Siga-nos nas Redes Sociais

Exposição

Takeda lança exposição educativa sobre prevenção à dengue em Belo Horizonte

Publicado

em

Takeda lança exposição educativa sobre prevenção à dengue em Belo Horizonte
Divulgação

Com uma abordagem criativa sobre prevenção e cuidado à saúde, a biofarmacêutica Takeda lança a edição 2024 da exposição “Sem Sombra de Dengue” em Belo Horizonte. O objetivo é despertar a atenção das pessoas para a responsabilidade de cada uma no combate à doença por meio da arte. Além disso, a mostra oferece recursos de acessibilidade, garantindo que todos os visitantes se sintam acolhidos. A exposição está disponível no BH Shopping, e vai até o dia 11/09.

“Ao longo dos últimos anos intensificamos nossos esforços para ampliar a conscientização sobre a doença. Um exemplo é o portal Conheça Dengueque reúne informações e dados sobre a dengue no Brasil”, afirma o presidente da Takeda Brasil, José Manuel Caamaño.

O executivo lembra também que o combate à dengue conta hoje com um recurso inédito no país. “Estamos muito orgulhosos em poder contribuir com a prevenção da dengue por meio da vacinação. O Brasil é o primeiro país do mundo a incorporar a vacina contra a dengue em um sistema público de saúde”, complementa Caamaño. O imunizante já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.1

A exposição “Sem Sombra de Dengue” foi idealizada para promover um movimento na sociedade de conscientização da importância de prevenir a doença, que pode ser grave e, em alguns casos, até fatal. “A ação é uma forma original de alertar a população sobre os riscos da dengue e as medidas preventivas que devem ser tomadas. O Brasil vive há anos sob a sombra desta doença e é imprescindível educar a população sobre seu impacto. Neste ano, já foram notificados mais de 5 milhões de casos de dengue, segundo o Ministério da Saúde2”, complementa a Dra. Vivian Lee, diretora médica da Takeda Brasil.

Neste contexto, a exposição é composta por três obras de arte criadas a partir de elementos relacionados ao tema, trazendo como pontos centrais a prevenção contra a dengue e os cuidados com a água, uma aliada para esta ameaça. 

Para complementar a experiência, os visitantes poderão assistir aos vídeos sobre prevenção à dengue, da campanha “Sem Sombra de Dengue”, entre outros. Para garantir a inclusão das pessoas com deficiência auditiva, os vídeos são legendados e com janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além disso, as obras de arte têm descrição em Braile e são acessíveis para cadeirantes.

“Sem Sombra de Dengue”

Exposição gratuita e com recursos de acessibilidade

Data: de 23/08 até 11/09/2024

Local: BH Shopping – BR-356, 3049 – Belvedere, Belo Horizonte – MG, 30320-900

Horário de funcionamento:

  1. Segunda-feira a Sábado | das 10h às 22h
  2. Domingos e Feriados | das 13h às 21h

Sobre a Takeda

A Takeda está focada em criar uma saúde melhor para as pessoas e um futuro melhor para o mundo. Nosso objetivo é descobrir e oferecer tratamentos que transformem vidas em nossas principais áreas terapêuticas e de negócios, incluindo gastrointestinal e inflamação, doenças raras, terapias derivadas de plasma, neurociência, oncologia e vacinas. Junto com nossos parceiros, visamos melhorar a experiência do paciente e avançar uma nova Fronteira de opções de tratamento por meio de nosso pipeline dinâmico e diverso. Como uma empresa biofarmacêutica líder baseada em valores e orientada por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com sede no Japão, somos guiados por nosso compromisso com os pacientes, nossas pessoas e o planeta. Nossos funcionários em aproximadamente 80 Países e regiões são movidos por nosso propósito e fundamentados nos valores que nos definem há mais de dois séculos. Para mais informações, visite https://www.takeda.com.

Referências

 

1.                   SAÚDE, Ministério da. Em novo passo na luta contra a dengue, Brasil inicia vacinação em crianças. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/fevereiro/em-novo-passo-na-luta-contra-a-dengue-brasil-inicia-vacinacao-de-criancas>. Acesso em maio de 2024.

2.                   SAÚDE, Ministério da. Saúde de A a Z. Aedes Aegypti. Painel de Monitoramento de Arboviroses. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aedes-aegypti/monitoramento-das-arboviroses. Acesso em maio de 2024.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exposição

Ava Galleria Rio promove exposição comemorativa dos 150 anos do Jockey Club de São Paulo

Publicado

em

Gloria Conforto
Gloria Conforto


A Ava Galleria Rio promove uma exposição especial, em homenagem aos 150 anos do Jockey Club de São Paulo, com curadoria de Edson Cardoso, destacando a importância histórica desse patrimônio cultural, não só para a identidade de São Paulo, mas de todo o Brasil.

