Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

UNG promove a campanha “Doe Sangue, Doe Vida”

Publicado

em

UNG promove a campanha “Doe Sangue, Doe Vida”
Divulgação

Amanhã, dia 21, o Hemocentro São Lucas estará presente no campus Centro

A Universidade Guarulhos (UNG) promove a campanha “Doe Sangue, Doe Vida” com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da doação de sangue, ato de solidariedade que pode salvar quatro vidas. Em parceria com o Hemocentro São Lucas, doações podem ser realizadas no dia 21 de agosto, das 9h às 15h, no prédio G da Instituição de Ensino Superior (IES), localizado na Rua Soldado Brasílio Pinto de Almeida – 82.

Já nos dias 16, 19 e 20 de agosto acontece uma ação que também visa a promoção da saúde. Nela, especialistas da UNG estarão no centro da cidade para oferecer orientações, tirar dúvidas sobre o processo de doação e realizar serviços de aferição de pressão arterial e medição do nível de glicemia.

“A iniciativa reforça o compromisso da UNG com a responsabilidade social e o bem-estar da comunidade, incentivando a prática da doação regular de sangue. Isso é essencial para manter os estoques dos bancos de sangue abastecidos e ajudar quem precisa”, destaca o reitor Yuri Neiman.

Os interessados em participar da coleta devem levar documento de identificação com foto, estar em boas condições de saúde e bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar igual ou superior a 52 kg e ter seis ou mais horas dormidas. Além disso, é necessário se cadastrar por meio do link http://sereduc.com/EoSaw1. Pessoas que fizeram tatuagem, acupuntura, piercing, maquiagem definitiva, cirurgia, endoscopia, colonoscopia e broncoscopia podem doar seis meses após procedimento.

Jornalista formada na Universidade Católica de Brasília, com passagem pela redação do Jornal da Comunidade, Correio Braziliense e Jornal Brasília. Além de trabalhar há 12 anos como assessora nas editoriais de Gastronomia, Saúde, Shopping Centers e Alimentos

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Hélio e saúde: entenda como o líquido é essencial para diagnósticos de alta precisão na ressonância magnética

Publicado

em

Divulgção Air Products
Divulgção Air Products

Indispensável para o exame que possibilita diagnósticos rápidos, especialista da Air Products explica a importância do fornecimento seguro do hélio

No centro dos exames de ressonância magnética, que permitem obter imagens detalhadas do interior do corpo, está o hélio líquido, um insumo que mantém os ímãs supercondutores em temperaturas extremamente baixas. Como um exame fundamental para diagnosticar aneurismas, tumores e lesões internas, o fornecimento confiável do hélio é indispensável para o funcionamento dos equipamentos e para o cuidado com a saúde de milhares de pacientes todos os dias.

Como líder global no mercado de hélio para ressonância magnética, a Air Products tem contribuído ativamente para o setor, abastecendo equipamentos em todo o mundo com confiabilidade e escala. Essa expertise vai além do fornecimento, pois a empresa também desenvolve serviços alinhados às necessidades operacionais do segmento, como a manutenção completa do sistema criogênico da ressonância magnética.

É o que explica Renato Ferrari Plachi, Gerente Comercial de Hélio da Air Products. “Manter o suprimento constante do líquido é fundamental para o funcionamento dos aparelhos de ressonância magnética, para garantir que falhas e interrupções sejam evitadas e que o diagnóstico não seja comprometido”, afirma. Diante dessa importância, Plachi destaca que já existem soluções específicas para abastecer as máquinas e assegurar a estabilidade necessária para que os exames sejam realizados com segurança.


Cuidados técnicos e qualidade nos exames

Com foco em evitar interrupções e preservar a qualidade dos exames, a Air Products desenvolveu o Keep Cold II, um serviço técnico que contempla todos os elementos do circuito criogênico. O Keep Cold II envolve substituições programadas, remoção de gelo, manutenção do compressor, detecção de vazamentos, troca de linhas de gás e o resfriamento gradual do magneto até a temperatura criogênica ideal. Essas ações ajudam a manter os equipamentos operando em condições seguras, beneficiando diretamente os pacientes.

