Ceará
O lixo, a ameaça do século é o tema da 12° Exporecicla Sustentável
A feira movimenta diversos segmentos da economia sendo a única no Norte e Nordeste com foco na reciclagem de resíduos sólidos.
A Exporecicla, voltada para negócios e ideias sustentáveis, inovações e tecnologia ambiental, irá acontecer nos dias 23 e 24 de novembro, em formato presencial e gratuito, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Promovido pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (SINDIVERDE), o evento é destinado a empresários do setor de reciclagem e à população interessada. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no portal do evento.
A Exporecicla vai trazer uma programação com palestras e cases sucesso; seminários; exposições; lounge de negócios; stands. Entre os expositores estarão reunidos representantes de toda a cadeia produtiva da reciclagem.
Durante o Exporecicla, empresários e representantes do setor serão homenageados. Além disso, como pontua Marcos Albuquerque, vice-presidente do Sindiverde, será uma grande oportunidade para fechar negócios. Que as empresas privadas, empresas públicas, consórcios, pessoas físicas, escolas, entendam que temos uma epidemia de lixo e poluição para resolver, seja no ar, na terra, nos rios ou nos mares (e até no espaço). Dessa forma criando expectativas de melhorias do meio ambiente, da geração de empregos e do crescimento da economia.
“Nossa intenção é conscientizar o setor industrial de reciclagem quanto a implantação do desenvolvimento sustentável e apresentar novas soluções para a preservação do meio ambiente. Seguimos um modelo econômico em que os produtos após chegarem ao fim de sua vida útil, não virem lixo e sim matéria prima para gerar novos produtos. É fundamental nesse processo que urgentemente possamos trabalhar a educação ambiental . A ideia de que tudo o que produzimos deve voltar para a indústria em vez de virar lixo”, destaca Marcos.
Inscrições e outras informações pelo Instagram @exporecicla / @sindiverde ou no site https://www.exporecicla.com.br/
Sindiverde
Criado em 1998, o Sindiverde comemora seus 25 anos e conta com mais de 60 empresas associadas, ligadas à indústria de reciclagem, incineradoras, consultoria ambiental, transformação e usinas de aterro. Atualmente, ocupa a 10ª posição dentre os setores industriais cearenses, com 2,3% de participação, e de 0,4% na economia como um todo, segundo dados do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Os benefícios oferecidos pelo sindicato são oferta de treinamentos e cursos para colaboradores e dirigentes das empresas; possibilitar a interação , troca de experiencias e conhecimentos com as demais empresas do setor; participação em feiras, eventos e congressos de interesse do setor; participações em missões nacionais e internacionais; oferecimento de salas para cursos , eventos, palestras e treinamentos; facilidade de uso dos benefícios proporcionados pelo SEBRAE e órgãos do Sistema FIEC: CIN, IEL, SENAI e SESI; e orientação jurídica, trabalhista, fiscal e ambiental aos associados.
Programação
Dia 23
- 8h00 às 10hh
Crescimento (Welcome Cofee)
Abertura oficial ( Entrega de troféus) - 10h às 11h00
Palestra Lixo Eletro Eletrônico com MSc. José Valverde Machado Filho - 13h às 13h30
Credenciamento - 14h às 15h
Palestra Sustentabilidade e Educação Ambiental com Jackes Araújo (Ordem dos Advogados do Brasil – OAB) - 15h às 16h
A Importância dos Consórcios Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos para Municípios Cearenses com Elano Feijó Damasceno ( AGACE) - 16h às 19h
Visitação a Feira
Dia 24
- 13h às 13h30
Credenciamento - 14h às 14h30
Palestra Lixo da Construção Civil com Abdias Veras (Grupo Britacet) – Paula Frota (Sinduscon) – Eduardo Cabral (Chefe do DEECC- UFC) - 14h30 às 15h
Palestra Sustentabilidade e Lixo Eletrônico com Veridiana Sales (Serviço Social da Indústria- SESI) - 15h às 15h30
Palestra Economia Circular com Tascísio Bastos (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI) - 15h30 às 16h
Palestra Coleta Seletiva e o Papel Desenvolvimento pelos Catadores com Ronaldo Stefanutti ( Coordenador de Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes – UFC) – Lamarka Lopes (Membro Efetivo do COTEMA – FIEC) - 16h às 17h
Palestra Saneamento Básico com Petrônio Ferreira Soares (Fundação Nacional de Saúde – FUNASA)
Serviço
12ª edição da Exporecicla
Dias 23 e 24 de novembro de 2023
Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC.
