Segurança
Líder de facção gaúcha é preso no Rio de Janeiro

A Polícia Federal informou ter localizado e prendido nesta terça-feira (10), em um apartamento localizado no bairro carioca de Copacabana, o líder de uma facção que atua na região da Serra Gaúcha. Apesar de não informar o nome do preso nem a facção da qual ele é integrante, a PF afirma que trata-se de “um dos criminosos mais procurados pelas forças de segurança na região”.
Segundo os investigadores, o indivíduo preso é considerado de alta periculosidade e já havia sido condenado a 30 anos de reclusão por três homicídios duplamente qualificados e uma tentativa de homicídio duplamente qualificado, ocorridos na cidade de Caxias do Sul.
Ele responde também a mais cinco processos criminais. De acordo com a PF, é acusado de ter cometido mais dois homicídios, três tentativas de homicídio qualificado, evasão mediante violência contra a pessoa (fuga de presídio), posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (duas vezes), tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa e favorecimento real.
“Em janeiro de 2020, o homem havia sido beneficiado pela progressão de regime para cumprimento do restante em regime semiaberto, com o uso de tornozeleira eletrônica, mas pouco tempo depois rompeu o dispositivo e fugiu”, informou em nota a Polícia Federal.
A localização e prisão do criminoso, que usava nome falso, foi possível graças a um intercâmbio de informações envolvendo as polícias Federal e Civil e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Ele será conduzido ao sistema penitenciário do Rio de Janeiro, após finalizados os procedimentos legais.
Fonte: Agência Brasil
Segurança
iLab Segurança apresenta 9 propostas infraconstitucionais para a PEC da Segurança Pública

Legenda: Mais de 4 mil profissionais participaram dos três dias da primeira conferência nacional dedicada à segurança pública, marcada pela ampla adesão de todas as forças policiais e órgãos do setor nos 27 estados brasileiros.
O iLab Segurança 2025 encerrou-se nesta quarta-feira (3), em Brasília, com mais de 4.200 participantes ao longo de três dias de atividades. A conferência apresentou nove propostas legislativas relacionadas à PEC 18/2025 — que trata da governança da segurança pública — e contou com a presença de secretários, chefes de polícia e bombeiros dos 26 estados e do Distrito Federal, além de representantes de Angola e da Associação Internacional de Chefes de Polícia.
Realizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), o iLab somou 24 horas de programação, com 15 painéis temáticos, 59 painelistas e 21 autoridades na mesa de abertura. Mais de 200 órgãos e instituições públicas participaram oficialmente da conferência, que também reuniu 56 marcas da iniciativa privada entre expositores, patrocinadores e apoiadores institucionais.
As propostas elaboradas pelo Consesp — entregues aos representantes do governo federal — têm como objetivo dar efetividade à PEC da segurança pública e foram construídas com base em experiências estaduais. Entre os anteprojetos, destacam-se medidas para compensação financeira aos estados na repressão ao tráfico de drogas, investigação colaborativa entre órgãos públicos, endurecimento de penas contra organizações criminosas e criação de um marco legal para o financiamento da segurança, com foco nas receitas provenientes de apostas esportivas (“bets”).
Outros temas abordados envolvem o aumento da pena para crimes contra agentes públicos, repressão ao domínio de cidades por quadrilhas armadas, tipificação de obstrução de justiça e a priorização de processos penais em casos de flagrante de crimes graves. A regulamentação do Conselho Nacional de Segurança Pública também integra o pacote.
Segundo Sandro Avelar, presidente do Consesp e secretário de Segurança Pública do DF, a conferência reforça o papel dos estados na formulação de políticas para o setor. “As propostas que apresentamos são resultado do acúmulo técnico das unidades da federação. O iLab é uma resposta concreta ao debate federativo sobre segurança pública e ao desafio de modernizar as instituições com base em evidências”, afirmou.
Com foco em articulação institucional, inovação tecnológica e formulação legislativa, o iLab Segurança 2025 marca um novo patamar de cooperação federativa no setor. O conteúdo completo da conferência estará disponível no site do evento.
O iLab Segurança 2025 é promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (CONSESP), com apoio institucional da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Conta com patrocínio do BRB – Banco de Brasília e patrocínio prata da CAIXA, Governo Federal – União e Reconstrução.
Informações: https://ilabseguranca.com.br / | @ilabseguranca
Segurança
Tecnologia aplicada à segurança pública marca presença na Expo iLab 2025

Legenda: Visitantes circulam pelos estandes da Expo iLab 2025, que reúne empresas de tecnologia, defesa e mobilidade tática voltadas ao fortalecimento da segurança pública no Brasil.
O iLab Segurança 2025 chega ao seu terceiro e último dia nesta quarta-feira (3), em Brasília, com foco na Expo iLab — feira de tecnologias aplicadas à segurança pública que reúne inovações em vigilância, mobilidade tática, inteligência artificial e gestão integrada de dados. O evento é promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (CONSESP) e reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
“O iLab é mais do que um espaço de articulação institucional — é também uma vitrine do que há de mais avançado em tecnologia aplicada à segurança pública. A integração entre gestores e desenvolvedores é essencial para transformar inovação em resultado concreto para a sociedade”, afirma Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e presidente do CONSESP.
A Expo iLab reúne inovações de ponta desenvolvidas por empresas brasileiras e internacionais para o setor. Voltado à demonstração de soluções aplicadas à vigilância, inteligência, mobilidade tática e interoperabilidade, com foco no uso estratégico de dados, dispositivos inteligentes e tecnologias embarcadas no enfrentamento à criminalidade e na proteção da população.
Dígitro apresenta avanços em reconhecimento facial e análise financeira
A Dígitro Tecnologia exibe novos módulos da plataforma Guardião, voltados à análise financeira e ao reconhecimento facial. A solução, referência nacional em inteligência investigativa, passa a integrar funcionalidades que conectam interceptações, sigilos cadastrais e dados fiscais. Com o Banco de Faces, a tecnologia possibilita o cruzamento de imagens em sistemas integrados, contribuindo para localizar pessoas desaparecidas e identificar indivíduos com mandado em aberto.
Motorola Solutions aposta em integração total
A Motorola Solutions apresenta um ecossistema completo de tecnologias integradas para segurança pública. As soluções incluem rádios táticos com operação autônoma, câmeras corporais com transmissão em tempo real e upload automático de evidências, além de sistemas de vídeo com inteligência artificial embarcada. Com quase um século de parceria com instituições públicas, a empresa aposta na convergência entre comunicação crítica, software e serviços para ampliar a consciência situacional e a eficiência operacional.
Flash Engenharia reforça presença com veículos adaptados de alta performance
Fundada em 2002, a Flash Engenharia é referência em sinalização audiovisual e adaptação de veículos especiais. Com mais de 25 mil viaturas equipadas e plantas industriais em São Paulo, a empresa destaca na Expo iLab soluções com tecnologia embarcada, voltadas à segurança operacional. Os produtos são homologados por montadoras e seguem padrões internacionais de qualidade e certificação.
Grupo Mahvla aposta em dispositivos inteligentes e integração de dados
O Grupo Mahvla se apresenta como um ecossistema de inovação tecnológica com foco em segurança pública. Desenvolve equipamentos inteligentes de monitoramento, plataformas de gestão e integração de dados em tempo real. As soluções buscam apoiar a prevenção de crimes, a supervisão tática e a tomada de decisões por parte dos gestores públicos.
Raytec leva soluções em mobilidade tática
A Raytec Veículos Especiais participa com soluções voltadas à adaptação de viaturas às necessidades operacionais das forças de segurança. A empresa trabalha com inteligência embarcada, engenharia sob demanda e integração tecnológica, priorizando eficiência, desempenho e alinhamento aos objetivos do serviço público.
Teltronic demonstra sistema híbrido de radiocomunicação
A Teltronic apresenta sistemas híbridos de radiocomunicação que permitem a interoperabilidade entre diferentes redes de segurança. A solução amplia a cobertura de comunicação, inclusive em áreas remotas, e otimiza o tempo de resposta por meio da integração entre equipes operacionais e centros de comando.
Empresas expositoras ampliam diversidade de soluções
Além das marcas com estandes próprios, a Expo iLab conta com a participação de VMI, 7 Lan, Montreal, Condor, Aeromot, Helibras, Helper, Hikvision, L8 Group, Protecta, Sentry, Sarkar Tactical, Sita e Smart Power. As empresas apresentam produtos e serviços voltados à vigilância aérea, armamentos não letais, equipamentos táticos, drones, soluções energéticas e plataformas de comando e controle.
Segundo diai reforçou debate técnico e integração de inteligência
O segundo dia da conferência, realizada nesta quarta-feira (2), destacou-se pela realização do I Encontro Nacional das Agências de Inteligência de Segurança Pública, com a participação de mais de 130 chefes e coordenadores de inteligência de todos os estados .
O encontro foi promovido pela Câmara Técnica de Inteligência de Segurança Pública (Ctisp), vinculada ao CONSESP, e focou na modernização das práticas de inteligência pública e na integração entre agências. Entre os principais temas debatidos estavam:
- Comunicação operativa e combate à propaganda do crime organizado;
- Inteligência preditiva, prescritiva e prospectiva para tomada de decisão mais eficiente;
- Inovação tecnológica na segurança pública.