“Com o Keep Cold II, conseguimos assegurar a estabilidade do sistema criogênico e apoiar o desempenho ideal da ressonância magnética, reduzindo riscos de falhas e contribuindo para diagnósticos mais precisos e contínuos”, afirma Plachi, ressaltando que a empresa atua com a menor taxa de transferência do mercado, o que reduz custos operacionais e reforça o papel do hélio como insumo essencial para a manutenção dos exames e para o cuidado contínuo com a saúde.

Sobre a Air Products

A Air Products é uma empresa global líder em soluções de gases industriais e está presente em diversos segmentos industriais em todo o mundo. Com uma história de inovação e excelência em seus produtos e serviços, a empresa continua buscando impulsionar a indústria com soluções de alta qualidade e sustentáveis. A companhia atende clientes em toda a América do Sul e está comprometida em fornecer soluções que contribuam para o progresso e crescimento de seus clientes e parceiros.

Continue Lendo

Saúde

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados

Publicado

em

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Ao menos 245 cavalos morreram após terem consumido rações equinas contaminadas da empresa Nutratta Nutrição Animal. Os casos foram registrados em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está sendo apurada falha no controle de matérias-primas utilizadas pela empresa.

“Em todas as propriedades investigadas os equinos que adoeceram ou vieram a óbito consumiram produtos da empresa. Já os animais que não ingeriram as rações permaneceram saudáveis, mesmo quando alojados nos mesmos ambientes”, informou o Mapa, referindo-se às amostras analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA).

As análises constataram presença de alcalóides pirrolizidínicos, substâncias tóxicas chamadas de monocrotalina que são, segundo o ministério, incompatíveis com a segurança alimentar animal. A geração da monocrotalina tem, segundo o Mapa, origem em resíduos de plantas do gênero crotalaria, encontrados no alimento destinado aos animais.

>> Siga o perfil da Agência Brasil no Facebook 

Problemas

Em nota, o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, disse que, mesmo em doses muito pequenas, essa substância pode causar problemas neurológicos e hepáticos graves. Por isso, acrescenta, “a legislação é clara: ela [a substância encontrada] não pode estar presente em nenhuma hipótese” nas rações.

Diante da situação, foi instaurado pelo ministério processo administrativo fiscalizatório, lavrado um auto de infração e determinada a suspensão cautelar da fabricação e da comercialização de rações destinadas a equídeos da Nutratta Nutrição Animal. 

Posteriormente, a medida foi estendida a rações voltadas a todas as espécies de animais.

“Mesmo com a interdição determinada pelo ministério, a empresa [Nutratta Nutrição Animal] obteve na Justiça autorização para retomar parte da produção não destinadas a equídeos. O Mapa já recorreu da decisão, apresentando novas evidências técnicas que reforçam o risco sanitário representado pelos produtos e a necessidade de manutenção das medidas preventivas adotadas”, esclarece o Mapa.

Ainda de acordo com o ministério, estão sendo feitos acompanhamentos de forma a garantir o recolhimento do lote contaminado.

A Agência Brasil entrou em contato com a Nutratta Nutrição Animal, e está aberta a manifestações.

Fonte

Continue Lendo

Saúde

Psicóloga Renata Camargo lança metodologia inovadora para atendimento de adolescentes contemporâneos e forma profissionais com excelência clínica

Publicado

em

Diante do crescente número de adolescentes adoecendo emocionalmente, apresentando quadros de ansiedade, depressão, transtornos psiquiátricos e comportamentos de risco, a renomada psicóloga Renata Camargo lança oficialmente a FAC – Formação em Adolescência Contemporânea, uma capacitação inédita que reúne mais de 20 anos de experiência clínica e acadêmica.

Com um olhar voltado para os desafios da geração atual, a FAC surge como resposta à grande defasagem técnica que muitos profissionais da psicologia enfrentam ao lidar com adolescentes. “A adolescência de hoje não é mais a mesma do passado. As técnicas que aprendemos precisam evoluir para acompanhar a realidade emocional e social dessa geração”, afirma Renata.

A formação oferece uma metodologia completa, integrando psicanálise, neurociência, psicologia vincular, comportamental e familiar, baseada em sua própria tese de doutorado — que propõe uma nova técnica de atendimento para adolescentes da era digital. O curso é indicado para psicólogos formados e também para estudantes dos últimos períodos da faculdade; psiquiatras e neurologistas que desejam atender adolescentes com excelência e resultados reais. https://drarenatacamargo.com.br/inscricoes-da-fac-turma-5/?sck=bio

Continue Lendo