Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Cantora Eliana Pittman celebra repertório do álbum ‘Tô Chegando, Já Cheguei’ no Sesc Pompeia

Publicado

em

Elianapittman Por Murilo Alvesso 03
Crédito: Murilo Alvesso

Para comemorar os 50 anos do lançamento do álbum “Tô Chegando, Já Cheguei”, a cantora Eliana Pittman apresenta o show “50 Anos de Carimbó” com participação de Felipe Cordeiro, no SESC Pompeia, no próximo dia 27 de junho, às 21h30. Os ingressos já estão à venda no site do SESC Pompeia.

Em 1974, o carimbó era um gênero restrito a Belém do Pará e tinha no mestre Pinduca seu maior representante. Eliana, com 10 anos de carreira internacional, apesar do prestígio, ainda não tinha “estourado” nacionalmente cantando música brasileira. Foi em uma viagem ao Maranhão que ela ouviu na praia o ritmo envolvente do carimbó e se apaixonou. De volta ao Rio, ela insistiu para que a gravadora RCA Victor permitisse a inclusão de alguns carimbós no disco que estava preparando. Inicialmente relutante, a gravadora liberou a gravação de um pot-pourri com três músicas (incluindo “Sinhá Pureza”). O sucesso foi inesperado e sua “Mistura de Carimbó” explodiu em todo o Brasil.

O carimbó fez de Eliana uma das artistas de maior sucesso no Brasil nos anos 70 e contribuiu para que o ritmo se tornasse conhecido e respeitado nacionalmente.

Neste ano que marca os 50 anos dessa história mágica na música brasileira, Eliana, em plena forma, apresenta pelo Brasil o show “50 Anos de Carimbó”, com direção musical do violonista Joan Barros e acompanhada por um quarteto fantástico. Ela interpreta clássicos do ritmo de Belém do Pará e também abre espaço para músicas de Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Candeia, Cartola e João Nogueira, que ficaram famosos na sua voz na mesma época. No final do show, uma seleção de carnaval com marchinhas e sambas-enredo da Portela, sua escola do coração, completa o roteiro. Eliana Pittman é um show de vitalidade e swing. Para celebrar os 50 anos de sucesso do carimbó no Brasil, ninguém melhor do que ela para comandar a festa.

Carreira

Eliana Pittman iniciou sua carreira em 1961, ao lado do saxofonista norte-americano Booker Pittman, seu padrasto, cantando standards do jazz e da bossa nova em boates no Rio de Janeiro. O avô de seu padrasto foi Booker T. Washington, fundador do conceituado Tuskegee Institute, a primeira universidade para negros nos Estados Unidos.

Eliana realizou shows no Brasil e no exterior (75 países) e na década de 1970 emplacou vários sucessos, como “Das Duzentas para Lá”, “Abandono” (canção lançada por Eliana em 1974 e regravada por Roberto Carlos em 1979), “Vou Pular Neste Carnaval”, “Quem Vai Querer”, “Sinhá Pureza”, “Mistura de Carimbó”. Pelo sucesso dessas últimas duas canções, recebeu o título de “Rainha do Carimbó”. No final dos anos 60, Geraldo Azevedo veio do Nordeste para o Rio a convite de Eliana para acompanhá-la no show “Positivamente Eliana”, e logo se tornou um dos maiores nomes da música brasileira.

Dona de um grande ecletismo musical e notável virtuosismo vocal, Eliana se apresentou em muitos países do mundo, como França, Alemanha, Suécia, Espanha, Itália, Portugal, Venezuela, México e Estados Unidos. Ela se apresentou na lendária casa de shows Olympia em Paris e no programa do comediante Jerry Lewis. Também dividiu o palco com o lendário showman Sammy Davis Jr. Além de cantora, é professora de música em uma escola do Rio de Janeiro.

Eliana Pittman foi a única artista brasileira a ser capa da revista Ebony (@ebonymagazine) em dezembro de 1965. A Ebony é uma revista mensal norte-americana dedicada ao público negro, fundada por John Harold Johnson e publicada desde 1945. Sua fundação, ao fim da Segunda Guerra Mundial, trouxe um novo status para os negros, que, apesar de terem ajudado os Estados Unidos a vencer a guerra, eram considerados invisíveis na sociedade americana, ignorados pela imprensa branca.

Em 2007, Eliana foi convidada por Charles Möeller e Claudio Botelho para atuar no musical “7”, com texto de Möeller e trilha original de Botelho e Ed Motta. Ela dividia a cena com Alessandra Maestrini, Ida Gomes, Rogéria e Zezé Motta. O espetáculo estreou em 1º de setembro de 2007, no Teatro João Caetano (RJ) e foi um dos grandes vencedores do Prêmio Shell e do Prêmio APTR. O enorme sucesso da temporada fez o espetáculo reestrear em 27 de setembro de 2008, no Teatro Carlos Gomes, também no Rio. Em 17 de abril de 2009, o espetáculo estreou em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso, também com grande sucesso.

Após um hiato de 17 anos longe dos estúdios, foi anunciado em março de 2019 que Eliana gravaria um novo disco, chamado “Hoje, Ontem e Sempre”, produzido por Thiago Marques Luiz. O disco contém canções como “Preciso Me Encontrar” (Candeia), “Drão” (Gilberto Gil) e “Onde Estará o Meu Amor” (Chico César), todas inéditas na voz de Eliana.

Em 2020 foi lançado o disco “As Divas do Sambalanço” em LP e CD, dedicado exclusivamente ao gênero, em que Eliana divide as interpretações com Claudette Soares e Doris Monteiro.

Ela foi uma das atrações musicais da cerimônia de entrega do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023, ao lado de MC Soffia, Linn da Quebrada, Kaê Guajajara e Liniker.

No cinema, Eliana fez diversas participações, como nos filmes “Der Goldene SchuB”, como a cantora Singer; “The Sandpit Generals” (Capitães de Areia) em 1971, como Dalvah; “Die Lester Wilson” em 1971; “La Menor” em 1977; e “Jubiabá” em 1987. Sua estreia na TV foi em 1995, na Rede Globo, com a novela-seriado “Malhação”. Em 2005, na mesma emissora, fez a novela “América”. Em 2010 participou de “Tempos Modernos” e em 2013 de “Sangue Bom”. Na Netflix, Eliana viveu a personagem Elza Ferreira na série “Coisa Mais Linda” e também participou do sitcom “A Sogra que Te Pariu” ao lado do humorista Rodrigo Sant’Anna.

Ao longo de sua carreira, Eliana gravou mais de vinte discos, muitos deles lançados em diversos países, e ganhou variados prêmios. Acabou de lançar pela Companhia de Discos do Brasil o CD “Canções de Elizeth”, fruto de uma série de lives em homenagem aos “100 anos de Elizeth Cardoso”, idealizadas por Thiago Marques Luiz.

Atualmente, está em turnê por todo o Brasil com dois shows: “Do Samba ao Carimbó”, com o repertório dos seus maiores sucessos nos dois ritmos que foram gravados por ela principalmente na fase em que passou pela gravadora RCA Victor nos anos 1970, e “Pérolas Negras”, no qual se apresenta ao lado das amigas Alaíde Costa e Zezé Motta, cantando um repertório apenas de compositores negros, como Milton Nascimento, Candeia, Jorge Ben, Johnny Alf, Cartola, Martinho da Vila, Gilberto Gil, Tim Maia, Luiz Melodia, Djavan, Leci Brandão, Paulinho da Viola, Ataulfo Alves e outros.

Serviço:

50 Anos de Carimbó com Eliana Pittman

27 de junho de 2024, às 21h30

SESC Pompéia

Rua Clélia, 93 – Água Branca, São Paulo/SP

Os ingressos já estão à venda no site: https://www.sescsp.org.br/programacao/eliana-pittman-2/

Telefone: (11) 3871-7700

 

Mestrando em Estudos Culturais na USP, Paulo Henrique de Moura é jornalista com especialização em Mídia, Informação e Cultura pelo CELACC - ECA/USP. Atua como Assessor de Imprensa na área musical, Diretor Artístico na Companhia de Discos do Brasil e é Professor do curso livre de Jornalismo Cultural no Centro Universitário Belas Artes desde 2013.

Cultura

Junior Rostirola, autor de Café com Deus pai, estará em Macaé neste sábado (5)

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Após arrastar multidões na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e alcançar a impressionante marca de mais de 7 milhões de exemplares vendidos da série “Café com Deus Pai”, o autor best-seller Junior Rostirola se prepara para reencontrar os leitores em Macaé/RJ, em um momento especial que deve reunir cerca de 1.200 mulheres para uma noite de fé, inspiração

Neste sábado, dia 5 de julho, o autor best-seller Junior Rostirola será um dos nomes aguardados para a Conferência Mulheres do Céu na Terra, evento promovido pela Gileade Church, em Macaé (RJ). A conferência terá como tema “Para este tempo que te levantei” e deve reunir cerca de 1.200 mulheres, na Avenida Evaldo Costa, 1100, bairro Sol e Mar.

Conhecido por sua abordagem emocionalmente sensível e espiritualmente profunda, o autor da série Café com Deus Pai ministrará uma palavra voltada ao despertar de mulheres para sua identidade e missão em tempos proféticos. “Deus está levantando mulheres com coragem, sabedoria e maturidade para impactar sua casa, sua geração e os céus”, adianta Rostirola.

Nascido em Itajaí, Santa Catarina, Rostirola teve uma infância marcada por traumas profundos. Filho de um pai alcoólatra e agressivo, enfrentou uma rotina de abusos físicos e emocionais que o levou a abandonar os estudos ainda na adolescência. Durante anos, viveu no limite entre a desesperança e o silêncio. Foi na fé cristã que encontrou um caminho de cura, reencontro consigo mesmo e reconstrução. Sua trajetória, longe de ser idealizada, se tornou um retrato cru, porém transformador, de como o perdão pode reconfigurar a vida.

Esse percurso forma a espinha dorsal do livro “Café com Deus Pai”, um best-seller que já vendeu mais de 7 milhões de exemplares e que vem sendo traduzido para o mundo. A obra está publicada em sete idiomas — entre eles Português, Espanhol, Inglês, Alemão, Italiano e Francês — e hoje alcança leitores em países da Europa, América Latina e nos Estados Unidos.

A força de sua narrativa ultrapassou as páginas. O podcast Café com Deus Pai foi eleito o mais escutado do Brasil pelo Spotify Wrapped e entrou no Top 10 global entre todas as categorias, sendo o único programa brasileiro na lista. Com episódios diários de cerca de cinco minutos, o podcast entrega mensagens breves de espiritualidade, esperança e propósito — e tem tocado milhões de pessoas, diariamente, em diferentes partes do mundo.

Serviço
📍 Conferência Mulheres do Céu na Terra
📅 Sábado, 5 de julho de 2025
📌 Gileade Church – Avenida Evaldo Costa, 1100, Sol e Mar – Macaé/RJ
🎯 Público: feminino, todas as idades
👥 Expectativa de público: 1.200 pessoas

Continue Lendo

Cultura

Programa Qualifica SP inicia mais de 20 turmas de capacitação profissional na capital e interior

Publicado

em

Cursos gratuitos incluem áreas como Tecnologia da Informação, Marketing Digital, Farmácia, Recursos Humanos, Mecânica Automotiva, entre outras

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), por meio do programa Qualifica SP, iniciou as aulas dos cursos de Tecnologia da Informação para todo o estado, além de cursos de outros segmentos exclusivos para o interior paulista. O projeto, apoiado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), promove o acesso da sociedade a cursos de qualificação profissional gratuitos, de alta qualidade, com certificação e que conectam pessoas que buscam melhores oportunidades no mercado de trabalho com as oportunidades de emprego e de geração de renda.

Somente para a área de TI, foram cerca de 760 novos alunos matriculados nos cursos de Aplicação de Banco de Dados, Arquitetura de Sistemas, Gestão de Projetos de TI, Programação Mobile, Programação Orientada a Objetos, Programação WEB e Sistemas Operacionais, divididos em 20 turmas. Cada curso tem duração de 120 horas, e as aulas vão até o dia 04 de agosto, abrindo novas oportunidades de trabalho para jovens e adultos residentes em todo o Estado.

Para o interior paulista, o programa Qualifica SP também abriu novas turmas de cursos em outras áreas:

Assistente de Recursos Humanos (Cotia, Elias Fausto, Itapevi e Tremembé);
Assistente Administrativo com Inclusão Digital (Ilhabela);
Atendente de Farmácia (Barretos, Ipaussu e Santa Isabel);
Auxiliar Financeiro (Queluz);
Cuidador de Idosos com Inclusão Digital (Lagoinha);
Eletricista Instalador Residencial (Cotia);
Excel Para Empresas (Itatinga);
Inglês Para Recepção de Visitantes (Mongaguá);
Informática Básica com Inclusão Digital (Mongaguá);
Marketing Digital na Prática (Barretos, Cotia, Elias Fausto, Itapevi, Registro e Tremembé);
Mecânica Automotiva – Básico (Caraguatatuba, duas turmas);
Espanhol para Recepção de Visitantes (Ilhabela);
Técnicas de Vendas (Peruíbe);

“Trata-se de um mecanismo importante não apenas para os jovens que querem iniciar a carreira profissional, mas também às pessoas que precisam retornar para o mercado de trabalho ou para quem já é empreendedor”, afirma Cesar Silva, diretor presidente da Fundação FAT.

A FAT disponibilizou toda a infraestrutura necessária para a realização das aulas presenciais e virtuais, desde os instrutores até todo o material técnico e didático, incluindo metodologia de gestão, diário de bordo entre outras ferramentas próprias da FAT para a realização dos cursos, incluindo as aulas práticas voltadas para Tecnologia da Informação, que serão realizadas no Laboratório na Nuvem, de forma prática e acessível, aplicando as boas práticas no ensino a distância de desenvolvimento de sistemas e de tecnologia da informação.
Para acompanhar os processos e novidades do Programa Qualifica SP, basta acessar os portais https://www.qualificasp.sp.gov.br/ e http://fundacaofat.org.br/

Continue Lendo

Cultura

“O Quintal Conta” estreia celebrando as raízes culturais brasileiras em uma roda de conversa acolhedora e cheia de memória

Publicado

em

Mayara Donaria
Mayara Donaria

O que histórias de quintal, memórias afetivas e tradições orais têm em comum? Todas são inspirações para o novo podcast O Quintal Conta, produzido pela Quintal das Criações, que estreia trazendo um convite irresistível: sentar, escutar e celebrar a diversidade cultural brasileira como numa boa resenha sob a sombra de uma mangueira. A estreia será na próxima quinta-feira, 19 de junho, e os episódios estarão disponíveis todas as quintas às 11h, nas principais plataformas de streaming.

Com uma linguagem acessível e um tom investigativo leve e curioso, O Quintal Conta aposta na força da conversa para compartilhar saberes, valorizar o patrimônio imaterial e ouvir quem constroi a cultura todos os dias. Este projeto recebeu o fomento do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por via do edital Pró-Carioca Linguagens

A primeira temporada, batizada de “Ainda Bem Que Existe o Forró”, percorre oito episódios que contam a a memória e história do forró pé de serra no Rio de Janeiro, sua influência na cena cultural do forró na Zona Norte, e destacam a contribuição e importância das mulheres nesse processo. Entre os temas abordados estão a origem do forró enquanto gênero musical, a dança, o reconhecimento do forró como patrimônio imaterial e o fomento a ele, os festivais, o preconceito com nordestinos e os territórios onde o forró pulsa fora do eixo centro-zona sul da cidade.

Cada episódio conta com três blocos: o bate-papo com convidados especiais, o quadro interativo “Quintal Aberto”, que convida o público a compartilhar suas memórias, e o encerramento com reflexões e convite para o próximo encontro. 

A idealizadora e apresentadora do projeto, produtora cultural, Taty Maria, destacou o objetivo do projeto: “Queremos criar uma comunidade de escuta e troca, onde as pessoas se reconheçam e também descubram novas histórias que compõem a complexidade da nossa identidade cultural”, finalizou Taty Maria.

O Quintal Conta se inspira em referências como “Mamilos”, “É Nóia Minha?” e “É Tudo Culpa da Cultura”, com um formato de bate-papo informal, múltiplas vozes e valorização da escuta ativa, tudo embalado por uma atmosfera calorosa, fazendo os ouvintes se sentirem no quintal de casa.

O encerramento da temporada será comemorado com um grande baile de forró, na Arena Carioca Dicró, no dia 02 de agosto, a partir de 13h, entrada gratuita. O baile promete ser uma celebração da música, da dança e da cultura do forró pé de serra. O evento contará com a gravação do último episódio do podcast, além de workshop de dança, shows de trios e bandas, discotecagem e a participação de empreendedores do forró. 

 

Sobre a produtora Quintal das Criações

 

A Quintal das Criações é uma produtora cultural dedicada a pensar a cidade por meio da cultura. Acreditamos que a cultura é uma ferramenta estratégica para combater problemas sociais e promover impacto social, com foco na preservação e salvaguarda das identidades culturais, do patrimônio e da memória, na valorização dos profissionais da cultura e no compromisso com as justiças econômica, climática, racial e de gênero. Com atuação territorial no município do Rio de Janeiro principalmente no subúrbio carioca. 

Serviço:

Siga o podcast no Instagram e nas plataformas de áudio: . @oquintalconta Primeiro episódio já disponível nas principais plataformas de streaming.

 

Ficha técnica: 

Direção de Produção: Taty Maria

Produção Executiva: Grazi Diniz

Assistente de Produção: Ruth Maciel

Pesquisa: Fernanda Canavêz

Comunicação: Agência Is

Design: Peregun

Gravação: Iglu Estúdio e Produção

Edição: Rach Araujo

Trilha Sonora: Victor Huggo

Videomaker e fotografia: Mayara Donario

Styling: Jamila Guimarães

Realização: Quintal das Criações 

 

Continue Lendo