Terapia hormonal: quais os benefícios e indicações?

A ginecologista Ticiana Cabral compartilha quatro benefícios relacionados ao uso dessas substâncias

Os diversos processos do organismo são controlados por hormônios, substâncias produzidas naturalmente que desempenham um papel crucial na coordenação de funções como digestão, resposta imunológica, estado emocional e desejo sexual. No entanto, quando há deficiência na produção dos hormônios, como acontece durante a menopausa ou diante de desequilíbrios endócrinos, é possível empregar estratégias de modulação hormonal.

A ginecologista com olhar integrativo da saúde da mulher, Ticiana Cabral, explica que a terapia de reposição hormonal é indicada para equilibrar novamente os níveis hormonais, “devolvendo ao corpo essas substâncias que já não estão sendo produzidas naturalmente e agindo diretamente na causa da maior parte dos problemas com o objetivo de prevenir doenças e promover mais qualidade de vida para a paciente por meio de soluções personalizadas”.

- Publicidade -

De acordo com a médica, o tratamento é uma alternativa para garantir mais saúde e bem-estar na menopausa e ainda melhorar a saúde íntima. Por isso, a especialista compartilha quatro vantagens associadas ao uso dessas substâncias.

1) Melhora da saúde vaginal:
A médica conta que, durante a menopausa, a redução dos níveis hormonais, como o estrogênio, pode levar a alterações na mucosa vaginal, resultando em secura e atrofia. “Os hormônios surgem como uma opção para restabelecer o equilíbrio hormonal, recuperando a hidratação e elasticidade da mucosa vaginal. Esse processo não apenas proporciona alívio ao desconforto, mas também promove uma melhoria significativa na qualidade de vida sexual das mulheres”, informa Ticiana.

2) O tratamento é individualizado:
Conforme explica a ginecologista, esses hormônios são formulados para serem molecularmente idênticos aos hormônios naturais do corpo, permitindo uma abordagem mais personalizada para equilibrar os níveis hormonais de cada paciente.

3) Alívio dos sintomas da menopausa:
“A reposição hormonal tem o potencial de aliviar outros sintomas típicos da menopausa, como fogachos, sudorese noturna, dificuldades de sono e mudanças de humor”, explica.

4) Colabora na prevenção de doenças:
Além disso, a terapia de reposição hormonal contribui de forma efetiva no combate a diferentes problemas de saúde. “A reposição hormonal, seja como hormônios bioidênticos ou sintéticos, apresenta benefícios notáveis, contribuindo para a redução do risco de osteoporose, doenças cardiovasculares, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e demência”, conta Ticiana.

- Publicidade -

A médica comenta ainda que essas substâncias são recomendadas tanto antes quanto depois da menopausa, adaptando-se às necessidades individuais de cada paciente. “O intuito é realizar ajustes hormonais, biológicos e metabólicos. Essa abordagem personalizada visa não apenas combater problemas de saúde, mas também promover o bem-estar ao longo do tempo”, destaca Ticiana.

Compartilhe este artigo
Segue:
Autora na Gazeta24h e agora na ImprensaBr, sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *