Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Sensação térmica de 58ºc: como evitar a retenção de líquidos e inchaços no calor?

Publicado

em

Calor
Foto: Divulgação

Especialistas dão dicas para aliviar sintomas em dias quentes

À medida que as mudanças climáticas provocadas por atividades humanas intensificam ondas de calor extremo, os impactos na saúde humana emergem como uma preocupação subestimada e alarmante. E essa sensação de altas temperaturas continuará em várias regiões do nosso país nas próximas semanas.

Apesar dos dias ensolarados estarem sendo dedicados à praia para a felicidade da população, esse clima pode ser cruel na rotina das pessoas. Com o calor exacerbado, além da insolação, é comum sentir dores de cabeça, pressão baixa, ocorrer adesidratação e também a retenção de líquidos e inchaço em função dos vasos sanguíneos que se dilatam, dificultando a circulação. Nestes períodos, torna-se imprescindível buscar maneiras eficazes de aliviar os sintomas e buscar uma sensação de leveza e conforto.

“Em climas quentes, o corpo busca meios de resfriamento, e uma dessas respostas é a dilatação dos vasos sanguíneos e o suor. Essa dilatação é uma estratégia termorreguladora que facilita a dissipação de calor. No entanto, como consequência, os líquidos presentes nos vasos podem extravasar e acumular-se no espaço intracelular, provocando o inchaço”, afirma a Dra. Vanessa Medeiros, fisioterapeuta, especialista em Dermato-funcional e fundadora do Centro Estético Life Health.

Em linhas gerais, a retenção de líquidos, pode se tornar uma condição grave, levando ao agravo de doenças cardiovasculares e vasculares. “Uma condição grave, requer medidas adequadas”, explica.

De acordo com a especialista, algumas recomendações devem ser seguidas:

1-Aumentar a ingestão de água e chás diuréticos( principalmente o chá de Hibisco),

2- Ingestão de eletrólitos como Gatorade e água de coco,

3-Verificar a pressão( o aumento súbito e sua queda brusca consequentemente pode ser um indício de IAM- Infarto Agudo do Miocárdio),

4-Incorporar a drenagem linfática à rotina para eliminação de líquidos retidos e toxina corporal,

5-Praticar atividades físicas para manter uma rotina saudável e a homeostase corporal,

6-Utilizar dispositivos portáteis, como massageadores, para estimular a oxigenação do sangue, em conjunto com a terapia manual adequada de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Nesse contexto, a Relaxmedic lança o Orbit Touch, um aparelho prático, leve e sem fio, com tecnologia de carregamento via USB, que pode ajudar na ativação da circulação sanguínea. “O Orbit é um aparelho coadjuvante nas terapias tradicionais, que ajuda na melhora do fluxo sanguíneo, trazendo alívio das dores nos membros e trazendo mais disposição no dia a dia”, explica a fisioterapeuta Ana Cristina de Souza Silva, adepta aos produtos portáteis para saúde e bem estar dos pacientes.

”Esse aparelho atua no trato de doenças vasculares, como o Linfedema e o Lipedema. O Lipedema é uma doença vascular que não tem cura no momento, e o Orbit pode auxiliar no processo de reabilitação, ajudando no pré e pós-operatório. No trato da celulite, minimiza o aspecto de casca de laranja na pele, proporcionando uma melhor vascularização e oxigenação tecidual”, completa a Dra Vanessa.

Diante dos desafios impostos pelo calor extremo, a busca por soluções eficazes e práticas torna-se essencial para preservar a saúde e o bem-estar, enfrentando as altas temperaturas com cuidado e prevenção.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Publicado

em

Seis dos nove municípios da Baixada Santista registraram 44 casos de meningite em 2025 e sete mortes decorrentes da doença. As cidades que informaram os dados nesta quinta-feira (6) são: Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém.   

De acordo com a prefeitura de Santos, houve seis casos confirmados no município este ano e um óbito. Em 2024, foram 20 casos e duas mortes.

Em Cubatão, são três casos e três óbitos em 2025, enquanto no ano passado foram registrados cinco casos e duas mortes. 

Em Praia Grande, em 2025, são 11 casos e três óbitos; no ano passado, foram 13 casos e três mortes. Em Mongaguá, foram registrados este ano três casos, sem óbitos; em 2024, foram três casos e uma morte.

No município de Itanhaém, em 2025, foram registrados quatro casos e nenhum óbito. Em São Vicente, foram 17 casos confirmados neste ano. As prefeituras não informaram os dados de 2024.

As meningites podem ser causadas por vírus ou bactérias e diferem entre si no que diz respeito ao tratamento e prognóstico clínico. Há sintomas que são comuns a todas, como febre alta, dor de cabeça forte, rigidez na nuca (que impede abaixar o queixo até o peito), náuseas ou vômitos e sensibilidade à luz.

As autoridades recomendam procurar o serviço de saúde no aparecimento dos sintomas, para avaliação clínica e adoção de conduta terapêutica.

“A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza e monitora a investigação epidemiológica dos casos de meningite na região da Baixada Santista, além de acompanhar a evolução dos casos em conjunto com os municípios”, disse a pasta, em nota. 

Para evitar a doença, é recomendado reforçar a higiene das mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições e após o uso de sanitários; manter a limpeza e desinfecção regular de superfícies, brinquedos e utensílios compartilhados assim como a boa ventilação dos ambientes; evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como copos, talheres e garrafas; e cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Fonte

Continue Lendo

Saúde

Com ação inédita de combate ao sedentarismo, SportsCenter recebe certificado do Guinness World Records

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (06), o SportsCenter recebeu o certificado do Guinness World Records pela ação inédita realizada no Dia Mundial da Conscientização contra o Sedentarismo. A iniciativa colocou os apresentadores da principal atração da ESPN correndo por cerca de 30 minutos, em vez de ficarem sentados atrás da tradicional bancada.

O feito aconteceu no dia 10 de março, em um kartódromo em Barueri (SP), com o cenário tradicional substituído por uma estrutura móvel instalada sobre um cine car, veículo customizado especialmente para a ocasião. Durante a transmissão, mais de 120 profissionais participaram da ação, correndo ao redor da estrutura e reforçando a importância da prática diária de atividade física, seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 30 minutos diários de exercícios.

Bruno Vicari liderou a edição ao lado da jornalista Mariana Spinelli, da repórter Natasha David, do comentarista Edu Afonso e do atleta olímpico Caio Bonfim, medalhista na marcha atlética. Ao longo do programa, os participantes percorreram uma distância total de 3,07 km, reforçando o caráter simbólico e educativo da ação.

A entrega oficial do certificado foi feita pela juíza Camila Borenstain, que surpreendeu Vicari durante a transmissão do SportsCenter. A cerimônia incluiu transmissão ao vivo de 10 minutos, seguida de registro fotográfico no estúdio. 

Em novembro, a ESPN comemora 25 anos do SportsCenter, um dos programas mais representativos da história do jornalismo esportivo mundial. Símbolo de credibilidade, emoção e inovação, o programa consolidou-se como uma das marcas mais reconhecidas do esporte em todo o planeta, influenciando gerações de fãs e profissionais da comunicação esportiva.

Continue Lendo

Saúde

Anvisa proíbe suplementos e energéticos com adição de ozônio

Publicado

em

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de todos os suplementos alimentares e energéticos da empresa OZT Comércio Atacadista Especializado em Produtos Ozonizados. 

Também foi determinada a apreensão dos produtos, que têm adição de ozônio, um tipo de gás que não tem avaliação de segurança para uso como parte de suplementos alimentares e composto líquido pronto para o consumo, como energéticos. 

Atualmente, a autorização para uso de ozônio é apenas como agente de desinfecção no tratamento de água.

Segundo a agência, a empresa divulgou propagandas desses alimentos com indicações terapêuticas e alegações funcionais e de saúde não aprovadas, como a alegação de que o produto “oferece suporte nutricional para o funcionamento saudável do sistema digestivo, hepático, ocular e cardiovascular”.  

A Anvisa esclarece que as autorizações para suplementos alimentares estão relacionadas a papéis metabólicos dos nutrientes ou substâncias no organismo, quando consumidos como parte de uma dieta. 

“Nenhuma das alegações aprovadas para alimentos está associada com finalidades medicamentosas ou terapêuticas, que são exclusivas de medicamentos e devem ser comprovadas cientificamente”, explica a agência, em nota. 

No mês passado, a Anvisa já havia proibido a venda e uso de 69 cosméticos capilares à base de ozônio da marca Ozonteck. Segundo a agência, apesar de serem registrados como cosméticos, o fabricante alega que os itens têm atividade farmacológica, o que não é permitido para esse tipo de produto.

Fonte

Continue Lendo