatilidade de um verdadeiro showman – do pagode baiano ao pop dançante, sem deixar ninguém parado.
No The Music Beach, o público pode esperar uma performance completa, com os maiores hits da carreira, coreografias envolventes e a energia única que tornou o cantor uma referência em festivais, micaretas e grandes eventos por todo o Brasil.
The Music Beach: um evento que já entrou para a história de Uberlândia
O The Music Beach já se consolidou como um dos eventos mais importantes do calendário cultural e esportivo da cidade. Um evento que vai além do esporte. Criado para promover a socialização e a prática do beach tennis, o festival se destaca por sua atmosfera vibrante e pela combinação perfeita entre competição e entretenimento. Em cinco edições, mais de 60 mil pessoas já prestigiaram os shows e mais de 200 atletas participaram das competições esportivas.
Realizado no Praia Clube, o evento conta com 21 quadras de areia e uma megaestrutura que inclui praça de alimentação, lojas de produtos esportivos, estandes de patrocinadores, em um ambiente preparado para receber o público com o máximo de conforto e segurança. O evento movimenta a economia da cidade, gerando mais de 100 empregos diretos e 500 indiretos na indústria do entretenimento.
Nas edições anteriores, já passaram pelo palco do The Music Beach artistas consagrados como Péricles, Léo Santana, Turma do Pagode, Menos é Mais, Kamisa 10 e Samba de Cosme, além de talentos locais como Banda Venosa, Luciano Testa, Sempre Bom, Quinteto SA, All In Samba, DJ Larissa Law, DJ Larissa Rodrigues, entre outros. E neste ano não será diferente, pois a programação promete agitar Uberlândia com um line-up de peso, reforçando o papel do evento como um dos mais aguardados do calendário cultural da cidade.
Cultura
Junior Rostirola, autor de Café com Deus pai, estará em Macaé neste sábado (5)

Após arrastar multidões na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e alcançar a impressionante marca de mais de 7 milhões de exemplares vendidos da série “Café com Deus Pai”, o autor best-seller Junior Rostirola se prepara para reencontrar os leitores em Macaé/RJ, em um momento especial que deve reunir cerca de 1.200 mulheres para uma noite de fé, inspiração
Neste sábado, dia 5 de julho, o autor best-seller Junior Rostirola será um dos nomes aguardados para a Conferência Mulheres do Céu na Terra, evento promovido pela Gileade Church, em Macaé (RJ). A conferência terá como tema “Para este tempo que te levantei” e deve reunir cerca de 1.200 mulheres, na Avenida Evaldo Costa, 1100, bairro Sol e Mar.
Conhecido por sua abordagem emocionalmente sensível e espiritualmente profunda, o autor da série Café com Deus Pai ministrará uma palavra voltada ao despertar de mulheres para sua identidade e missão em tempos proféticos. “Deus está levantando mulheres com coragem, sabedoria e maturidade para impactar sua casa, sua geração e os céus”, adianta Rostirola.
Nascido em Itajaí, Santa Catarina, Rostirola teve uma infância marcada por traumas profundos. Filho de um pai alcoólatra e agressivo, enfrentou uma rotina de abusos físicos e emocionais que o levou a abandonar os estudos ainda na adolescência. Durante anos, viveu no limite entre a desesperança e o silêncio. Foi na fé cristã que encontrou um caminho de cura, reencontro consigo mesmo e reconstrução. Sua trajetória, longe de ser idealizada, se tornou um retrato cru, porém transformador, de como o perdão pode reconfigurar a vida.
Esse percurso forma a espinha dorsal do livro “Café com Deus Pai”, um best-seller que já vendeu mais de 7 milhões de exemplares e que vem sendo traduzido para o mundo. A obra está publicada em sete idiomas — entre eles Português, Espanhol, Inglês, Alemão, Italiano e Francês — e hoje alcança leitores em países da Europa, América Latina e nos Estados Unidos.
A força de sua narrativa ultrapassou as páginas. O podcast Café com Deus Pai foi eleito o mais escutado do Brasil pelo Spotify Wrapped e entrou no Top 10 global entre todas as categorias, sendo o único programa brasileiro na lista. Com episódios diários de cerca de cinco minutos, o podcast entrega mensagens breves de espiritualidade, esperança e propósito — e tem tocado milhões de pessoas, diariamente, em diferentes partes do mundo.
Serviço
📍 Conferência Mulheres do Céu na Terra
📅 Sábado, 5 de julho de 2025
📌 Gileade Church – Avenida Evaldo Costa, 1100, Sol e Mar – Macaé/RJ
🎯 Público: feminino, todas as idades
👥 Expectativa de público: 1.200 pessoas
Cultura
Programa Qualifica SP inicia mais de 20 turmas de capacitação profissional na capital e interior

Cursos gratuitos incluem áreas como Tecnologia da Informação, Marketing Digital, Farmácia, Recursos Humanos, Mecânica Automotiva, entre outras
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), por meio do programa Qualifica SP, iniciou as aulas dos cursos de Tecnologia da Informação para todo o estado, além de cursos de outros segmentos exclusivos para o interior paulista. O projeto, apoiado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), promove o acesso da sociedade a cursos de qualificação profissional gratuitos, de alta qualidade, com certificação e que conectam pessoas que buscam melhores oportunidades no mercado de trabalho com as oportunidades de emprego e de geração de renda.
Somente para a área de TI, foram cerca de 760 novos alunos matriculados nos cursos de Aplicação de Banco de Dados, Arquitetura de Sistemas, Gestão de Projetos de TI, Programação Mobile, Programação Orientada a Objetos, Programação WEB e Sistemas Operacionais, divididos em 20 turmas. Cada curso tem duração de 120 horas, e as aulas vão até o dia 04 de agosto, abrindo novas oportunidades de trabalho para jovens e adultos residentes em todo o Estado.
Para o interior paulista, o programa Qualifica SP também abriu novas turmas de cursos em outras áreas:
Assistente de Recursos Humanos (Cotia, Elias Fausto, Itapevi e Tremembé);
Assistente Administrativo com Inclusão Digital (Ilhabela);
Atendente de Farmácia (Barretos, Ipaussu e Santa Isabel);
Auxiliar Financeiro (Queluz);
Cuidador de Idosos com Inclusão Digital (Lagoinha);
Eletricista Instalador Residencial (Cotia);
Excel Para Empresas (Itatinga);
Inglês Para Recepção de Visitantes (Mongaguá);
Informática Básica com Inclusão Digital (Mongaguá);
Marketing Digital na Prática (Barretos, Cotia, Elias Fausto, Itapevi, Registro e Tremembé);
Mecânica Automotiva – Básico (Caraguatatuba, duas turmas);
Espanhol para Recepção de Visitantes (Ilhabela);
Técnicas de Vendas (Peruíbe);
“Trata-se de um mecanismo importante não apenas para os jovens que querem iniciar a carreira profissional, mas também às pessoas que precisam retornar para o mercado de trabalho ou para quem já é empreendedor”, afirma Cesar Silva, diretor presidente da Fundação FAT.
A FAT disponibilizou toda a infraestrutura necessária para a realização das aulas presenciais e virtuais, desde os instrutores até todo o material técnico e didático, incluindo metodologia de gestão, diário de bordo entre outras ferramentas próprias da FAT para a realização dos cursos, incluindo as aulas práticas voltadas para Tecnologia da Informação, que serão realizadas no Laboratório na Nuvem, de forma prática e acessível, aplicando as boas práticas no ensino a distância de desenvolvimento de sistemas e de tecnologia da informação.
Para acompanhar os processos e novidades do Programa Qualifica SP, basta acessar os portais https://www.qualificasp.sp.gov.br/ e http://fundacaofat.org.br/