 
 
A mostra, agora no Rio, na Fábrica Bhering,  faz parte de  uma série de exposições durante o ano de 2025, reunindo a arte de renomados artistas nacionais e internacionais, confirmando a  relevância artística do local, além de fortalecer a conexão do público com este importante espaço histórico. 

 
Entre os artistas convidados estão Alzira Chaloub, Antonia Celia, Antonio Garcia, Beth Melro, Bruno Guerchon, Carla Senna, Claudio Lobato, Doc, Edina de Azevedo, Gloria Conforto, Graça Tirelli, Hanne Hickmann Hansel, Ivaan Hansen, Jadyza, Jarbas Paullous, Jorge Rosa, Lazzarini, Luiz Cavalli, Manuel Juan, Marcelo Côrtes, Marcus Frade, Maria Lúcia Montemoºr, Nelson Da Tribo, Pedro Prandini, Silvio Ferraz, Solange Greco, Walter Garcia e participação especial de Emma Monteiro da Rocha.
 
O Jockey Club de São Paulo é parte integrante da história da cidade. Sua fundação se deu em 14 de março de 1875, com o nome de Club de Corridas Paulistano.  A primeira corrida oficial aconteceu em 29 de outubro de 1876, no Hipódromo da Mooca, na rua Bresser, com apresentação de banda de música e presença de um grande público. Os dois únicos cavalos inscritos, Macaco e Republicano, tiveram a honra de inaugurar as raias instaladas nas colinas da Zona Leste da Capital. Apesar do favoritismo de Republicano, Macaco levou o primeiro prêmio. Agora a arte celebra o Jockey para misturar a essência de  determinação e persistência dos cavalos com as cores vivas e estilos diversos das obras, confirmando a liberdade que ambos transmitem.
 
A abertura acontece no dia 26 de julho, às 15h, e pode ser visitada até o dia 09 de agosto, de quarta a sábado, das 11h às 17h, no 2º andar da Fábrica Bhering, Rua Orestes, 28 – Santo Cristo, RJ
 
 
Realização: Jockey Club de São Paulo
Apoio: ICELA / PR Comunicação / Arte Vida Arte

Continue Lendo

Exposição

Carla Carvalhosa apresenta a exposição ‘Faces’, no Capitu Café, com trabalhos inéditos e escultura de Machado de Assis, feita em parceria com o cartunista Alviño

Publicado

em

Carla Carvalhosa
Carla Carvalhosa
A artista plástica Carla Carvalhosa apresenta a exposição ‘Faces’, no Capitu Café, com curadoria de Alviño, trazendo 15 trabalhos, em sua maioria inéditos, revelando as múltiplas faces de sua arte, além da escultura de Machado de Assis da entrada feita em parceria com o cartunista Alviño.
 
 
 

A mostra ”Faces’ expressa a criatividade, emoções e sensibilidade em sua trajetória artística ao utilizar diversas técnicas, estilos e materiais, ela busca libertar-se de regras pré-estabelecidas,  dando maior  originalidade à sua obra.


 
Carla Carvalhosa ministra cursos de arte há 30 anos. Durante sua carreira recebeu várias premiações, entre elas, prêmio de melhor obra: CSSA em 1995, Biblioteca Nacional  em 1996, Aeroporto Internacional em 1997. Teve três de suas obras publicadas nos cartões da Telemar e participou de vários salões como jurada. Atualmente vem se dedicando a exposições individuais e coletivas. Seus temas estão associados a questões sociais e sustentabilidade.
 
 
Suas esculturas são confeccionadas com material descartado: embalagens plásticas, jornal e papelão, cabos de vassoura, revistas etc. Através da técnica de papietagem e papel maché, a artista ressignifica esse material, dando delicadeza e expressão, convidando o público a interagir com sua obra.
 
 
A abertura será no dia 01 de agosto (sexta), às 16h, na Rua Cosme Velho, 174, e pode ser visitada até o dia 15, com entrada franca. De segunda a sábado, das 7h às 21h30, e domingos, das 8hs às 20h30.
 
 
O Capitu Café é o local onde Machado de Assis residia e o espaço está sempre promovendo eventos culturais, como shows de jazz, chorinho, lançamento de livros, saraus e exposições. Na abertura, os visitantes poderão assistir ao show de jazz do Trio Alienista, na terrazza (lado de fora), a partir das 18h30.
 
