Unijorge fará triagem de escoliose para crianças e adolescentes no Salvador Norte Shopping

Atendimento será nesta sexta-feira, 21, das 9h às 18h

O Curso de Fisioterapia da Unijorge vai atender a população nesta sexta-feira (21), no Salvador Norte Shopping, para triagem e identificação de crianças e adolescentes com escoliose, em apoio ao Junho Verde, mês dedicado à conscientização sobre escoliose idiopática. O atendimento será realizado das 9h às 18h, no Espaço Cidadania, térreo.

A iniciativa visa identificar casos da doença em crianças a partir de 10 anos e fazer orientação sobre os tratamentos específicos para a condição e sobre a prevenção de alterações posturais que têm impacto na qualidade de vida dos indivíduos.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 6 milhões de brasileiros têm uma curvatura significativa de escoliose. A professora e preceptora de estágio de Fisioterapia da Unijorge, Priscila Santana, explica que a escoliose é uma deformidade no plano tridimensional da coluna, caracterizada pela inclinação lateral e rotação axial das vértebras, e pela redução das curvaturas da coluna no plano sagital.

“Diferente de desvios fisiológicos normais da coluna, a escoliose pode ser vista como uma deformidade em forma de curva, lhe conferindo a aparência de um C, uma só curvatura ou de um S, mais de uma curvatura”, acrescenta a professora.

A escoliose estrutural é dividida em diferentes tipos dependendo de suas causas, sendo as principais: congênita, neuromuscular, idiopática e traumática. O tratamento da doença depende de vários fatores. São considerados a idade do paciente, grau e padrão da curvatura, intensidade da dor e quanto o paciente ainda crescerá. Entre os tratamentos mais comuns estão o tratamento fisioterapêutico, o uso de coletes e cirurgia.

Instituto de Saúde

O Instituto de Saúde da Unijorge, por meio do Curso de Fisioterapia, oferece atendimentos para escoliose ao longo do ano, no Campus Paralela. Alunos, com orientação de professores, realizam avaliações dos pacientes e de exames de radiografia da coluna, para indicação de tratamento fisioterapêutico específico para cada caso, conforme as diretrizes da Sociedade Internacional de Escoliose. Para consulta, é necessário fazer agendamento prévio pelo número de WhatsApp (71) 99611-6919, preencher o formulário e aguardar a confirmação.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *