Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Toyota promove brasileiro ao primeiro time para brigar pelo Dakar e Campeonato Mundial

Publicado

em

Img 20231109 Wa0069
Pódio na estreia do Dakar colocou piloto brasileiro no centro das atenções da TGR e Red Bull Crédito: Marcin Kin / Red Bull Content Pool

Em uma decisão que sinaliza a chegada de uma talentosa nova geração ao centro do rally internacional, a Toyota Gazoo Racing anunciou nesta quinta-feira (9) seu novo lineup. O time japonês é o atual bicampeão do famoso Rally Dakar e também do Campeonato Mundial de Rally Cross-Country (W2RC) – que reúne diversas provas no estilo Dakar e Sertões.

Entre os novos nomes anunciados pelo braço esportivo da gigante japonesa se destaca o do brasileiro Lucas Moraes, que surpreendeu o mundo do off-road ao conquistar um pódio (terceiro lugar) já em sua estreia no Dakar, em janeiro de 2023. Ele terá como navegador o espanhol Armand Monleón, que disputou por oito vezes o Dakar com resultados expressivos. A próxima edição da famosa corrida terá largada no dia cinco de janeiro, sendo disputada em 15 dias dentro do território da Arábia Saudita.

“Nós estamos agora em posição de confirmar o compromisso da TGR no Mundial de Rally Cross-Country da FIA, a começar pelo Dakar Rally 2024. Estamos trabalhando em direção aos objetivos estabelecidos pelo projeto Dakar Future 2026. Indo além disso, estamos reforçando nosso compromisso ao adicionar duas novas duplas na equipe”, disse Andrea Carlucci, president da Toyota Motor Europe, referindo-se também ao projeto dos organizadores da prova de realizar uma transição tecnológica dos veículos visando um evento mais sustentável.

Lucas Moraes (à direita) e o navegador espanhol Armand Monleón: aposta mundial da TGR e Red Bull
Crédito: Marcin Kin / Red Bull Content Pool

*”É um sonho. E grande responsabilidade” – “Estou vivendo um momento inacreditável, não só na carreira, mas também no aspecto pessoal. Entrar na equipe oficial TGR é ao mesmo tempo um sonho e uma grande responsabilidade. À distância, lá do Brasil, eu acompanhei as notícias e imagens de muitas edições do Dakar. Parecia algo bem distante. Mas em 2023 eu realizei o sonho de disputar o meu primeiro Dakar. Graças a Deus deu tudo certo, terminei no pódio – sinceramente, algo inimaginável”, disse Lucas Moraes.

“E agora, ao ingressar na TGR, o mesmo time que vem sendo defendido por muitos dos meus ídolos, me vejo naquela situação de quem tem que se beliscar para ter certeza de que não está sonhando. É uma grande honra. Espero estar à altura da confiança que a Toyota e a Red Bull estão depositando em mim”, continua o brasileiro, agradecendo às duas marcas que passaram a monitorá-lo a partir de 2022 e que agora o alçam ao primeiro time do off-road internacional. “Eu quero destacar o papel da Pneu Store, que possibilitou minha participação no Dakar 2023. Sem o apoio deles, eu não teria as oportunidades que me estão sendo oferecidas hoje”, destacou.

Entre outras conquistas, Lucas Moraes foi bicampeão do Rally dos Sertões, ao lado do navegador Kaíque Bentivoglio, seu habitual parceiro. Já em seu primeiro ano na equipe, Moraes é visto pela TGR como potencial campeão do Dakar. “Eu fico lisonjeado, mas não posso aceitar um elogio dessa dimensão depois de ter conhecido o tamanho do desafio e também considerando a qualidade gigantesca das duplas que disputam essa prova”, comentou o brasileiro.

Além do duo Moraes/Monleón, o time japonês também anunciou a contratação da dupla formada pelo norte-americano Seth Quintero e o navegador alemão Dennis Zenz. Todos os novos contratados da TGR conduzirão uma nova versão do Toyota GR DKR Hilux T1+, carro que é o atual campeão do Dakar com a dupla formada pelo catarense Nasser Al-Attiyah e francês Matthieu Baumel.

Tanto o duo Moraes/Monleón quanto Quintero/Zenz terão contato com o novo protótipo ainda em desenvolvimento em provas especiais a serem disputadas por ambos e confirmadas em breve pela TGR.
Confira o calendário do Campeonato Mundial de Rally Cross-Country, que tem início justamente com o Rally Dakar, em janeiro:

*05/01 –* Dakar Rally, Arábia Saudita
25/02 – Abu Dhabi Desert Challenge, Emirados Árabes
02/04 – BP Ultimate Rally-Raid Transibérico, Portugal e Espanha
02/06 – Desafio Ruta 40, Argentina
05/10 – Rallye du Maroc, Marrocos

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Bragantino garante última vaga nas quartas do Brasileirão Feminino

Publicado

em

© Fernando Roberto/Red Bull Bragantino/Direitos Reservados

O Bragantino assegurou a última vaga nas quartas de final da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol ao aplicar 5 a 1 no 3B da Amazônia, na 15ª e derradeira rodada da primeira fase, que reuniu 16 equipes. Destaque da partida foi a argentina Paulina Gramaglia, que marcou os dois primeiros gols das Bragantinas e depois fez mais um completando o hat-trick. A equipe do interior paulista arrematou a vaga no mata-mata ao terminar na oitava posição, com 20 pontos. Já as Feras (equipe amazonense), vices-lanternas com apenas sete pontos, foram rebaixadas para a Série A2 de 2026.

A derrota do 3B da Amazônia acabou favorecendo o Juventude, que escapou da zona da degola mesmo empatando fora de casa com o Bahia (já classificado em 7º lugar) em 2 a 2.  As Esmeraldas (time feminino do Juventude) totalizaram 10 pontos e concluíram a primeira fase na 14ª posição, o suficiente para confirmarem a permanência na Série A1 no ano que vem.

 

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Red Bull Bragantino (@redbullbragantino)

Quem também fez jogo decisivo hoje em busca de vaga no mata-mata, foi o América Mineiro. O time feminino conhecido pelo apelido de “Espartanas” chegou a vencer a Ferroviária (sexta colocada, já classificada), mas terminou na nona colocação,  com 19 pontos, um a menos que as Bragantinas.

Todos os 16 times da Série A1 duelaram no mesmo horário nesta quarta (18), entre eles o São Paulo – atual vice-campeão brasileiro e já classificado na 3ª posição  –  que derrotou o Internacional por 1 a 0 em Osasco, com transmissão ao vivo da TV Brasil, que também exibiu o jogo no Museu do Futebol, na capital paulista. 

Outras quatro equipes também atuaram hoje já com vaga garantida no mata-mata: Cruzeiro (1º), Corinthians (2º), Palmeiras (4º) e Flamengo (5º).

As quartas de final do Brasileirão Feminino estão previstas para começar após a Copa América, que ocorrerá entre 12 de julho e 2 de agosto.

É hora de mata-mata! 💥⚽️

Os confrontos das quartas de final do Brasileirão Feminino estão definidos e a disputa promete muita emoção! 🔥

Agora é tudo ou nada! pic.twitter.com/Fp6iiTiHzk

— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) June 18, 2025

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Vôlei: seleção feminina bate Bélgica na 2ª semana da Liga das Nações

Publicado

em

© Divulgação/World Volleyball

A seleção brasileira feminina de vôlei abriu com vitória a segunda semana da Liga das Nações em Istambul (Turquia). Nesta quarta-feira (18), a amarelinha derrotou a Bélgica por 3 a 1 (25/22, 24/26, 25/16 e 25/15) e segue na quinta posição na classificação geral, após quatro vitórias (República Tcheca, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica) e uma derrota (Itália). Atual vice-líder no ranking mundial, o Brasil encara o Canadá (9º) na próxima sexta (20), a partir das 13h30 (horário de Brasília). A seleção busca um título inédito no torneio.

#VNL2025 🇧🇷✨ Brazil starts Week 2 with a BANG!

In their Istanbul debut, the Seleção overpowered Belgium 3-1 — and leading the charge was none other than Ana Cristina! 🔥

Just 21 years old and already putting on a show, delivering 22 points.#Volleyball #BePartOfTheGame pic.twitter.com/N75QyRZJwm

— Volleyball World (@volleyballworld) June 18, 2025

A maior pontuadora do jogo foi a ponteira carioca Ana Cristina, com 22 pontos. Quem também brilhou foi a teuto-brasileira Júlia Bergmann, que anotou outros 14 acertos. Outro destaque foi oposta Rosamaria, que fez sua estreia hoje nesta edição da Liga. Do lado belga, as melhores pontuadoras foram a ponteira Herbots (18 acertos) e a oposta Martin (8).

>> Siga o perfil da Agência Brasil no Instagram

A vitória desta quarta-feira dá novo ânimo às brasileiras que encerraram a primeira semana de jogos no Rio de Janeiro, no último dia 8, com derrota por 3 a 0 para a Itália, a número 1 do mundo.

Te surpreende? 🤔😃🇧🇷💚💛 pic.twitter.com/GnPH37lC74

— Vôlei Brasil (@volei) June 18, 2025

Além de Ana Cristina e Júlia Bergmann, também foram relacionadas pelo técnico José Roberto Guimarães para o jogo de hoje, a levantadora Roberta; a ponteira Helena; as opostas Jheovana e Tainara; as líberos Kika e Laís; e as centrais Diana,  Júlia Kudiess, Lorena e Luzia.  A seleção conta ainda com a oposta Kisy e as ponteiras Aline Segato e Gabi, que podem entrar em quadra nas próximas partidas.