 
Instagram: @carlacarvalhosa @capitu.cafe
 
Assessoria de Imprensa
Paula Ramagem

Continue Lendo

Exposição

As Galerias Dobra e Artnova apresentam a exposição ‘Do Rio a Nice’, uma conexão entre os dois continentes através das artes plásticas, fotografia e música 

Publicado

em

Do Rio a Nice
Do Rio a Nice
 

Do Rio a Nice: Encontro de Litorais 


 
A Galeria Dobra e a ArtNova apresentam a exposição “Do Rio a Nice: Encontro de Litorais”, de 02 a 30 de agosto de 2025, na Fábrica Bhering (RJ). Reunindo obras de Mica Barbot, Marcela Wirá, Kadão Costa e Pollyanna Ferrari, a mostra cria um diálogo sensível entre artes plásticas, fotografia e música, evocando as conexões entre o Rio de Janeiro e Nice. 
 
 
Após sua estreia no Festival de Cultura Brasileira Fête de Yemanjá, na Riviera Francesa, a exposição chega ao Brasil trazendo paisagens visuais e sonoras que ecoam memórias, ancestralidades e o vínculo com o mar, elo simbólico entre os dois litorais. 
 
 
As formas geométricas de Mica Barbot se inspiram nos calçadões e praças das cidades-irmãs. As lentes de Marcela Wirá e Kadão Costa revelam encontros entre urbano e natureza, entre silhuetas cariocas e mediterrâneas. A trilha sonora original de Pollyanna Ferrari, com composições como Meu Rio, A Maré e Caminhos do Rio pro Mar, costura esse percurso com afeto e brasilidade. 
 
 
A exposição abre no dia 02/08 (sábado), das 14h às 18h, e pode ser visitada até 30/08, de 4a. a 6a., das 12h30 às 17h, e aos sábados, das 10h às 18h, na Rua Orestes, 28 – Santo Cristo – RJ. 
 
Instagram: @galeriadobra 
 
 
MICA BARBOT
 
 
 Artista visual franco-brasileira, Mica Barbot nasceu no Rio e vive em Nice, onde retomou a arte como forma de lidar com a saudade de sua cidade natal. Médica pediatra de formação, formou-se também em cerâmica e desde 2012 se dedica exclusivamente à criação artística. Suas obras traduzem visualmente o vínculo afetivo com o Brasil, explorando o calçadão de Ipanema como símbolo identitário e incorporando, com o tempo, as múltiplas raízes culturais brasileiras. Em Do Rio à Nice, Mica apresenta composições que conectam os traços das cidades-irmãs através da geometria, da memória e da paisagem. 
 
Instagram: @micabarbot 
 
 
MARCELA WIRÁ 
 
 
Artista visual e psicóloga, Marcela Wirá desenvolve uma pesquisa poética sobre corpo, tempo e território, unindo fotografia, performance e ritual. Seus trabalhos revelam camadas individuais e coletivas, como na série In.vestimenta, fruto de uma vivência com mulheres Huni Kuin na Amazônia. Em Do Rio à Nice, suas imagens capturam silhuetas e luzes que espelham os litorais do Rio e de Nice, revelando encontros sensíveis entre culturas e geografias afetivas. 
 
Instagram: @marcela.wira 
 
 
KADÃO COSTA 
 
 
Produtor cultural, fotógrafo e percussionista, Kadão Costa nasceu na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Formado em Ciências Sociais e Produção Cultural, é fundador do Ecomuseu Nega Vilma e atua em projetos que entrelaçam arte, memória e território. Suas fotografias, exibidas em diversos contextos no Brasil e na Europa, revelam a potência do cotidiano e o encontro entre urbano e natureza. Na exposição, seus registros conectam o morro ao mar, traçando caminhos visuais entre o Rio e Nice. 
 
Instagram: @kadaocosta 
 
 
POLLYANNA FERRARI 
 
 
Cantora, compositora e musicoterapeuta brasileira, Pollyanna Ferrari vive em Nice, onde desenvolve um trabalho musical autoral ancorado nas águas do samba, da bossa nova e do mar. Em 2025, lançou os singles Meu Rio, Aos Pés do Redentor e Benzinho, reafirmando sua conexão com a brasilidade e o afeto. Na exposição, sua voz costura a narrativa visual com composições como A Maré e Caminhos do Rio pro Mar, criando uma trilha sonora original que ecoa memórias e raízes. 
 
Instagram:  @pollyanna_ferrari
 
Assessoria de Imprensa
Paula Ramagem

Continue Lendo