Além dos painéis, o dia incluiu apresentações de boas práticas e mesas de articulação institucional, com o objetivo de fomentar a cooperação entre as agências de inteligência.
O iLab Segurança 2025 é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (CONSESP), com apoio institucional da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), patrocínio do BRB – Banco de Brasília e patrocínio prata da CAIXA, por meio do Governo Federal – União e Reconstrução.
Programação oficial
- 03/07 (quinta-feira) – Painéis temáticos das 9h às 18h; Expo iLab das 9h às 19h
Serviço
Evento: I Conferência de Segurança Pública – iLab-Segurança 2025
Data: 1 a 3 de julho de 2025
Local: Centro de Convenções Brasil 21 – SHS Q. 6, Asa Sul, Brasília (DF)
Inscrições: gratuitas, até 30 de junho
Informações: https://ilabseguranca.com.br / | @ilabseguranca
Segurança
iLab Segurança 2025 realiza Grande Plenária nesta quarta

Legenda: Na abertura do iLab 2025 autoridades da segurança pública de todas as esferas e poderes — federal, estadual, distrital e municipal, incluindo representantes dos Três Poderes — participaram da apresentação do pacote de propostas infraconstitucionais que complementam e fortalecem a PEC da Segurança Pública.
O segundo dia da Conferência iLab Segurança 2025 será marcado, nesta quarta-feira (2), pela realização da Grande Plenária, com a presença de mais de 130 chefes de inteligência das forças policiais brasileiras e de autoridades nacionais e internacionais, como o 3º vice-presidente da International Association of Chiefs of Police (IACP), coronel Matthew Packard, que participa especialmente vindo dos Estados Unidos. O encontro ocorre no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, e prevê o debate de propostas legislativas e ações integradas para o enfrentamento ao crime organizado no país.
A programação inclui painéis temáticos, oficinas e exposições de tecnologia. Um dos focos centrais será a apresentação de um pacote de anteprojetos legislativos voltados ao fortalecimento da segurança pública. Entre os pontos debatidos estão a tipificação de novos crimes, como o de obstrução de justiça, o endurecimento de penas para ações armadas em cidades e a ampliação do financiamento para o setor, com redirecionamento de recursos arrecadados com apostas esportivas (bets).
“A consolidação de uma agenda legislativa pactuada entre quem está na linha de frente é um dos maiores legados do iLab. Essa construção coletiva fortalece o Estado diante de ameaças cada vez mais complexas e articuladas”, afirmou o secretário de Segurança Pública do DF e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), Sandro Avelar.
Crédito: Divulgação.
Legenda: Presidentes dos Conselhos Nacionais das forças de segurança pública e secretários estaduais homenageados com a Láurea de Honra do CONSESP durante a abertura do iLab Segurança 2025, em Brasília.
No dia anterior, terça-feira (1º), o Consesp havia aprovado por unanimidade um pacote com nove anteprojetos de lei para fortalecer a segurança pública no Brasil. Esses anteprojetos, que são resultado de meses de articulação técnica entre os secretários estaduais, abordam desde governança e financiamento da segurança até novas tipificações criminais e modernização do processo penal. O conteúdo será entregue aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, reforçando o compromisso técnico e federativo dos gestores da segurança pública.
Na sequência, realizou-se a cerimônia de entrega da Láurea de Honra do CONSESP, condecoração criada para reconhecer agentes e dirigentes com atuação de destaque. Foram entregues 35 medalhas, concedidas a secretários estaduais de Segurança Pública e aos presidentes dos conselhos nacionais das forças de segurança. A solenidade marcou o primeiro dia do iLab.
“Aqui discutimos soluções concretas, alinhamos estratégias e propomos medidas legislativas que reflitam a urgência do combate ao crime organizado. Brasília, como centro das decisões políticas e institucionais do país, é o espaço natural para liderar esse debate”, destacou Avelar durante a cerimônia.
A Expo iLab — feira tecnológica paralela ao evento — também segue em funcionamento, com soluções voltadas à modernização da segurança pública e do sistema prisional. A visitação é aberta ao público credenciado até o dia 3 de julho.
O iLab Segurança 2025 é realizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (CONSESP), com patrocínio do BRB – Banco de Brasília, apoio da FAPDF – Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e patrocínio prata da CAIXA, por meio do Governo Federal – União e Reconstrução.
Programação oficial
-
02/07 (quarta-feira) – Painéis temáticos das 14h às 18h; Expo iLab das 10h às 19h
-
03/07 (quinta-feira) – Painéis temáticos das 9h às 18h; Expo iLab das 9h às 19h