Endereço: Av. Barão de Studart, nº 1980 – Térreo – Bairro: Aldeota
Inscrições no portal do evento: https://www.exporecicla.com.br/
Instagram: @sindiverde e @exporecicla
Ceará
III Encontro Cearense de Saúde Mental Corporativa tem como tema “A Felicidade Corporativa é Inegociável”, o evento acontece no dia 14 de janeiro, na FIEC
Manter um ambiente de trabalho saudável e equilibrado é um desafio para as empresas em todo o mundo. A saúde mental dos colaboradores além de influenciar a rotina de trabalho e os resultados das organizações pode impactar diretamente na economia de um país. O III Encontro Cearense de Saúde Mental Corporativa aborda um tema de alta relevância para manter a sustentabilidade das empresas: “Felicidade Corporativa é inegociável”. O evento realizado pela MentSaúde, empresa de saúde mental corporativa, acontece do dia 14 de janeiro, a partir das 8h. O evento é gratuito e social. Os inscritos devem levar 2kg de alimento que serão doados para o Instituto Dr VandikPonte.
Atualmente, vive-se no Brasil um desafio para a saúde pública, pois o Brasil é o país mais ansioso do mundo e também está entre os países com maior índice de depressão e burnout. Assim, há um índice absurdo de sofrimentos psicológicos dentro e fora das organizações. Para se ter uma ideia, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais entre 2007 e 2022. Este número é atribuído a diversas doenças relacionadas ao trabalho (cujo reconhecimento saiu de 182 para 347 doenças). Na nova lista da Portaria do Ministério da Saúde, 165 novas patologias foram incluídas; dentre estas, a ansiedade e a depressão.
O cenário leva especialistas a cobrarem mudanças nas organizações e elas devem iniciar já em 2025 com as novas diretrizes da NR01. A norma exige a implementação de programa de riscos psicossociais nas empresas e define que tudo seja medido. Isto gera uma responsabilidade maior quando os dados precisam estar no Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).
Em 26 de maio já inicia o processo de vigência e, por conseguinte, de obrigatoriedade das empresas cumprirem as novas regras. A psicóloga Mirna Moura Holanda Tinoco, CEO da MentSaúde, explica que toda empresa precisa ter o seu Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), aplicado na prática e medido para ser apresentado no ato da fiscalização. O programa precisa ser dinâmico e com ajustes sempre que necessário.
“Esta nova redação da NR1 é um verdadeiro tesouro para a saúde mental dos colaboradores. Diante dos fatos sociais que nos são apresentados, de diversos sofrimentos psíquicos no mundo, as novas diretrizes encampadas no texto têm uma preocupação com a saúde emocional e social do trabalhador”, ressalta Mirna Moura Holanda Tinoco, CRP 11/16361.
A psicóloga e consultora enfatiza ainda que na NR01, já traziaalguns cuidados, mas de forma subliminar. Porém, segundo ela, quando a redação traz em vários subitens a inserção dos riscos psicossociais, isto eleva a importância e o dever da empresa em realmente criar ações no panorama de programas. “Os colaboradores que não têm acesso ao mínimo de cuidado psíquico vão passar a ter, por força da normativa que não é Lei, mas vincula todas as empresas a fazerem”, destaca a psicóloga.