Esta é a sétima edição do torneio, e a primeira com um total de 18 equipes, ranqueadas pela Federação Internacional de Voleibol (Fédération Internationale de Volleyball-FIVB). A primeira fase (12 partidas) irá até 13 de julho. Ao final, as oito seleções mais bem colocadas avanão às quartas de final (eliminatórias). Por ser anfitriã da fase final da competição, a Polônia já tem vaga garantida nas quartas de final, programadas para o período de 23 a 27 de julho.

Próximos jogos da seleção brasileira feminina

20 de junho – Brasil x Canadá – 13h30 – Istambul (Turquia)

21 de junho – Brasil x República Dominicana – 10h – Istambul (Turquia)

22 de junho – Brasil x Turquia – 13h30 – Istambul (Turquia)

10 de julho – Brasil x Bulgária – 00h – Chiba (Japão)

11 de julho – Brasil x França – 3h30 – Chiba (Japão)

12 de julho – Brasil x Polônia – 7h20 – Chiba (Japão)

14 de julho – Brasil x Japão – 7h20 – Chiba (Japão)

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Turismo em Movimento transforma Speed Park em vitrine do turismo regional

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

O evento destacou o potencial turístico de Birigui (SP) e região.

Ao longo dos dias 14 e 15 de junho, o Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, foi palco do Turismo em Movimento. Em sua edição de estreia, o evento superou as expectativas de público e se consolidou como uma das maiores ações de valorização do turismo regional já realizadas na região. Com entrada gratuita, a iniciativa reuniu representantes de 92 cidades de cinco estados brasileiros — São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Realizado pelo Speed Motor Clube com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, reuniu 12 cidades que compõem a Região Turística Tietê Vivo e mais 3 regiões turísticas do estado de São Paulo (Entre Rios, Maravilhas do Rio Grande e Pantanal Paulista), com o objetivo de valorizar o turismo regional e fomentar o empreendedorismo local.

A programação contou com atrações infantis, apresentações culturais, aulas de atividades físicas e experiências gratuitas para toda a família. Os visitantes também puderam conhecer o potencial turístico dos municípios participantes por meio de estandes com artesanato, gastronomia local, turismo náutico, parques aquáticos, pesqueiros e outras atividades voltadas ao turismo econômico e de negócios.

“Mais do que uma vitrine do turismo regional, o Turismo em Movimento foi uma experiência completa para as famílias, aproximando o público das riquezas culturais, naturais e econômicas da nossa região. Em nome do Speed Park, gostaria de agradecer à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, na pessoa do secretário Roberto de Lucena e de toda a equipe, por fomentar o turismo regional e proporcionar esse acesso a toda a população”, destacou Ricardo Gracia, fundador do Speed Park.

O diretor de Turismo do Estado de São Paulo, Glauco Rodrigues, que acompanhou o evento, destacou a importância da iniciativa:
“O Turismo em Movimento foi um sucesso absoluto logo na primeira edição. A parceria com o Speed Park e a IGR Tietê Vivo mostrou-se vitoriosa e confirma o potencial turístico da região. O turismo é um motor de desenvolvimento, geração de renda e transformação social. O Governo do Estado está comprometido em ampliar ações como essa por todo o interior paulista.”

A organização já estuda a viabilidade de novas edições ao decorrer do ano, com o objetivo de ampliar o impacto positivo para mais cidades e regiões do estado.

Outro destaque do evento foram ações voltadas para a sustentabilidade. Entre os destaques, o evento contou com a ação sustentável com entrega gratuita de mudas de árvores — em parceria com o projeto Das Fontes à Foz — reforçando o compromisso ambiental. Direcionada principalmente às crianças, a iniciativa buscou estimular a consciência ecológica nas novas gerações, integrando lazer e educação ambiental.

Sobre o Speed Park

O Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, tem sido palco de vários eventos do kartismo nacional, como as três edições do Troféu Ayrton Senna, etapas dos Circuito Paulista de Kart e recentemente o Campeonato Brasileiro de Kart, que contou com recorde de inscrições para o Grupo 1 (Categoria de motores 4 tempos). 

O local dispõe de aproximadamente 1,3 quilômetro de pista em uma área superior a 130 mil metros quadrados localizada na rua Hagime Saita, 4.001, com acesso pelo quilômetro 524 da rodovia Marechal Rondon (SP-300), entre Birigui (SP) e Araçatuba (SP).

Foto: Divulgação

Informações para imprensa – Speed Park

On Board Sports Comunicação

Continue Lendo