Esse e outros assuntos relacionados à saúde mental nas organizações serão debatidos durante o III Encontro Cearense de Saúde Mental Corporativa. O evento que terá como tema central “A Felicidade Corporativa é Inegociável”, levanta uma questão que para muitos ainda é um tabu: é possível ser feliz no trabalho? A psicóloga Mirna Moura Holanda Tinoco, organizadora do encontro ressalta que a felicidade corporativa está embasada em vários pilares de humanização, mas os principais deles são Segurança Psicológica e Liderança Humaniza.
“A felicidade corporativa é a percepção que os colaboradores têm de serem felizes no trabalho. Neste sentido, as pessoas precisam gostar do que fazem para ver propósito e entender os desafios como um próximo passo. Serem o que elas são e sentirem-se seguras para errar, em certa margem de razoabilidade, sem serem julgadas ou punidas. Afinal, só há de se falar em inovação se o erro for respeitado, pois é quase impossível inovar sem errar”, explica.
Para que essa “teoria” seja posta em prática, segundo Mirna Moura Holanda Tinoco, as empresas precisam investir em treinamentos e, principalmente, no cuidado com a saúde mental dos colaboradores. Isto, segundo ela, é precursor para engajamento e produtividade, vez que o presenteísmo é um fato real e devastador para as relações de trabalho e para a saúde financeira da empresa. Tudo isto começa na cultura que a empresa realmente pratica no seu dia a dia.
A psicóloga acrescenta ainda que o papel da liderança é imprescindível para a felicidade acontecer. “Atualmente, fala-se em liderança humanizada com ação colaborativa para gerir as pessoas e suas habilidades. A liderança é uma escolha e esta precisa vir de uma vontade de servir e de amor pelas relações humanas. Só a partir desse vetor é que a liderança pode pensar nos processos”, conclui Mirna Moura Holanda Tinoco.
O III Encontro Cearense de Saúde Mental Corporativa reúne especialistas de diversas áreas, como por exemplo, programas de saúde mental e qualidade de vida do trabalhador, práticas de saúde mental corporativa, saúde, segurança psicológica e alta performance, comunicação interna e o impacto no rendimento do colaboradores, a importância da alimentação no ambiente de trabalho para os colaboradores e o cuidado com as pessoas nas organizações, dentre outros temas.
O evento realizado pela empresa MentSaúde irá homenagearclientes e apoiadores como: Emape, Unifor, Nubex, Grupo Centerbox, Rede Parceria, Rede Integrada, ClaeckSupermercados, Êxito Supermercados, Varejão Supermercados, Vybbe, Pilares contabilidade, Cuidarh, Asas Comunicação, Super Vilton, Super Portugal, Adornos e Decor, Cosampa, Cialne, Kelly Malheiros, Âme Gastronomia, SESI, SENAI e IEL.
Mais informações:
III Encontro Cearense de Saúde Mental
Data: 14/01/2025 ( terça-feira)
Local: FIEC- Avenida Barão de Studart, 1980- Aldeota
instagram: @mentsaude
Faça sua inscrição:
Ceará
Barney’s Burger e MRSC realizam ação de Natal para moradores de rua e seus cães
No domingo (22), o Barney’s Burger se uniu à Organização Moradores de Rua e seus Cães (MRSC)para proporcionar um dia especial a moradores de rua e seus animais de estimação. Mais de 20 voluntários estiveram presentes, e cerca de 100 moradores de rua e 50 animais receberam assistência durante o evento.
O MRSC distribuiu vacinas, vermífugos, orientações veterinárias, remédios contra carrapatos e ração.
Já os tutores foram contemplados com kits de higiene pessoal e deliciosos hambúrgueres preparados pelo Barney’s Burger.
Marcelo Pimentel, proprietário do Barney’s Burger, destacou a importância da solidariedade como parte dos valores da marca. “Um dos nossos princípios é a solidariedade. Quando recebemos o convite de Jacqueline Andrade para participar dessa ação, aceitamos prontamente. Ficamos impressionados com o trabalho do MRSC, que dá visibilidade e apoio a pessoas e animais que muitas vezes são esquecidos pela sociedade”, afirmou.
Jacqueline Andrade, coordenadora do MRSC em Fortaleza, reforçou que o apoio de empresários como Marcelo é essencial para a continuidade do projeto. “Sem essas parcerias, seria muito difícil realizar nossas ações e impactar tantas vidas, tanto humanas quanto animais”, disse.
Sobre o Barney’s Burger
O Barney’s Burger é uma hamburgueria de Fortaleza conhecida pela qualidade e sabor de seus hambúrgueres artesanais. Com um cardápio variado, incluindo opções para todos os gostos, a marca oferece uma experiência gastronômica única em um ambiente acolhedor e descontraído.
Sobre o MRSC
O Moradores de Rua e seus Cães (MRSC) é uma organização sem fins lucrativos fundada há nove anos em São Paulo pelo fotógrafo Edu Le Puro. O projeto promove a dignidade de moradores de rua e seus animais, oferecendo apoio e cuidados essenciais.
Em Fortaleza, o MRSC atua há cinco anos, realizando ações em datas estratégicas como Páscoa, férias, Dia das Crianças e Natal. Durante essas iniciativas, a organização oferece vacinas, consultas, vermifugação, controle de pulgas e carrapatos, além de alimentação e kits de higiene pessoal. O projeto é coordenado na cidade por Jacqueline Andrade e Dr. Galileu Planck, e já está presente em mais de sete capitais brasileiras.
SERVIÇO:
@barneyburger
@mrscfortaleza
Ceará
Podnoscontar: os jornalistas, Jordan Vall e Karla Sousa lançam um novo veículo de comunicação
Na última terça-feira (3), o público conferiu a estreia do Podcast Podnoscontar, um novo projeto que traz uma proposta de repercutir histórias inspiradoras e pautas relevantes das mais diversas áreas do conhecimento. Os jornalistas, Jordan Vall e Karla Sousa estão a frente desse novo projeto e no primeiro episódio receberam a empresária, Roseane Duarte. Durante o bate-papo, a convidada falou sobre a sua trajetória de superação, compartilhando momentos emocionantes com os hosts. Vocês poderão conferir o programa na íntegra no canal do Youtube: https://youtu.be/51IqwmH39B0?feature=shared
Sobre o Podcast Podnoscontar
O novo projeto, o Podcast Podnoscontar, apresentado pelos jornalistas, Jordan Vall e Karla Sousa, é lançado com a proposta de repercutir histórias inspiradoras e pautas que são relevantes na atualidade. No estúdio ou nas gravações externas, eles receberão empresários, artistas, grandes personalidades das mais diversas áreas do conhecimento. Por meio de um bate-papo descontraído, os hosts irão relatar projetos, pautas importantes, trajetória de vida e muitas curiosidades sobre cada convidado. A proposta é que inicialmente o podcast seja mensal e que tenha uma média de 2 horas de duração. A cada programa será apresentada uma temática, seja ela focada na cultura, empreendedorismo, gastronomia, comunicação, pautas que envolvem mulheres inspiradoras, entre outras.
O foco desse novo projeto é aproximar ainda mais essas personalidades do público, que muitas vezes não conhece a história e todos os desafios que cada convidado enfrentou para chegar até o sucesso. Além disso, debater pautas importantes com o intuito de levar informações de qualidade a audiência. Por meio da interação nas redes sociais, o público poderá enviar perguntas, que serão selecionadas para repercutir ao longo dos programas.
Redes Sociais
Canal no YouTube: https://youtu.be/51IqwmH39B0?feature=shared
Os melhores momentos e demais informações, vocês conferem no instagram: @podnoscontar
Sugestões de pautas: podcastpodnoscontar@gmail.com